A "bildung" hegeliana ainda nos é uma proposta possível?

Autores/as

  • Marcos Fábio Alexandre Nicolau Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v29n58a2015-p647a663

Palabras clave:

Bildung. Aperfeiçoamento. Reconhecimento. Educação contemporânea.

Resumen

*Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor Assistente do Curso de Filosofia e Colaborador no Mestrado Profissional em Saúde da Família da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

A bildung hegeliana ainda nos é uma proposta possível?

Resumo: Meu intuito neste artigo é saber se a Bildung, em seu matiz hegeliano, pode ser ainda uma proposta válida e fornecedora de valores capazes de viabilizar uma alternativa a problemas do âmbito educacional. Isso porque o ideal da Bildung em Hegel não deixa de ser marcado pela esperança de um progresso, de um aperfeiçoamento, que alguns descartam por não poder tomá-lo como algo efetível, realizável ou concretizável, além de estabelecer um necessitarismo formativo que constrange os indivíduos a um determinado tipo de formação. A partir de uma leitura pedagógica da obra hegeliana, almejo apresentar elementos que ainda tornam sua proposta formativa válida na contemporaneidade, rebatendo algumas críticas quanto a sua viabilidade.

Palavras-chave: Bildung. Aperfeiçoamento. Reconhecimento. Educação contemporânea.

A bildung hegeliana ainda nos é uma proposta possível?

Abstract: My purpose in this article is to know if the Bildung in its Hegelian hue, can still be a valid tender and provider of values that are capable to enable an alternative to problems of the educational context. That's because the ideal of Bildung in Hegel does not let not be marked by the hope of a progress, an improvement that some cast off because they can not take it as something effective, achievable or realizable, besides to establish a formative need which constrains individuals a specific kind of training. From a pedagogical reading of Hegel's work I intend to introduce elements that still make his formative proposal valid in the con­temporary society, rebutting some criticism regarding its viability.

Keywords: Bildung. Improvement. Acknowledgement. Contemporary education.

Data de registro: 26/03/2014

Data de aceite: 21/01/2015

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Biografía del autor/a

Marcos Fábio Alexandre Nicolau, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor Assistente do Curso de Filosofia e Colaborador no Mestrado Profissional em Saúde da Família da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). E-mail: marcosmcj@yahoo.com.br

Publicado

2016-03-21

Cómo citar

NICOLAU, M. F. A. A "bildung" hegeliana ainda nos é uma proposta possível?. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 29, n. 58, p. 647–663, 2016. DOI: 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v29n58a2015-p647a663. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/26016. Acesso em: 22 nov. 2024.