Docência em ética
ensinar autonomia ou heteronomia em sala de aula, Piaget?
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v19n38a2005-556Palavras-chave:
Filosofia, Ensino-aprendizagem, Ética, Autonomia, HeteronomiaResumo
Este artigo é o resultado parcial de uma investigação bibliográfica, realizado no âmbito do projeto de pesquisa- de doutoramento em Educação sobre ensino de filosofia e endereçamento curricular. O texto traz a análise dos conceitos de autonomia moral em Jean Piaget. Para tanto, serve-se do estudo de algumas contribuições teóricas da Modernidade e da Contemporaneidade. Pressupõe a defesa de um pensamento próprio por parte dos profissionais da educação sobre ensino de ética no sistema educacional brasileiro, sugerindo que essa contribuição venha da prática de ensino do magistério, medida necessária ao enfrentamento do desafio de superarmos o transplante cultural na escolarização.
Palavras-chave: Filosofia; Ensino-aprendizagem; Ética; Autonomia; Heteronomia.
Abstract: This article is the partial result of an inquiry, developed in the context of the doctor research on education of philosophy and curricular addressing. The text brings the analysis of the concepts of the moral autonomy in Piaget. It is served of the study of some theoretical contributions of Modernity and the Contemporaneousness. It makes the defense of an original thought of the professionals of the instruction on education of ethics in the Brazilian educational system, suggesting that this contribution comes of the practical professor, necessary to the confrontation of the challenge on pertaining to school cultural transplant.
Keywords: Philosophy; Teach-learning; Ethics; Autonomy; Heteronomia.
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