O embate do encontro:

o currículo cultural da educação física como lugar de conflitos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v34n71a2020-52940

Palabras clave:

Educação Física, Currículo Cultural, Filosofia

Resumen

O embate do encontro: o currículo cultural da educação física como lugar de conflitos

Resumo: Neste artigo, tenciona-se aproximar, problematizar e refletir sobre a relação entre duas divindades gregas: Dionísio e Apolo - e o Currículo Cultural da Educação Física. Buscamos amparo metodológico na criação filosófico conceitual, pois sua utilização pode redesenhar relações estabelecidas e permitir jogar com elementos distintos e, inicialmente, não aproximáveis. Influenciados por Dionísio, ao final, trazemos duas criações pedagógicas a fim de transgredir os limites dados pelo "excesso de Apolo" na escrita acadêmica.
Palavras-chave: Educação Física; Currículo Cultural; Filosofia.

The fight of the meeting: the curriculum of physical education as a place of conflicts 

Abstract: In this article, we intend to approximate the relationship between two Greek deities: Dionysus and Apollo - and the Cultural Curriculum of Physical Education. We seek methodological support in the conceptual philosophical creation, as its use can redesign established relationships and allow us to play with different and, initially, not approximable elements. Influenced by Dionísio, at the end, we bring two pedagogical creations in order to transgress the limits given by the "excess of Apollo" in academic writing.
Keywords:  Physical Education; Cultural Curriculum; Philosophy.

La lucha de la reunión: el currículo cultural de la educación física como lugar de conflictos 

Resumén: En este artículo, tenemos la intención de aproximar la relación entre dos deidades griegas: Dioniso y Apolo, y el Currículo Cultural de Educación Física. Buscamos apoyo metodológico en la creación filosófica conceptual, ya que su uso puede rediseñar las relaciones establecidas y nos permite jugar con elementos diferentes e, inicialmente, no aproximables. Influenciado por Dionísio, al final, traemos dos creaciones pedagógicas para transgredir los límites dados por el "exceso de Apolo" en la escritura académica.
Palabras clave: Educación Física; Curriculum Cultural; Filosofia.

Data de registro: 02/03/2020
Data de aceite: 05/08/2020

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Biografía del autor/a

Fidel Machado de Castro Silva , Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Doutor em Educação Física na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). E-mail: fidel_machado@yahoo.com.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8289-7733

Mário Nunes, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

** Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP). Professor na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). E-mail: mario.nunes@fef.unicamp.br.   ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0680-5777

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Publicado

2021-02-27

Cómo citar

MACHADO DE CASTRO SILVA , F.; NUNES, M. O embate do encontro: : o currículo cultural da educação física como lugar de conflitos. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 34, n. 71, p. 789–818, 2021. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v34n71a2020-52940. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/52940. Acesso em: 21 nov. 2024.