PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM NA ALFABETIZAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DA PESQUISA-AÇÃO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v26n51a2012-p289a312Palabras clave:
Pesquisa-ação, alfabetização, intervençãoResumen
Essa pesquisa tem por objetivo o processo e os resultados de uma pesquisa-ação desenvolvida em uma instituição escolar junto a alunos na fase de alfabetização e seus respectivos professores. Foi feito, de início, um diagnóstico sobre as dificuldades apresentadas pelos alunos para que, com base nele, fossem propostas ações pedagógicas diversificadas, capazes de superá-las. Foram então realizadas observações participantes e desenvolvidas atividades com os alunos indicados pelas professoras como problemas de aprendizagem: 21 crianças (16 meninos e 5 meninas) de 1ª e 2ª séries, todas repetentes, com faixa etária variável entre 8 e 12 anos de idade. As atividades permitiram analisar os conhecimentos disponíveis, bem como inferir as estruturas cognitivas já construídas pelos aprendizes, identificando possíveis problemas de interação com o meio social e com o próprio objeto de conhecimento. Com isso, foi possível agrupar os alunos em três níveis distintos de conhecimento, cada um deles envolvendo determinadas competências e concepções sobre a língua escrita. Esses níveis serviram de suporte para a construção de novos conhecimentos linguísticos. A intervenção aconteceu em duas salas de aula das quais faziam parte outros alunos que não aqueles diretamente envolvidos no projeto. O referencial piagetiano orientou a pesquisa.
Referências
ALVARENGA, Daniel. Análise de Variações Ortográficas. Revista Presença Pedagógica. Belo Horizonte, v. 2, n.2, ano 1, p. 24-35, mar./abr. 1995.
BECKER, Fernando. A Origem do Conhecimento e a Aprendizagem Escolar. Porto Alegre: Artmed, 2003.
LIMA, Lauro Oliveira de. Piaget - Sugestões aos Educadores. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2000.
MIRANDA, Maria Irene. Crianças com Problemas de Aprendizagem na Alfabetização - Contribuições da teoria piagetiana. Araraquara: J.M. Editora, 2000.
PIAGET, Jean. Psicologia e Pedagogia. Rio de Janeiro: Forense, 1969.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da Pesquisa-ação. 6. ed. São Paulo: Cortez, 1994.
VINH-BANG. A intervenção psicopedagógica. In: ______. Archives de Psychologie. Paris, v. 58, n. 225, p. 123-35, 1990.
Data de registro: 05/08/2009
Data de aceite: 15/12/2010
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaração de direitos autorais: Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Educação e Filosofia, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Declaration of Copyright: The works published are the property of their authors, who may make use of them for later publications, always citing the original publication (original title, Educação e Filosofia, volume, issue, pages). The authors of the articles published are fully responsible for them; the journal and/or EDUFU are exempt from legal responsibility for their content.
Déclaration de droit d’auteur: Les œuvres publiées sont la propriété de leurs auteurs, qui peuvent les avoir pour publication ultérieure, à condition que l'édition originale soit mentionnée (titre de l'original, Educação e Filosofia, volume, nombre, pages). Tous les articles de cette revue relèvent de la seule responsabilité de leurs auteurs et aucune responsabilité légale quant à son contenu n'incombe au périodique ou à l’EDUFU.