Interdisciplinaridade, totalidade e a construção do conhecimento em artigos das áreas de Educação e Ensino

Autores/as

  • Gabriele de Sousa Lins Mutti Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE); Secretaria Estadual de Educação do Paraná; Centro de Ensino Superior de Foz do Iguaçu (CESUFOZ) https://orcid.org/0000-0002-6347-7207

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v33n69a2019-47793

Palabras clave:

Interdisciplinaridade, Totalidade, Construção do Conhecimento, Materialismo dialético, Análise de conteúdo

Resumen

Interdisciplinaridade, totalidade e a construção do conhecimento em artigos das áreas de Educação e Ensino

Resumo: Neste artigo interrogamos: O que se mostra sobre a interdisciplinaridade e totalidade, tomadas sob a ótica do materialismo dialético, nos artigos de periódicos das áreas de Educação e Ensino, disponibilizados no Google acadêmico? Por meio da análise de conteúdo realizada em 27 pesquisas. Os resultados revelaram que ainda que não exista na literatura uma concepção única do que vem a ser a interdisciplinaridade, há entre os estudiosos a compreensão comum de que ela está vinculada à busca pela ruptura com a fragmentação do conhecimento. No contexto escolar, explicita-se dos artigos analisados, a interdisciplinaridade impulsionada pelos interesses dos modos de produção capitalista, bem como o discurso de que a ampliação do debate sobre ela na escola solicita mudanças no modo como se dá o trabalho pedagógico, uma vez que requer abertura ao estabelecimento de uma relação dialógica para a construção do conhecimento, de modo que a totalidade possa ser almejada sem que as particularidades sejam desconsideradas.

Palavras-chave: Interdisciplinaridade; Totalidade; Construção do Conhecimento; Materialismo dialético; Análise de conteúdo.

Interdisciplinarity, totality and the construction of knowledge in articles of the areas of Education and Teaching

Abstract:  Article we question: What is shown about interdisciplinarity and totality, taken from the viewpoint of dialectical materialism, in the articles of Education and Teaching journals made available on Google scholar? Performing A content analysis, we consider 27 researches. The results revealed that even though there is no literature, a unique conception of what is interdisciplinarity, there are among scholars the common understanding that it is linked to the search for rupture with the fragmentation of knowledge. In The school context it is explained by the analyzed articles, the interdisciplinarity driven by the interests of the capitalist modes of production and discourse that the expansion of the debate on it in the school, calls for changes in the way the work is given Pedagogical and openness to the establishment of a dialogical relationship in the construct of knowledge, so that the totality can be pursued without the particularities being disregarded.

Keywords: Interdisciplinarity; All Knowledge Construction; Dialectical Materialism; Content Analysis.

La interdisciplinariedad, la totalidad y la construcción del conocimiento en los artículos de las áreas de educación y enseñanza

Resumen:  En este artículo cuestionamos: ¿lo que se muestra acerca de la interdisciplinariedad y la totalidad, tomada desde el punto de vista del materialismo dialectico, en los artículos de Educación y docencia revistas disponibles en Google Academico? Realizando un análisis de contención, consideramos 27 investigaciones. Los resultados revelan que aunque no hay literatura, una concepción único de lo que es la interdisciplinariedad, hay entre los eruditos el museo de común que está vinculado a la búsqueda de ruptura con la fragmentación del conocimiento. En el contexto escolar es explica por los artículos analizados, la interdisciplinariedad por las intereses de los modos de producción y discurso capitalistas que la expansión del debate sobre el mismo en la escuela, cambio s en la forma en que se da el tiempo Pedagógica y apertura al establecimiento de una relación dialógica en la construcción pueda del conocimiento, se puede desear la totalidad sin que se tengan en cuenta las particularidades.

Palabras clave: interdisciplinariedad; todo Construcción del conocimiento; Materialismo dialéctico; Análisis de contenido.

