Movimento dos secundaristas brasileiros e o momento sofístico:

uma nova história começa a ser contada

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v34n71a2020-49974

Palabras clave:

Momento sofista, Educação, Movimento secundarista, Retórica, Kairós

Resumen

O movimento dos secundaristas brasileiros e o momento sofístico: uma nova história começa a ser contada 

A partir das proposições de Arendt delineamos o momento sofístico como um instante no qual a intersecção entre os termos riqueza, liberdade e poder possibilita aos indivíduos se engajarem na esfera política permitindo assim que influenciem nas decisões. O objetivo deste trabalho é argumentar que o momento orquestrado pelos estudantes brasileiros pode ser considerado também um momento sofístico tal qual o vimos acontecer no século de Péricles, evidenciando assim a necessidade de uma formação que abarque uma pedagogia retórica para que esse momento seja aproveitado em sua plenitude. As ações do movimento secundarista evidenciaram o peso da comunicação demandando assim uma educação retórica, a qual inclui não só a formação na palavra em seu sentido dialógico e persuasivo, mas também raciocínio e deliberação, capacidades tão caras ao desenvolvimento do ethos democrático, por sua vez imprescindível para a edificação plena de um modo democrático de vida.
Palavras-chave: Momento sofista; Educação; Movimento secundarista; Retórica; Kairós.

Brazilian high school students’ movement and the sophistical moment: a new story begins to be told

Abstract: Drawing from the propositions of Arendt this work delineates the sophistical moment as an instant in which the intersection between the terms wealth, freedom and power enables individuals to engage in the political sphere thus allowing them to influence decisions. The aim of this work is to argue that the moment orchestrated by the Brazilian students can also be considered a sophistical moment as we have seen it happen in the century of Pericles, thus evidencing the necessity of a formation that embraces a rhetorical pedagogy. The actions of the high school movement evidenced the significance of communication, thus demanding a rhetorical education, which includes not only the formation of the word in its dialogical and persuasive sense, but also reasoning and deliberation. Those capacities are so important for the development of the democratic ethos which is indispensable for the full building of a democratic way of life.
Keywords: Sophistical moment; Education; High school movement; Rhetoric; Kairos.

Movimiento de los secundarios brasileños y el momento sofístico: una nueva historia comienza a ser contada

Resumen: A partir de las proposiciones de Arendt, delineamos el momento sofístico como un instante en el que la intersección entre los términos riqueza, libertad y poder permite a los individuos participar en la esfera política, lo que les permite influir en las decisiones. El objetivo de este trabajo es argumentar que el momento orquestado por los estudiantes brasileños también puede considerarse un momento sofístico como lo hemos visto en el siglo de Pericles, lo que evidencia la necesidad de una formación que abarque una pedagogía retórica. Las acciones del movimiento secundario evidenciaron el peso de la comunicación, exigiendo así una educación retórica, que incluye no solo la formación de la palabra en su sentido dialógico y persuasivo, sino también el razonamiento y la deliberación, así como las capacidades para el desarrollo del espíritu democrático, para su desarrollo. indispensable para la plena construcción de un modo de vida democrático.
Palabras-clave: Momento sofista; Educacion; Movimiento de los secundaristas; Retórica; Kairos.

Data de registro: 08/08/2019
Data de aceite: 24/04/2020

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Biografía del autor/a

Tatiane Silva, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

* Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Professora Colaboradora na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (USP). Professora da Rede Municipal de Ensino de Ribeirão Preto. E-mail: tathisilvausp@gmail.com  ORCID:  https://orcid.org/0000-0002-8943-2779

 

Nathan Crick, Texas A&M University

** Doutor em Comunicação pela University of Pittsburgh (PITT). Professor associado na Texas A&M University. E-mail: crick@tamu.edu   ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5490-588X

 

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Publicado

2021-03-04

Cómo citar

SILVA, T.; CRICK, N. Movimento dos secundaristas brasileiros e o momento sofístico:: uma nova história começa a ser contada. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 34, n. 71, p. 891–922, 2021. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v34n71a2020-49974. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/49974. Acesso em: 7 nov. 2024.