Contribuições de Jean-François Sirinelli à história dos intelectuais da educação

Autores/as

  • Claudia Alves Universidade Federal Fluminense (UFF)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v33n67a2019-47879

Palabras clave:

História dos intelectuais, Jean-François Sirinelli, História da Educação

Resumen

No presente artigo, buscamos aprofundar a compreensão a respeito das categorias de análise propostas pela vertente da história dos intelectuais, a partir das proposições do historiador Jean-François Sirinelli, com vistas a discutir sua apropriação nas pesquisas empreendidas em História da Educação no Brasil. Na primeira parte, são apresentadas as categorias de itinerário intelectual, rede de sociabilidade e geração intelectual, na sua relação com o conceito de cultura política. Na segunda parte, é construída uma reflexão sobre as especificidades do processo histórico brasileiro que exigem atenção para que se proceda a uma utilização apropriada do arsenal metodológico na pesquisa histórica em educação realizada no Brasil. 

Palavras-chave: História dos intelectuais. Jean-François Sirinelli. História da Educação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Claudia Alves, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). Professora de História da Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Citas

CHAUBET, François. Sociologie et histoire des intellectuels. In: LEYMARIE, Michel e SIRINELLI, Jean-François (Dir.). L’histoire des intellectuels aujourd’hui. Paris: PUF, 2003, p. 183-200. https://doi.org/10.3917/puf.leym.2003.01.0183

CHAUBET, François. Enjeu – Histoire des intellectuels, histoire intellectuelle. Bilan provisoire et perspectives, Vingtième Siècle. Revue d’histoire, n. 101, p. 179-190, 2009/1. https://doi.org/10.3917/ving.101.0179

SIRINELLI, Jean-François. Le hazard ou la necessité? Une histoire en chantier: l’histoire des intellectuels. Vingtième siècle. Revue d’Histoire, Paris: Sciences Po University Press, n. 9, p. 97-108, jan.-mar. 1986. Disponível em: <http://www.jstor.org/stable/3768995>. Acesso em: 30 nov. 2011. https://doi.org/10.3406/xxs.1986.1452

SIRINELLI, Jean-François. Génération intellectuelle. Khâgneux et Normaliens dans l’entre-deux-guerres. Paris: Presses Universitaires de France, 1994a (1ª edição: 1988).

SIRINELLI, Jean-François. Les vingt décisives. Cultures politiques et temporalités dans La France fin de siècle. Vingtième Siècle. Revue d’Histoire, n. 44, p. 121-128, oct./déc. 1994b. https://doi.org/10.3406/xxs.1994.3120

SIRINELLI, Jean-François. Intellectuels et passions françaises. Manifestes et pétitions au XXe siècle. Paris: Gallimard, 1996.

SIRINELLI, Jean-François. De la demeure à l'agora. Pour une histoire culturelle du politique. Vingtième Siècle. Revue d’histoire. n. 57, p. 121-131, janvier-mars 1998. https://doi.org/10.3406/xxs.1998.3716

SIRINELLI, Jean-François. Sartre et Aron, deux intellectuels dans le siècle. Paris: Hachette, 1999. (1ª edição: 1995)

SIRINELLI, Jean-François. Impressions: soleil couchant? Le Débat, Paris: Gallimard, n. 110, p. 45-52, 2000/3. https://doi.org/10.3917/deba.110.0045

SIRINELLI, Jean-François. Comprendre le XXe siècle français. Paris: Fayard, 2005.

SIRINELLI, Jean-François. Les baby- boomers. Une génération 1945-1969. Paris: Hachette, 2007a. (1a. edição: 2003)

SIRINELLI, Jean-François. Les vingt décisives: 1965-1985. Le passé proche de notre avenir. Paris: Fayard, 2007b.

SIRINELLI, Jean-François. Génération, generations. Vingtième siècle. Revue d’Histoire, Paris: Presses de Sciences Po, n. 98, p. 13-124, 2008a/2. https://doi.org/10.3917/ving.098.0113

SIRINELLI, Jean-François. Mai 68. L’événement Janus. Paris: Fayard, 2008b.

SIRINELLI, Jean-François. Le moment 1968, un objet pour la World history? Histoire@Politique. Politique, culture, société, n. 6, septembre-décembre 2008c. Disponível em: . Acesso em: 23 jan. 2012. https://doi.org/10.3917/hp.006.0008

SIRINELLI, Jean-François. L’école historique française en péril. Le Débat, n. 158, p. 10-17, 2010/1. https://doi.org/10.3917/deba.158.0010

Publicado

2019-12-18

Cómo citar

ALVES, C. Contribuições de Jean-François Sirinelli à história dos intelectuais da educação. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 33, n. 67, p. 27–55, 2019. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v33n67a2019-47879. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/47879. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Dossiê Intelectuais entre a educação, a ciência e a política: abordagens