Financiamento: CAPES

Data de registro: 02/04/2019

Data de aceite: 30/10/2019

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Gabriele de Sousa Lins Mutti, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE); Secretaria Estadual de Educação do Paraná; Centro de Ensino Superior de Foz do Iguaçu (CESUFOZ)

Doutora em Educação em Ciências e Educação Matemática e mestre em Ensino pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Professora da Secretaria Estadual de Educação do Paraná e do Centro de Ensino Superior de Foz do Iguaçu (CESUFOZ). E-mail: gabi_mutti@hotmail.com   ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6347-7207

Citas

ANDERY, M. A. et al. Para Compreender a Ciência: uma perspectiva histórica. 16 ed. Rio de Janeiro: Garamond; São Paulo: EDUC, 2012.

BIANCHETTI, L.; JANTSCH, A. (1995). Interdisciplinaridade. Rio de Janeiro: Vozes.

BUCKINGHAM, W. (2011). O Livro da Filosofia. São Paulo: Globo.

BICUDO, M. A. V. Pesquisa Qualitativa e Pesquisa Qualitativa segundo a abordagem fenomenológica. Pesquisa qualitativa em educação matemática. Belo Horizonte: Autêntica, p. 99-112, 2005.

CIVIDINI, F. R; GOMES, M. (2017). A construção do conhecimento sob a ótica da interdisciplinaridade e totalidade, Revista Contribuciones a las Ciencias Sociales, (octubre-diciembre 2017).

FAZENDA, I. (19941). Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. (15 ed.). Campinas: Papirus.

GOLDMAN, L. (1967). Origens da Dialética: a comunidade humana e o universo em Kant. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

KOSIK, K. (1976). Dialética do Concreto (2 ed.). Rio de Janeiro: Paz e Terra.

MORAES, R. Análise de conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 37, p. 7-32, 1999.

OLIVEIRA, E. de et al. Análise de Conteúdo e Pesquisa na Área da Educação. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 4, n. 9, p.11-27, maio 2003. https://doi.org/10.7213/rde.v4i9.6479

RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas (3ªed.). São Paulo: Atlas, 1999.

REALE, G., & ANTISERI, D. (1990). História da Filosofia - Antiguidade e Idade Média. São Paulo: Paulus.

SEVERINO, A. J. A filosofia contemporânea no Brasil: conhecimento, política e educac̜ão. Editora Vozes, 1999.

TONET, I. (2013). Método Científico: uma abordagem ontológica. São Paulo: Lukács.

ZATERKA, L. A filosofia experimental na Inglaterra do séculoXVII: Francis Bacon e Robert Boyle. São Paulo: AssociaçãoEditorial Humanitas: Fapesp, 2004.

Artigos Analisados

AZEVEDO, M. A. R.; FÁTIMA, M. R . O papel da interdisciplinaridade e a formação do professor: aspectos histórico-filosóficos. Educação Unisinos, v. 15, n. 3, p. 206-213, 2011. https://doi.org/10.4013/edu.2011.153.05

CARDOSO, F. S.et al. Interdisciplinaridade: fatos a considerar. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e tecnologia, v. 1, n. 1, 2008. https://doi.org/10.3895/S1982-873X2008000100002

COSTA, C. A. S. da. Dialética marxista e interdisciplinaridade: Contribuições ao debate ambiental crítico. Desarrollo local sostenible. Espanha: Eumed. net (Universidad de Málaga), 2012.

COSTA, C. A. S. Dialética materialista na interdisciplinaridade: Uma perspectiva necessária para a educação ambiental. Derecho y Cambio Social, v. 9, n. 30, p. 10, 2012.

COSTA, C. A. S. Horizontes críticos entre dialética marxista e interdisciplinaridade: uma perspectiva à luz da questão ambiental. Revista Terceiro Incluído, v. 2, n. 2, p. 20-31, 2012. https://doi.org/10.5216/teri.v2i2.23285

COSTA, C. A. S.; LOUREIRO, C. F. B. Educação ambiental crítica e interdisciplinaridade: a contribuição da dialética materialista na determinação conceitual. Revista Terceiro Incluído, v. 3, n. 1, p. 1-22, 2013. https://doi.org/10.5216/teri.v3i1.27316

COSTA, C. A. S.; LOUREIRO, C. F. B. Interdisciplinaridade e educação ambiental crítica: questões epistemológicas a partir do materialismo histórico-dialético. Ciencia& Educação, v. 21, n. 3, p. 693-708, 2015. https://doi.org/10.1590/1516-731320150030011

FAZENDA, I. C. A. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. Papirus editora, 1994.

