Corpo(i)ética: educação dos afetos e produção de modos expressivos
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v31n63a2017-15Palabras clave:
Gilles Deleuze, Spinoza, Corpo, Artes, EducaçãoResumen
Corpo(i)ética: educação dos afetos e produção de modos expressivos
Resumo: Neste texto compartilharemos nossa experiência de trabalho com experimentações corporais-artísticas, as quais estão baseadas em conceitos deleuzo-guattarianos e spinozanos. São experimentações oferecidas para grupos de pessoas de diversas faixas etárias e formações. Ao longo deste trabalho[1], viemos forjando a noção conceitual de educação dos afetos, a qual denomina a produção de um conhecimento acerca dos insuspeitos afetos engendrados nas experimentações. Trata-se de uma forma de educação constituída a partir da problematização de tais afetos em conexão com os modos de vida instituídos e respectivas maneiras de sentir, mover-se, expressar-se. Assim, nos questionamos sobre a possiblidade de produção de mais e novos modos expressivos. Baseados em conceitos de Guattari e Deleuze, entendemos que a força expressiva dos corpos sempre se constitui sobre uma problemática estético-artística e não fisiológico-funcional. Então, estaremos descrevendo aqui os procedimentos adotados em nossas experimentações, bem como os efeitos relatados pelos participantes e os conceitos filosóficos mobilizados.
Palavras-chave: Gilles Deleuze; Spinoza; Corpo; Artes; Educação.
[1] Trabalho realizado e desenvolvido juntamente com as parceiras e profissionais Ângela Vieira, Juliana Bom-Tempo (Psicologia) e Lisiane Yonezawa (Terapia Ocupacional).
Bodyethics: affections education and expressive modes production
Abstract: In this text, we would like our work of bodily-artistic experiments, which are based on Deleuze-Guattarian and Spinozian concepts. These experiments are offered to groups of people of varying age groups and backgrounds: Humanities students, health professionals, and public school teachers. With Spinoza and Deleuze we understand that affections are modes and characterize the expressive forms of the power to be affected of bodies. Also with these authors, we take these modes as possessing an educational force, that is, of intending new bodies in expressive ways, since there are affections that violate the relationship of sensible cohesion between the faculties of thought. So we will be describing here the procedures adopted in our experiments, as well as the effects reported by the participants and the mobilized philosophical conceptualization.
Keywords: Gilles Deleuze; Spinoza; Body; Affection; Education.
Cuerpo(i)ética: educacion de los afectos y produccion de modos expressivos
Resumen: En éste texto, nuestro trabajo de experimentación corporales-artísticas, las cuales están basadas en conceptos deleuzo-guattarianos y espinozianos. Dichas experimentaciones son ofrecidas para grupos de personas de diversas edades y formaciones: estudiantes del área de Humanidades, profesionales de la salud y profesores de escuelas públicas. Con Espinosa y Deleuze entendemos que los afectos son modos y caracterizan las formas expresivas de la potencia de ser afectado por los cuerpos. Como en esos autores, también tomamos los modos como poseedores de una fuerza educativa, sea cual sea, la de tensionar en los cuerpos nuevas maneras expresivas, ya que hay afectos que violentan la relación de cohesión sensata entre las facultades del pensamiento. Entonces, estaremos describiendo aquí los procedimientos adoptados en nuestras experimentaciones, bien como los efectos relatados por los participantes y la conceptualización filosófica movilizada.
Palabras-clave: Gilles Deleuze; Spinoza; Cuerpo; Afecto; Educación.
Data de registro: 05/12/2017
Data de aceite: 22/02/2018
Descargas
Citas
ARTAUD, A. O Teatro e seu Duplo. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
DELEUZE, G. Cursos sobre Spinoza. Forataleza: Eduece, 2009.
______. Diferença e Repetição, Rio de Janeiro: Graal, 2006.
______. Espinosa - Filosofia Prática. São Paulo: Escuta, 2002.
______. Spinoza et Le Problème de L'´Expression. Paris: Minuit, 2010.
______;GUATTARI, F. Mil Platôs: Capitalismo e Esquizofrenia, v.3, São Paulo: Editora 34, 1996.
______; GUATTARI, F. Mil Platôs: Capitalismo e Esquizofrenia, v.4, São Paulo: Editora 34, 1997.
______; GUATTARI, F. O que é a Filosofia? Rio de Janeiro: Editora 34, 1992.
SPINOZA, B. Ética. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2017 Fernando H. Yonezawa
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Declaração de direitos autorais: Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Educação e Filosofia, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Declaration of Copyright: The works published are the property of their authors, who may make use of them for later publications, always citing the original publication (original title, Educação e Filosofia, volume, issue, pages). The authors of the articles published are fully responsible for them; the journal and/or EDUFU are exempt from legal responsibility for their content.
Déclaration de droit d’auteur: Les œuvres publiées sont la propriété de leurs auteurs, qui peuvent les avoir pour publication ultérieure, à condition que l'édition originale soit mentionnée (titre de l'original, Educação e Filosofia, volume, nombre, pages). Tous les articles de cette revue relèvent de la seule responsabilité de leurs auteurs et aucune responsabilité légale quant à son contenu n'incombe au périodique ou à l’EDUFU.