A formação inicial na construção de identidade(s) profissional(is) em educação física1

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v33n69a2019-49146

Palabras clave:

Identidade profissional, Formação inicial, Pesquisa, Método

Resumen

A formação inicial na construção de identidade(s) profissional(is) em educação física1

Resumo: A presente pesquisa tem o objetivo de analisar como as experiências de formação inicial de formandos(as) em Educação Física da Universidade Federal do Paraná, contribuem para a construção de identidade(s) profissional(is). A produção de dados ocorreu por meio da realização de dois grupos focais distintos, um com formandos(as) da modalidade de licenciatura e outro de bacharelado em EF. O programa de Análise de Conteúdo Atlas.TI 8 foi utilizado para criar as unidades de análise do eixo previamente definido sobre formação inicial. Identificou-se, que os(as) formandos(as) ao experimentarem práticas de estágio e trabalho, de pesquisa nos programas e projetos de iniciação científica, além de refletirem, construírem, planejarem, criarem, elaborarem seus métodos e metodologias de ensino e aprendizagem, constroem identidade(s) profissional(is) mestiças não articuladas integralmente aos processos de pesquisa e criação de métodos e metodologias.

Palavras-chave: Identidade profissional. Formação inicial. Pesquisa. Método.

Initial training in the construction of professional identity(ies) of physical education

Abstract: This research aims to analyze how the initial training experiences in Physical Education of students at Universidade Federal do Paraná contribute to the construction of professional identity(ies). Data were produced through focus groups; one with students of the licentiate degree and the other with students of the bachelor’s degree in Physical Education. The Content Analysis Program Atlas.TI 8 was used to create a unit of analysis from a previously-defined axis on initial training. It was identified, through their experiences on the practical training placement and work, and through research programs and projects, as well as reflecting, constituting, planning, creating, and elaborating their teaching and learning methods and methodologies, build mixed professional identities that are not fully articulated with the processes of research and creation of methods and methodologies.

Keywords: Professional identity. Initial training. Research. Method.

La formación inicial en la construcción de identidad(es) profesional(es) en educación física

Resumen: La presente investigación tiene como objetivo analizar como las experiencias de formación inicial de graduados en Educación Física de Universidade Federal do Paraná, contribuyen en la construcción de identidades profesionales. La producción de datos ocurrió por medio de la realización de dos grupos distintos, un con graduados en la modalidad de grado y el otro en licenciatura en Educación Física. El programa de Análisis de Contenido Atlas.TI 8 fue utilizado para crear las unidades de análisis de eje previamente definido sobre la formación inicial. Se identificó que los graduados al comenzar las prácticas y el trabajo, de investigación en los programas y proyectos de iniciación científica, además de reflexionar, construir, planear, crear, elaborar sus métodos y metodologías de enseñanza, construyen identidades profesionales mestizas no articuladas integralmente a los procesos de investigación y creación de métodos y metodologías.

Palabras clave: Identidade profesional. Formación inicial. Investigación. Método.

1 Pesquisa financiada com bolsa de pós-doutorado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes.

Data de registro: 12/06/2019

Data de aceite: 23/04/2020

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Alexandre Vanzuita, Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC)

Doutor em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC) - Campus Camboriú. É professor do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação (PPGE) - Mestrado Acadêmico em Educação do IFC Campus Camboriú. Exerce a função de Coordenador Adjunto do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação (PPGE).  E-mail: alexandre.vanzuita@ifc.edu.br    ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-2060-339X

Marynelma Camargo Garanhani, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). Professora associada do Departamento de Educação Física e do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). E-mail: marynelmagaranhani@gmail.com   ORCID: http://orcid.org/0000-0002-3975-7137

 

Citas

DEMO, P. Educar pela pesquisa. 7. ed. Campinas, São Paulo: Autores Associados, 2005.

DEMO, P. Metodologia para quem quer aprender. São Paulo: Atlas, 2008.

DEMO, P. Outro professor: alunos podem aprender bem com professores que aprendem bem. Jundiaí: Paco Editorial, 2011.

