Suarez precursor de Descartes? A doutrina suareziana sobre a causa final revista

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v33n68a2019-48674

Palabras clave:

Metafísica, Causa eficiente, Causa final

Resumen

Suarez precursor de Descartes? A doutrina suazeriana sobre a causa final revista

Resumo: Stephan Schmid busca mostrar que Francisco Suárez é um precursor da crítica que Descartes fez à causalidade final na explicação da natureza. Suárez teria reduzido a noção de causa à causa eficiente, teria eliminado a presença da causa final nas ações dos agentes naturais, isto é, daqueles entes que não possuem intelecto, e teria eliminado a presença da causa final nas ações divinas. Deste modo, ele seria um precursor do pensamento mecanicista de Descartes e, sob certo aspecto, também de Espinosa. Contra esta interpretação, procuro mostrar que Suárez não reduz a noção de causa à causa eficiente, não elimina a presença da causa final nem nos agentes naturais, nem na ação divina e que, portanto, ele não pode ser considerado, neste assunto, um precursor de Descartes nem de Espinosa.

Palavras-Chave: Metafísica. Causa eficiente. Causa final. 

Abstract: Stephan Schmid try to show that Francisco Suárez is a forerunner of the criticism made by Descartes of end causes in the explanation of nature. The hypothesis is that Suárez had reduced the notion of cause to efficient cause, had eliminated the presence of end causes in the actions of the natural agents, i. e., of the beings that have not an intellect, and had eliminated the presence of end causes in the actions of God. In this way he would be a forerunner of the mechanistic thought of Descartes and, from a certain aspect, of Spinoza. Against this interpretation I try to show that Suárez do not reduce the notion of cause to efficient cause and that he eliminates the presence of end cause neither in the natural agents nor in the actions of God. Therefore, he should be considered in this issue a forerunner neither of Descartes nor of Spinoza.

Keywords: Metaphysics. Efficient cause. End cause.

Résumé: Stephan Schmid essaie de montrer que Francisco Suárez est um précurseur de la critique faite par Descartes à la cause finale dans l’explication de la nature. Suárez aurait réduit la notion de cause à la cause efficiente, elimine la présence de la cause finale dans les actions des agentes naturels, c'est-à-dire, de ceux qui ne possèdent pas d'intellect, et aurait elimine la présence de la cause finale dans les actions divines. Il serait ainsi um précurseur de la pensée mécaniste de Descartes et, dans une certaine mesure, de Spinoza. Contre cette interprétation, j'essaie de montrer que Suárez ne réduit pas la notion de cause à la cause efficiente, n'élimine pas la présence de la cause finale ni dans les agentes naturels ni dans l'action divine et qu'il ne peut donc être considéré comme um précurseur de Descartes ni d'Espinosa.

Mots clés: Metaphysique. Cause finale. Cause eficiente.

Data de registro: 13/05/2019

Data de aceite: /10/2019

 

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Biografía del autor/a

Cesar Ribas Cezar, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Doutor em Filosofia, Teologia Católica, Filologia Clássica pela Universidade de Bonn (Rheinische Friedrich-Wilhelms Universität). Professor da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). E-mail: cesarcezar@hotmail.com  ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6508-2359

Citas

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Publicado

2020-12-29

Cómo citar

CEZAR, C. R. Suarez precursor de Descartes? A doutrina suareziana sobre a causa final revista. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 33, n. 68, p. 989–1022, 2020. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v33n68a2019-48674. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/48674. Acesso em: 7 nov. 2024.