Docência em ética
ensinar autonomia ou heteronomia em sala de aula, Piaget?
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v19n38a2005-556Palabras clave:
Filosofia, Ensino-aprendizagem, Ética, Autonomia, HeteronomiaResumen
Este artigo é o resultado parcial de uma investigação bibliográfica, realizado no âmbito do projeto de pesquisa- de doutoramento em Educação sobre ensino de filosofia e endereçamento curricular. O texto traz a análise dos conceitos de autonomia moral em Jean Piaget. Para tanto, serve-se do estudo de algumas contribuições teóricas da Modernidade e da Contemporaneidade. Pressupõe a defesa de um pensamento próprio por parte dos profissionais da educação sobre ensino de ética no sistema educacional brasileiro, sugerindo que essa contribuição venha da prática de ensino do magistério, medida necessária ao enfrentamento do desafio de superarmos o transplante cultural na escolarização.
Palavras-chave: Filosofia; Ensino-aprendizagem; Ética; Autonomia; Heteronomia.
Abstract: This article is the partial result of an inquiry, developed in the context of the doctor research on education of philosophy and curricular addressing. The text brings the analysis of the concepts of the moral autonomy in Piaget. It is served of the study of some theoretical contributions of Modernity and the Contemporaneousness. It makes the defense of an original thought of the professionals of the instruction on education of ethics in the Brazilian educational system, suggesting that this contribution comes of the practical professor, necessary to the confrontation of the challenge on pertaining to school cultural transplant.
Keywords: Philosophy; Teach-learning; Ethics; Autonomy; Heteronomia.
Descargas
Citas
ARENDT, H. Entre o passado e o futuro. Trad. M. W. Barbosa de Almeida. 4. ed. São Paulo: Perspectiva, 1997.
ARMIJOS PALÁCIOS, G. De como fazer filosofia sem ser grego, estar morto ou ser gênio. Goiânia: Ed. da UFG, 1997.
BLACKBURN, S. Dicionário Oxford de filosofia. Trad. D. Marcondes. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: SEF, 1997, 10v.
BURKE, T. J. O professor revolucionário. Petrópolis: Vozes, 2003
DESCARTES, R. Discurso do método. Trad. E. Corvisieri. São Paulo: Abril Cultural, 1999.
FREITAG, B. Itinerários de Antígona: a questão da moralidade. Campinas: Papirus, 1992.
FREITAS, L. A moral na obra de Jean Piaget: um projeto inacabado. São Paulo: Cortez, 2003.
HOUAISS, A. & VILLAR, M. de S. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.
KANT, I. Fundamentação da metafísica dos costumes. Trad. P. Quintela. Lisboa: Edições 70, 1996.
LARROSA, J. A construção pedagógica do sujeito moral. In SILVA, T. T. da (Org.). Liberdades reguladas: a pedagogia construtivista e outras formas de governo do eu. Petrópolis: Vozes, 1998, p. 46-75.
LARROSA, J. Tecnologias do eu e educação. In SILVA, T. T. da (Org.). O sujeito da educação: estudos foucaultianos. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2000, p 35-86.
LARROSA, J. Dar a palavra: notas para uma dialógica da transmissão. In LARROSA, J. & SKLIAR, C. (Org.). Habitantes de babel: políticas e poéticas da diferença. Belo Horizonte: Autêntica, 2001, p. 281-295.
LARROSA, J. Estudar. Trad. T. T. da Silva & S. M. Corazza. Belo Horizonte: Autêntica, 2003 (edição bilíngue).
NIETZSCHE, F. O anticristo. Trad. P. Nasseffi. São Paulo: Martin Claret, 2002a.
NIETZSCHE, F. Fragmentos finais. Trad. F. R. Kothe. Brasília: Ed. da UnB; São Paulo: Imprensa Oficial, 2002b.
PIAGET, J. O julgamento moral na criança. Trad. E. Lenardon. São Paulo: Summus, 1994.
PLATÃO. A República. Trad. P. Nassetti. São Paulo: Martin Claret, 2002.
ROSE, N. Inventando nossos eus. In SILVA, T. T. da (Org.). Nunca fomos humanos: nos rastros do sujeito. Belo Horizonte: Autêntica, 2001, p. 137-204.
SILVA, T. T. da. Desconstruindo o construtivismo pedagógico. In ______. Identidades terminais: transformações na política da pedagogia e na pedagogia da política. Petrópolis: Vozes, 1996, p. 213-228.
SILVA, T. T. da. As pedagogias psi e o governo do eu nos regimes neoliberais. In_____. Liberdades reguladas: a pedagogia construtivista e outras formas de governo do eu. Petrópolis: Vozes, 1998, p. 7-13.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Wilson Francisco Correia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Declaração de direitos autorais: Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Educação e Filosofia, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Declaration of Copyright: The works published are the property of their authors, who may make use of them for later publications, always citing the original publication (original title, Educação e Filosofia, volume, issue, pages). The authors of the articles published are fully responsible for them; the journal and/or EDUFU are exempt from legal responsibility for their content.
Déclaration de droit d’auteur: Les œuvres publiées sont la propriété de leurs auteurs, qui peuvent les avoir pour publication ultérieure, à condition que l'édition originale soit mentionnée (titre de l'original, Educação e Filosofia, volume, nombre, pages). Tous les articles de cette revue relèvent de la seule responsabilité de leurs auteurs et aucune responsabilité légale quant à son contenu n'incombe au périodique ou à l’EDUFU.