A contribuição da didática na formação do Professor
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v2n3a1987-2080Palabras clave:
Didática, Formação docente, Professor, PráticaResumen
Desde os Jesuítas, passando por Comênjo, Rosseau, Herbart, Dewey, Snyders, Paulo Freire, Saviani, dentro outros, a educação escolar percorreu um longo caminho do ponto de vista de sua teoria e de sua prática. Vivenciada através de uma prática social específica — a pedagógica, esta educação organizou o processo de ensinar-aprender através da relação professor-aluno e sistematizou um conteúdo e uma forma de ensinar (transmitir-assimilar) o saber erudito produzido pela humanidade. Este conteúdo e esta forma geraram diferentes teorias e diferentes práticas pedagógicas que ao enfatizarem ora quem ensina, ora quem aprende, ora os meios e os recursos utilizados, sintetizavam diferentes momentos da produção da sobrevivência humana. Esta variedade de teorias e práticas pedagógicas não foi criada por acaso. Do ponto de vista da produção da sobrevivência humana é através das instituições sociais que determinada relação social de produção é concretizada. A escola, a igreja, a família, por exemplo, possuí funções específicas que contribuem para estabelecer, desenvolver e manter uma sociedade. Assim, o trabalho que cada instituição realiza não é restrito, apenas, à sua prática específica a. Ele possui uma finalidade social determinada pela prática que o fundamenta. [...]
Palavras-chave: Didática; Formação docente; Professor; Prática.
Descargas
Citas
LUZURIAGA, Lorenzo. História da educação e da pedagogia. São Paulo, Companhia Editora Nacional, 1977.
SAVIANI, Dermeval. Educação: do senso comum à consciência filosófica. São Paulo, Cortez Editora/Autores Associados, 1980.
SOARES, Magda Beker. A didática: uma disciplina em busca de sua identidade. Revista Ande nº 9. São Paulo, 1986.
SUCHOLDOSKI, Bogdan. A pedagogia e as grandes comentes filosóficas. Lisboa, Livros Horizontes, 1978.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Olga Texeira Damis
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Declaração de direitos autorais: Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Educação e Filosofia, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Declaration of Copyright: The works published are the property of their authors, who may make use of them for later publications, always citing the original publication (original title, Educação e Filosofia, volume, issue, pages). The authors of the articles published are fully responsible for them; the journal and/or EDUFU are exempt from legal responsibility for their content.
Déclaration de droit d’auteur: Les œuvres publiées sont la propriété de leurs auteurs, qui peuvent les avoir pour publication ultérieure, à condition que l'édition originale soit mentionnée (titre de l'original, Educação e Filosofia, volume, nombre, pages). Tous les articles de cette revue relèvent de la seule responsabilité de leurs auteurs et aucune responsabilité légale quant à son contenu n'incombe au périodique ou à l’EDUFU.