Newton da Costa

O Homem, o Lógico e o Filósofo

Autores

  • Evandro Luís Gomes Universidade Estadual de Maringá (UEM).
  • Itala M. Loffredo D’Ottaviano Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v30n60a2016-p533a546

Palavras-chave:

Lógica. Matemática. Filosofia.

Resumo

O professor Newton da Costa - como é carinhosamente chamado por seus alunos - é, sem dúvida, o lógico mais importante do século XX em língua portuguesa, destacando-se também como filósofo da lógica, da matemática e teórico do método científico. Elaborou valiosas contribuições a diversos campos do saber teórico e filosófico. Juntamente com inúmeros outros estudiosos brasileiros e estrangeiros, Newton da Costa fez escola, a qual se usa nominar "Escola de da Costa". Seus membros, alguns dos quais gozam de reputação internacional, nele tiveram e têm seu professor, mentor, inspirador e colaborador.

[...]

Newton da Costa é um dos grandes responsáveis pelo Brasil ser, hoje, relevante em lógica em nível mundial. Ele é o fundador da lógica matemática no Brasil, desenvolvera sua cultura lógica de modo autóctone e autodidata, aprendera lógica diretamente na melhor literatura internacional sobre o assunto em sua juventude. Seu grande talento permitiu-lhe criar a lógica paraconsistente de modo independente de StanisÅ‚aw JaÅ›kowski, em 1963, com a publicação de Sistemas Formais Inconsistentes, sua tese de cátedra apresentada, defendida e aprovada na Universidade do Paraná, no ano seguinte. Mais tarde, a partir de 1986, Newton da Costa formula e desenvolve sua teoria da quase-verdade, a qual, em certo sentido, generaliza a teoria da verdade de Tarski, constituindo-se um modelo alternativo para conceber a noção de progresso em ciência, ao mesmo tempo em que oferece o ferramental teórico para que se codifique claramente os mais diversos tipos de inferência no âmbito das teorias científicas, inclusive das situações de inconsistência teórica.

 

Data de Registro: 17/09/2016
Data do Aceite: 26/10/2016

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Evandro Luís Gomes, Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Doutor em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Itala M. Loffredo D’Ottaviano, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Doutora em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora do Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência (CLE) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Downloads

Publicado

2016-11-17

Como Citar

GOMES, E. L.; D’OTTAVIANO, I. M. L. Newton da Costa: O Homem, o Lógico e o Filósofo. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 30, n. 60, p. 533–546, 2016. DOI: 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v30n60a2016-p533a546. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/36406. Acesso em: 12 out. 2024.