DEMO, P. Aprender como autor. São Paulo: Atlas, 2015.

DUBAR, C. A socialização: construção das identidades sociais e profissionais. Tradução Andréa Stahel da Silva. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

GARIGLIO, J. A. Inserção profissional de professores de educação física iniciantes: aprendendo a ser professor. Educação (Porto Alegre), v. 39, n. 3, p. 312-326, set-dez. 2016. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.3.22740

GATTI, B. A. Grupo focal na pesquisa em ciências sociais e humanas. Brasília: Liber Livro Editora, 2012.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pr/curitiba/panorama. Acesso em: 28 de fev. de 2018.

MELUCCI, A. O jogo do eu: a mudança de si em uma sociedade global. Tradutores: Adriano R. Marinho; Agostino Giacomini; Débora Conforto; Henri Fuchs; Jorge D. Barbosa; Jorge M. Adão; José Rossi; Nara R. Vieira; Raquel Gatto; Sueli Salva. São Leopoldo: Editora da Unisinos, 2004.

MORIN, E. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 3. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.

SERRES, M. Filosofia mestiça. Tradução: Maria Ignez Duque Estrada. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1993.

SERRES, M. Luzes: cinco entrevistas com Bruno Latour. Tradução: Luiz Paulo Rouanet. São Paulo: Unimarco Editora, 1999.

SERRES, M. Polegarzinha. Tradução: Jorge Bastos. 2. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2015.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Rio de Janeiro: Vozes, 2002.

VANZUITA, A. Tensões identitárias do profissional de educação física: a pesquisa enquanto elemento articulador entre a formação e a cultura da Uniplac. 2007. 92 f. Dissertação. (Mestrado em Educação). Lages, UNIPLAC-SC, 2007.

VANZUITA, A. Hybrid identity of the physical education professors of uniplac: tensions between research and professors' culture. The FIEP Bulletin, v. 78, p. 170-173, 2008.

VANZUITA, A.; RAISER, E. C. S. Desvelando os fazeres pedagógicos dos professores de educação física no Instituto Federal Catarinense. In: 1 Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas (FEBRAT), 2013, Belo Horizonte. Anais da Febrat, p. 1-12, 2013.

VANZUITA, A. A constituição de identidade(s) profissional(is) de formandos em educação física. 2016. 224f. Tese. (Doutorado em Educação). Itajaí, UNIVALI-SC, 2016a. https://doi.org/10.18593/r.v41i3.9906

________. Tensões identitárias de professores de educação física. 1. ed. Curitiba: Editora Appris, 2016b.

VANZUITA, A.; RAITZ, T. R. A construção de identidade(s) profissional(is) em educação física: uma revisão de literatura. Roteiro (UNOESC), v. 41, p. 649-676, 2016. https://doi.org/10.18593/r.v41i3.9906

VANZUITA, A.; RAITZ, T. R.; GARANHANI, M. C. Escolha, formação e inserção profissional: a construção de identidade(s) profissional(is) de formandos em educação física. Espacios (CARACAS), vol. 38, n. 45, p. 17-31, 2017.

VANZUITA; A.; RAITZ, T. R.; ZLUHAN, M. R.; FERREIRA, D. J.; FERNANDES, F. de S. A construção de identidade(s) profissional(is) de formandos em educação física. Educação e Cultura Contemporânea, vol. 15, n. 40, p. 142-162, 2018. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20180051

VANZUITA, A. A construção de identidade(s) profissional(is) de formandos em educação física da UFPR. 2018. 161f. Relatório de Pós-Doutorado. (Pós-Doutorado em Educação). Curitiba, UFPR, 2018a. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20180051

VANZUITA, A. A construção de identidade(s) profissional(is) em educação física. 1. ed. Curitiba: Editora Appris, 2018b. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20180051

Publicado

2021-01-10

Cómo citar

VANZUITA, A.; GARANHANI, M. C. A formação inicial na construção de identidade(s) profissional(is) em educação física1. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 33, n. 69, p. 1583–1622, 2021. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v33n69a2019-49146. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/49146. Acesso em: 22 nov. 2024.