Notas sobre Teoria e Práxis

Autores/as

  • Elaine Conte Professora do Programa de Pós Graduação em Educação do Centro Universitário La Salle - Unilasalle/Canoas.

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v30n60a2016-p883a903

Palabras clave:

Teoria, Prática, Práxis Pedagógica

Resumen

Resumo: O trabalho busca discutir o poder de determinação que a teoria e a prática possuem na educação contemporânea, diante da necessidade inquestionável de atualizar a teoria e de reconhecer as imensas exigências para uma ação crítica frente às questões tecnológicas, salientando a necessidade do diálogo e do aprender na atualidade. Percebemos a larga influência da epistemologia da prática nas pesquisas atuais sobre formação de professores, bem como nas políticas oficiais, baseadas em conhecimentos científicos de racionalidade procedimental e no mundo da experiência pedagógica, cujo diagnóstico revela o seu empobrecimento e desqualificação no âmbito da vida social. Para além de uma relação entre teoria e prática, na qual uma determina o que deve ser utilmente aceitável da outra, apostamos como saídas as teorias para a expressão da ação livre, criativa e autônoma, reafirmando a necessidade de abertura à mudança como retomada da valorização da prática social.

Palavras-chave: Teoria; Prática; Práxis pedagógica.

 

Notes on theory and praxis

Abstract: The paper discusses the power determination that theory and practice have in contemporary education, given the unquestionable necessity to update the theory and recognize the huge demands for critical action on the technology issues, emphasizing the need for dialogue and learning in today. We realize the wide influence of epistemology practice in current research on teacher education, as well as in official policies, based on scientific knowledge of procedural rationality and on the world of pedagogical experience, whose diagnosis reveals its impoverishment and disqualification in social life. In addition to a relation between theory and practice, in which a determines what should properly be acceptable in another, bet theories as outputs for the expression of free, creative and autonomous action, reaffirming the need for openness to change as resumption of valuing social practice.

Keywords: Theory; Practice; Pedagogical Práxis.

 

Notas acerca de la teoría y la práxis

Resumen: El trabajo discute el poder de determinación que la teoría y la práctica tienen en la educación contemporánea, dada la indudable necesidad de actualizar la teoría y reconocer las inmensas demandas de una acción crítica frente a los problemas tecnológicos, subrayando la necesidad de diálogo y de aprendizaje en la actualidad. Nos damos cuenta de la gran influencia de la epistemologia de la práctica en la investigación actual sobre la formación del profesorado, así como las políticas oficiales basadas en el conocimiento científico de la racionalidad procedimental y en el mundo de la experiencia pedagógica, cuyo diagnóstico revela su empobrecimiento y la descalificación en la vida social. Además de una relación entre la teoría y la práctica, en la cual una determina lo que debe ser adecuadamente aceptable la otra, apostamos como salidas teorías del diálogo para la expresión de la acción libre, creativa y autónoma, lo que reafirma la necesidad de una apertura al cambio como la reanudación de la apreciación la práctica social.

Palabras clave: Teoría; Práctica; Praxis pedagógica.

 

Data de registro: 11/08/2014

Data de aceite: 01/08/2015

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Elaine Conte, Professora do Programa de Pós Graduação em Educação do Centro Universitário La Salle - Unilasalle/Canoas.

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora e pesquisadora do Centro Universitário La Salle (UNILASALLE).

Citas

ADORNO, T. W. Educação e Emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.

ADORNO, T. W. Anotações sobre teoria e prática. In: RAMOS-DE-OLIVEIRA, N. Quatro textos clássicos. Tradução de Newton Ramos-de-Oliveira. São Carlos: UFSCar, 1992.

BRASIL, Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP 09, 08 de maio de 2001. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Brasília, 2001. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/009.pdf>. Acesso em: 11 Jun. 2014.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, P. Pedagogia dos sonhos possíveis. Org. e apresentação de Maria Araújo Freire, São Paulo: UNESP Editora, 2001.

GADAMER, Hans-Geörg. Verdade e método I: traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. 3. ed. Tradução de Flávio Paulo Meurer. Petrópolis: Vozes, 1999.

GADAMER, Hans-Geörg. Verdade e método II: complementos e índice. Trad. Ênio Paulo Giachini. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

GRAMSCI, A. Concepção dialética da história. 9. ed. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 1991.

HABERMAS, J. Conhecimento e interesse. Rio de Janeiro: Zahar, 1982. (Primeira publicação em 1968).

HABERMAS, J. Teoría de la ación comunicativa, I: racionalidad de la acción y racionalización social. Madrid: Taurus, 1987.

HABERMAS, J. Verdade e justificação – ensaios filosóficos. 2. ed. Tradução de Milton Camargo Mota. São Paulo: Edições Loyola, 2009.

MACEDO, R. S. Compreender/mediar a formação: o fundante da educação. Brasília: Líber Livro Editora, 2010.

MINASI, L. F. Formação de professores em serviço: contradições na prática pedagógica. 2008. 208 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2008.

MORAES, M. C. M. A teoria tem consequências: indagações sobre o conhecimento no campo da educação. Revista Educação e Sociedade, v. 30, n. 107, p. 585 – 607, Ago. 2009.

MORIN, E. Ciência com consciência. 11. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.

MORIN, E. O método 5: a humanidade da humanidade. Porto Alegre: Sulina, 2007.

PIMENTA, S. G. Professor reflexivo: construindo uma crítica. In: PIMENTA, S. G.; GHEDIN, E. (Org.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2006.

SCHÖN, D. A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Trad. Roberto C. Costa. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

TARDIF, M. Saberes docentes & formação profissional. 11. ed. Petrópolis: Vozes, 2010.

Publicado

2016-11-09

Cómo citar

CONTE, E. Notas sobre Teoria e Práxis. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 30, n. 60, p. 883–903, 2016. DOI: 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v30n60a2016-p883a903. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/27360. Acesso em: 22 nov. 2024.