Newton da Costa

O Homem, o Lógico e o Filósofo

Autores

  • Evandro Luís Gomes Universidade Estadual de Maringá (UEM).
  • Itala M. Loffredo D’Ottaviano Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v30n60a2016-p533a546

Palavras-chave:

Lógica. Matemática. Filosofia.

Resumo

O professor Newton da Costa - como é carinhosamente chamado por seus alunos - é, sem dúvida, o lógico mais importante do século XX em língua portuguesa, destacando-se também como filósofo da lógica, da matemática e teórico do método científico. Elaborou valiosas contribuições a diversos campos do saber teórico e filosófico. Juntamente com inúmeros outros estudiosos brasileiros e estrangeiros, Newton da Costa fez escola, a qual se usa nominar "Escola de da Costa". Seus membros, alguns dos quais gozam de reputação internacional, nele tiveram e têm seu professor, mentor, inspirador e colaborador.

[...]

Newton da Costa é um dos grandes responsáveis pelo Brasil ser, hoje, relevante em lógica em nível mundial. Ele é o fundador da lógica matemática no Brasil, desenvolvera sua cultura lógica de modo autóctone e autodidata, aprendera lógica diretamente na melhor literatura internacional sobre o assunto em sua juventude. Seu grande talento permitiu-lhe criar a lógica paraconsistente de modo independente de StanisÅ‚aw JaÅ›kowski, em 1963, com a publicação de Sistemas Formais Inconsistentes, sua tese de cátedra apresentada, defendida e aprovada na Universidade do Paraná, no ano seguinte. Mais tarde, a partir de 1986, Newton da Costa formula e desenvolve sua teoria da quase-verdade, a qual, em certo sentido, generaliza a teoria da verdade de Tarski, constituindo-se um modelo alternativo para conceber a noção de progresso em ciência, ao mesmo tempo em que oferece o ferramental teórico para que se codifique claramente os mais diversos tipos de inferência no âmbito das teorias científicas, inclusive das situações de inconsistência teórica.

 

Data de Registro: 17/09/2016
Data do Aceite: 26/10/2016

Downloads

Biografia do Autor

  • Evandro Luís Gomes, Universidade Estadual de Maringá (UEM).

    Doutor em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

  • Itala M. Loffredo D’Ottaviano, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

    Doutora em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora do Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência (CLE) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Downloads

Publicado

2016-11-17

Como Citar

Newton da Costa: O Homem, o Lógico e o Filósofo. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 30, n. 60, p. 533–546, 2016. DOI: 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v30n60a2016-p533a546. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/36406. Acesso em: 12 abr. 2025.