Um estudo de virtudes sociais segundo Tomás de Aquino
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v29n58a2015-p725a743Palabras clave:
Virtudes sociais. Tomás de Aquino. Escolástica. Universidade medieval. Cidades.Resumen
*Doutora em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Professora de História e Filosofia da Educação dos Cursos de Pedagogia, de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM).
Um estudo de virtudes sociais segundo Tomás de Aquino
Resumo:Â Este artigo tem por objetivo analisar a concepção das virtudes sociais de Tomás de Aquino, bem como sua valorização enquanto elementos essenciais da vida citadina que florescia no século XIII. Elegemos aqui duas das Questões tratadas por ele na Suma Teológica. A Questão 106/II-II que trata da virtude da "Gratidão" e a Questão 108/II-II que se refere à virtude da "Vingança". Nosso intuito é recuperar e refletir sobre elas Questões porque nelas encontrarmos um profundo estudo sobre o comportamento humano, tendo como base o conhecimento greco-latino e os Escritos Sagrados que se configuraram na Escolástica. Seguindo as pegadas do Mestre, observamos que é o "conhecimento" que cria a condição para se entender o comportamento humano. Essa percepção torna-se fundamental para a ação docente porque é a consciência de que o conhecimento produzido na história, em qualquer época, que permite o ensino e a conservação do comportamento social das pessoas.
Palavras-chave: Virtudes sociais. Tomás de Aquino. Escolástica. Universidade
medieval. Cidades.
Um estudo de virtudes sociais segundo Tomás de Aquino
Abstract: This exhibition aims to analyze Thomas Aquinas" concept of the social virtues, and its recovery as essential elements of city life that flourished in the thirteenth century. We chose two of the questions here dealt by him in the Summa Theologica. Question 106/II-II is the virtue of "Gratitude" and  108/II-II Question refers to the virtue of "Revenge". Our aim is to recover and reflect on these issues because we find in them a deep study of human behavior based on knowledge of Greco-Latin and Sacred Writings that were shaped in Scholastic. Following in the footsteps of the Master is observed that the "knowledge" that creates the condition for understanding human behavior. This perception is fundamental to the teaching because it is the awareness that the knowledge produced in history, at any time, which enables the teaching and preservation of the social behavior of people.
Keywords: Social virtues. Aquinas. Scholastica. Medieval university. Cities.
Data de registro: 03/10/2013
Data de aceite: 23/04/2014
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