Para um concepto habermasiano de acción pedagógica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v32n65a2018-11

Palabras clave:

Ação comunicativa, Discurso explicativo, Ação pedagógica, Tematização didática

Resumen

Para um conceito Habermasiano de ação pedagógica

O presente artigo trata das implicações pedagógicas da teoria da ação comunicativa de Jürgen Habermas, em especial para um conceito de ação pedagógica. Mediante revisão das obras de Habermas e também da literatura específica, identifica uma tendência a compreender ação pedagógica enquanto processo argumentativo. Propõe conceito de ação pedagógica inscrito no discurso explicativo, cuja finalidade é a obtenção de entendimento quanto à inteligibilidade do significado. Desse modo, sugere solução ao problema da compatibilidade conceitual entre a pressuposição de simetria da ação comunicativa e de assimetria da ação pedagógica mediante a noção de uso didático da linguagem. Visa contribuir para a reflexão sobre uma didática comunicativa.

Palavras-chave: Ação comunicativa; Discurso explicativo; Ação pedagógica; Tematização didática. 

Towards a habermasian concept of pedagogical action

Abstract: The present article deals with the pedagogical implications of the theory of communicative action, by Jürgen Habermas, specially to a concept of pedagogical action. Through the review of Habermas' work and also of the specific literature, identifies a tendency of understanding pedagogical action as argumentative process. Proposes a concept of pedagogical action inscribed in the explicative discourse, which goal is to obtain understanding concerning the inteligibility of the meaning. Thus, suggests a solution to the problem of the conceptual compatibility among the presupposition of symmetry of communicative action and the asymmetry of pedagogical action, by the notion of didactical use of language. It aims to contribute for the reflection about a communicative didactics.

Keywords: Communicative action; Explicative discourse; Pedagogical action; Didactic thematization.

Para um concepto habermasiano de acción pedagógica

Resumen: El presente artículo trata de las implicaciones pedagógica de la teoría de la acción comunicativa, de Jürgen habermas, en especial para un concepto de acción pedagógica. Mediante revisión de las obras de Habermas y también de la literatura específica, identifica una tendencia a compreender la acción pedagógica encuanto proceso argumentativo. Propone un concepto de acción pedagógica inscripto en el discurso explicativo, cuya finalidad es la obtención de entendimiento cuanto a la inteligibilidad del significado. Por lo tanto, sugiere solución a lo problema de la compatibilidad conceptual entre la presuposición de simetría de la acción comunicativa y la asimetría de la acción pedagógica, mediante la noción de uso didáctico del lenguage. Pretende contribuir para la reflexión sobre didáctica comunicativa.

Palabras-claves: Acción comunicativa; Discurso explicativo; Acción pedagógica; Tematización didáctica.

Data de registro: 26/06/2016

Data de aceite: 19/04/2017

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Biografía del autor/a

Alexandre Zaslavsky, Instituto Federal do Paraná (IFPR)

Graduação em Filosofia. Mestrado e Doutorado em Educação. Professor do Instituto Federal do Paraná, campus Foz do Iguaçu.

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Publicado

2018-08-30

Cómo citar

ZASLAVSKY, A. Para um concepto habermasiano de acción pedagógica. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 32, n. 65, p. 747–763, 2018. DOI: 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v32n65a2018-11. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/34918. Acesso em: 24 nov. 2024.