Contribuições de Jean-François Sirinelli à história dos intelectuais da educação
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v33n67a2019-47879Palabras clave:
História dos intelectuais, Jean-François Sirinelli, História da EducaçãoResumen
No presente artigo, buscamos aprofundar a compreensão a respeito das categorias de análise propostas pela vertente da história dos intelectuais, a partir das proposições do historiador Jean-François Sirinelli, com vistas a discutir sua apropriação nas pesquisas empreendidas em História da Educação no Brasil. Na primeira parte, são apresentadas as categorias de itinerário intelectual, rede de sociabilidade e geração intelectual, na sua relação com o conceito de cultura política. Na segunda parte, é construída uma reflexão sobre as especificidades do processo histórico brasileiro que exigem atenção para que se proceda a uma utilização apropriada do arsenal metodológico na pesquisa histórica em educação realizada no Brasil.
Palavras-chave: História dos intelectuais. Jean-François Sirinelli. História da Educação.
Descargas
Citas
CHAUBET, François. Sociologie et histoire des intellectuels. In: LEYMARIE, Michel e SIRINELLI, Jean-François (Dir.). L’histoire des intellectuels aujourd’hui. Paris: PUF, 2003, p. 183-200. https://doi.org/10.3917/puf.leym.2003.01.0183
CHAUBET, François. Enjeu – Histoire des intellectuels, histoire intellectuelle. Bilan provisoire et perspectives, Vingtième Siècle. Revue d’histoire, n. 101, p. 179-190, 2009/1. https://doi.org/10.3917/ving.101.0179
SIRINELLI, Jean-François. Le hazard ou la necessité? Une histoire en chantier: l’histoire des intellectuels. Vingtième siècle. Revue d’Histoire, Paris: Sciences Po University Press, n. 9, p. 97-108, jan.-mar. 1986. Disponível em: <http://www.jstor.org/stable/3768995>. Acesso em: 30 nov. 2011. https://doi.org/10.3406/xxs.1986.1452
SIRINELLI, Jean-François. Génération intellectuelle. Khâgneux et Normaliens dans l’entre-deux-guerres. Paris: Presses Universitaires de France, 1994a (1ª edição: 1988).
SIRINELLI, Jean-François. Les vingt décisives. Cultures politiques et temporalités dans La France fin de siècle. Vingtième Siècle. Revue d’Histoire, n. 44, p. 121-128, oct./déc. 1994b. https://doi.org/10.3406/xxs.1994.3120
SIRINELLI, Jean-François. Intellectuels et passions françaises. Manifestes et pétitions au XXe siècle. Paris: Gallimard, 1996.
SIRINELLI, Jean-François. De la demeure à l'agora. Pour une histoire culturelle du politique. Vingtième Siècle. Revue d’histoire. n. 57, p. 121-131, janvier-mars 1998. https://doi.org/10.3406/xxs.1998.3716
SIRINELLI, Jean-François. Sartre et Aron, deux intellectuels dans le siècle. Paris: Hachette, 1999. (1ª edição: 1995)
SIRINELLI, Jean-François. Impressions: soleil couchant? Le Débat, Paris: Gallimard, n. 110, p. 45-52, 2000/3. https://doi.org/10.3917/deba.110.0045
SIRINELLI, Jean-François. Comprendre le XXe siècle français. Paris: Fayard, 2005.
SIRINELLI, Jean-François. Les baby- boomers. Une génération 1945-1969. Paris: Hachette, 2007a. (1a. edição: 2003)
SIRINELLI, Jean-François. Les vingt décisives: 1965-1985. Le passé proche de notre avenir. Paris: Fayard, 2007b.
SIRINELLI, Jean-François. Génération, generations. Vingtième siècle. Revue d’Histoire, Paris: Presses de Sciences Po, n. 98, p. 13-124, 2008a/2. https://doi.org/10.3917/ving.098.0113
SIRINELLI, Jean-François. Mai 68. L’événement Janus. Paris: Fayard, 2008b.
SIRINELLI, Jean-François. Le moment 1968, un objet pour la World history? Histoire@Politique. Politique, culture, société, n. 6, septembre-décembre 2008c. Disponível em: . Acesso em: 23 jan. 2012. https://doi.org/10.3917/hp.006.0008
SIRINELLI, Jean-François. L’école historique française en péril. Le Débat, n. 158, p. 10-17, 2010/1. https://doi.org/10.3917/deba.158.0010
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Claudia Alves
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Declaração de direitos autorais: Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Educação e Filosofia, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Declaration of Copyright: The works published are the property of their authors, who may make use of them for later publications, always citing the original publication (original title, Educação e Filosofia, volume, issue, pages). The authors of the articles published are fully responsible for them; the journal and/or EDUFU are exempt from legal responsibility for their content.
Déclaration de droit d’auteur: Les œuvres publiées sont la propriété de leurs auteurs, qui peuvent les avoir pour publication ultérieure, à condition que l'édition originale soit mentionnée (titre de l'original, Educação e Filosofia, volume, nombre, pages). Tous les articles de cette revue relèvent de la seule responsabilité de leurs auteurs et aucune responsabilité légale quant à son contenu n'incombe au périodique ou à l’EDUFU.