PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM NA ALFABETIZAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DA PESQUISA-AÇÃO ESCOLAR

Autores/as

  • Cláudia Leme Ferreira Davis Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
  • Maria Irene Miranda Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v26n51a2012-p289a312

Palabras clave:

Pesquisa-ação, alfabetização, intervenção

Resumen

Essa pesquisa tem por objetivo o processo e os resultados de uma pesquisa-ação desenvolvida em uma instituição escolar junto a alunos na fase de alfabetização e seus respectivos professores. Foi feito, de início, um diagnóstico sobre as dificuldades apresentadas pelos alunos para que, com base nele, fossem propostas ações pedagógicas diversificadas, capazes de superá-las. Foram então realizadas observações participantes e desenvolvidas atividades com os alunos indicados pelas professoras como problemas de aprendizagem: 21 crianças (16 meninos e 5 meninas) de 1ª e 2ª séries, todas repetentes, com faixa etária variável entre 8 e 12 anos de idade. As atividades permitiram analisar os conhecimentos disponíveis, bem como inferir as estruturas cognitivas já construídas pelos aprendizes, identificando possíveis problemas de interação com o meio social e com o próprio objeto de conhecimento. Com isso, foi possível agrupar os alunos em três níveis distintos de conhecimento, cada um deles envolvendo determinadas competências e concepções sobre a língua escrita. Esses níveis serviram de suporte para a construção de novos conhecimentos linguísticos. A intervenção aconteceu em duas salas de aula das quais faziam parte outros alunos que não aqueles diretamente envolvidos no projeto. O referencial piagetiano orientou a pesquisa.

Referências

ALVARENGA, Daniel. Análise de Variações Ortográficas. Revista Presença Pedagógica. Belo Horizonte, v. 2, n.2, ano 1, p. 24-35, mar./abr. 1995.

BECKER, Fernando. A Origem do Conhecimento e a Aprendizagem Escolar. Porto Alegre: Artmed, 2003.

LIMA, Lauro Oliveira de. Piaget - Sugestões aos Educadores. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2000.

MIRANDA, Maria Irene. Crianças com Problemas de Aprendizagem na Alfabetização - Contribuições da teoria piagetiana. Araraquara: J.M. Editora, 2000.

PIAGET, Jean. Psicologia e Pedagogia. Rio de Janeiro: Forense, 1969.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da Pesquisa-ação. 6. ed. São Paulo: Cortez, 1994.

VINH-BANG. A intervenção psicopedagógica. In: ______. Archives de Psychologie. Paris, v. 58, n. 225, p. 123-35, 1990.

Data de registro: 05/08/2009

Data de aceite: 15/12/2010

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Cláudia Leme Ferreira Davis, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Psicologia da educação

Maria Irene Miranda, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Educação, Psicopedagogia

Publicado

2012-07-18

Cómo citar

DAVIS, C. L. F.; MIRANDA, M. I. PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM NA ALFABETIZAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DA PESQUISA-AÇÃO ESCOLAR. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 26, n. 51, p. 289–312, 2012. DOI: 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v26n51a2012-p289a312. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2147. Acesso em: 21 nov. 2024.