FRIGOTTO, G. A interdisciplinaridade como necessidade e como problema nas ciências sociais. Ideação, v. 10, n. 1, p. 41-62, 2008.

GAMA, Z. Gaudêncio frigotto: o homem e sua essência intelectual e orgânica nas lidas da questão trabalho e educação. Revista Contemporânea de Educação, v. 10, n. 20, p. 482-486.

GARCIA, J. O futuro das práticas de interdisciplinaridade na escola. Revista Diálogo Educacional, v. 12, n. 35, p. 209-230, 2012. https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.5908

MARTINS, F. J.; SOLDÁ, M.; PEREIRA, N. F. F. Interdisciplinaridade: da totalidade à prática pedagógica. Revista Internacional Interdisciplinar INTERthesis, v. 14, n. 1, p. 1-18, 2017. https://doi.org/10.5007/1807-1384.2017v14n1p1

MUELLER, R. R.; BIANCHETTI, L.; JANTSCH, A. P. Interdisciplinaridade, pesquisa e formação de trabalhadores: as interações entre o mundo do trabalho e o da educação. Educação, Sociedade & Culturas, v. 27, p. 175-191, 2008.

OLIVEIRA, L. M. S. R. de; MOREIRA, M. B. Da disciplinaridade para a interdisciplinaridade: um caminho a ser percorrido pela academia. Revista de Educação do Vale do São Francisco-REVASF, v. 7, n. 12, p. 38-59, 2017.

PEIXOTO, E. M. de M. Interdisciplinaridade e análise da produção científica: apontamentos a partir da concepção materialista e dialética da história. Filosofia e Educação. 2013. https://doi.org/10.20396/rfe.v5i2.8635398

PENELUC, M. da C.; SILVA, S. A. H. Representações sociais e materialismo histórico: contribuição para a educação ambiental crítica. Revista Eletrônica de Educação, v. 5, n. 1, p. 19-39, 2011.

PINHEIRO, N. A. M. O ensino por meio de temas-geradores: a educação pensada de forma contextualizada, problematizada e interdisciplinar. Imagens da Educação.2013.

RAMOS, M. O currículo na perspectiva de classe: desafios e possibilidades para a educação profissional. Educere et Educare, v. 11, n. 23, 2016.

SANTOS, F. C. Integração disciplinar e totalidade: um diálogo entre a interdisciplina e a dialética. Alamedas, v. 3, n. 2, 2015.

SERRANO, A. Í. S. Interdisciplinaridade como integração do conhecimento: o pensamento de William Kapp. Cadernos de Pesquisa Interdisciplinar em Ciências Humanas, v. 3, n. 24, p. 2-19, 2002.

SILVA, F. T.; BORGES, L. F. F. Materialismo Histórico e Dialético em pesquisas do campo curricular: o ensino de História no curso de Pedagogia. Educação (UFSM), v. 43, n. 3, p. 565-582, 2018. https://doi.org/10.5902/1984644429622

SKRSYPCSAK, D. Concepção teórico-metodológica da proposta curricular de santa catarina (pc-sc). Revista Saberes e Sabores Educacionais, n. 1, 2014.

SOARES, J. A. Da construção da ciência à interdisciplinaridade: desafios. Contribuciones a lasCienciasSociales, n. diciembre, 2018.

SOUZA, L. H. et al. Interdisciplinaridade e fragmentação dos saberes: concepções de educadores do Ensino Médio Politécnico. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 16, n. 1, p. 129-147, 2016.

SUHR, I. R. F.; SOARES, K. C. D. Os desafios da interdisciplinaridade: a busca da construção de uma proposta de organização curricular no contexto do ensino superior. Revista Intersaberes, v. 6, n. 12, p. 187-203, 2011.

TONET, I. Interdisciplinaridade, formação humana e emancipação humana. Serviço Social e Sociedade, v. 116, p. 725-742, 2013. https://doi.org/10.1590/S0101-66282013000400008

Publicado

2021-01-10

Cómo citar

MUTTI, G. de S. L. Interdisciplinaridade, totalidade e a construção do conhecimento em artigos das áreas de Educação e Ensino. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 33, n. 69, p. 1623–1658, 2021. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v33n69a2019-47793. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/47793. Acesso em: 21 nov. 2024.