A aprendizagem filosófica na formação de professores: proposta de um Ateliê Filosófico Transdisciplinar

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v35n73a2021-50899

Palabras clave:

Ateliê Filosófico, Aprendizagem Filosófica, Autoconhecimento, Formação de Professores

Resumen

Fomento: O presente trabalho foi realizado com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) –Brasil –Código de Financiamento 001

A aprendizagem filosófica na formação de professores: proposta de um Ateliê Filosófico Transdisciplinar

Resumo: Este artigo é uma reflexão sobre a criação de um Ateliê Filosófico Transdisciplinar para fazer-pensar a formação de professores e a aprendizagem filosófica, a partir de oficinas didático-formativas que possibilitem aos estudantes de diferentes cursos de licenciaturas a experienciarem em seus processos formativos a prática da meditação como possibilidade didática para o desenvolvimento da aprendizagem filosófica do autoconhecimento. Busca-se fortalecer e promover experiências que estimulem a reflexão, o cuidado com a alteridade, a comunicação dialógica e a ética, a partir de uma visão complexa, fenomenológica, transdisciplinar e polilógica. A formação institucional tradicional é tensionada a repensar o papel da filosofia na formação de professores para além de uma disciplina monológica, específica de conteúdos da tradição canônica, porém sem discriminá-los, mas fazer vê-los emergir das inquietudes humanas dos sujeitos educadores em transformação.

Palavras-chave: Ateliê Filosófico; Aprendizagem Filosófica; Autoconhecimento; Formação de Professores.  

Philosophical learning in teacher education: proposal of a Transdisciplinary Philosophical Workshop

Abstract: this article is a reflection on the creation of a Transdisciplinary Philosophical Workshop to make teacher education and philosophical learning think-through, from didactic-formative workshops that enable students from different undergraduate courses to experience their formative processes. The practice of meditation as a didactic possibility for the development of philosophical learning of self-knowledge. We seek to strengthen and promote experiences that stimulate reflection, care for otherness, dialogical communication and ethics, from a complex, phenomenological, transdisciplinary and polylogical view. The traditional institutional formation is tensioned to rethink the role of philosophy in the formation of teachers beyond a monological discipline, specific of canonical tradition contents, but without discriminating them, but seeing them emerge from the human concerns of the changing educating subjects. .

Keywords: Philosophical Studio; Philosophical learning; Self knowledge; Teacher training.

Aprendizaje filosófico en la formación docente: propuesta de un taller filosófico transdisciplinario

Resumen: Este artículo es una reflexión sobre la creación de un Taller Filosófico Transdisciplinario para reflexionar sobre la formación docente y el aprendizaje filosófico, a partir de talleres didáctico-formativos que permiten a los estudiantes de diferentes cursos de pregrado experimentar sus procesos formativos. La práctica de la meditación como una posibilidad didáctica para el desarrollo del aprendizaje filosófico del autoconocimiento. Buscamos fortalecer y promover experiencias que estimulen la reflexión, el cuidado de la otredad, la comunicación dialógica y la ética, desde una visión compleja, fenomenológica, transdisciplinaria y polilógica. La formación institucional tradicional está tensada para repensar el papel de la filosofía en la formación de docentes más allá de una disciplina monológica, específica de los contenidos de la tradición canónica, pero sin discriminarlos, pero al verlos emerger de las preocupaciones humanas de las materias educativas cambiantes.

Palabras clave: Philosophical Studio; Aprendizaje filosófico; Conocimiento de sí mismo; Formación de profesores.

Data de registro: 05/10/2019

Data de aceite: 22/09/2021

 

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Biografía del autor/a

Alexsandro da Silva Marques, Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Doutorando em Difusão do Conhecimento pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). E-mail: amarques89@hotmail.com     ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1230-2578    Lattes: http://lattes.cnpq.br/2739874089245336

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Publicado

2021-10-29

Cómo citar

MARQUES, A. da S. A aprendizagem filosófica na formação de professores: proposta de um Ateliê Filosófico Transdisciplinar. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 35, n. 73, p. 255–272, 2021. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v35n73a2021-50899. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/50899. Acesso em: 21 nov. 2024.

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