Em busca dos fundamentos filosóficos da educação nova
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v1n1a1986-2018Palabras clave:
Educação nova, Fundamentos filosóficos, Racionalismo, Empirismo, LiberalismoResumen
[…] O objetivo deste é interrogar sobre os fundamentos filosóficos da Escola Nova, movimento educacional cujas origens remontam ao fim do século XIX. A questão fundamental que se pretende examinar é a relação da Escola Nova com o racionalismo e com o empirismo, correntes filosóficas emergentes nos séculos XVII e XVIII, as quais embasam uma das mais significativas visões de mundo contemporâneas, o liberalismo. Afirma-se que o ideário escolanovista não é mais "modismo" educacional. Apesar disso, este estudo pretende contribuir para o aprofundamento do sentido da crítica ao Escolanovismo, particularmente no Brasil em nossos dias. […]
Palavras-chave: Educação nova; Fundamentos filosóficos; Racionalismo; Empirismo; Liberalismo.
Descargas
Citas
ABBAGNANO, N. História da filosofia. 2. ed. Lisboa, Presença, 1978. v. 7, 8.
ABBAGNANO, N. & VISALBERGHI, A. História da pedagogia. Lisboa, Horizonte, 1982. v. 3,4.
BRUBACHER, John S. A importância da teoria em educação. Rio de Janeiro, INEP/MEC, 1961.
CHANEL, Emile. Textos-chave de pedagogia moderna. Rio de Janeiro, Francisco Alves, 1977.
CHARLOT, Bernard. A mistificacão pedagógica. Rio de Janeiro, Zahar. 1979.
CHATEAU, Jean. Os grandes pedagogistas. S. Paulo, Nacional, 1978.
CHATE LET, François. História da filosofia. 2. ed. Rio de Janeiro, Zahar, 1982. v. 4.
CLAUSSE, Arnould. A relatividade educativa; esboço de uma história e de uma filosofia da escola. Coimbra, Almedina, 1976.
DEBESSE, Maurice & MIALAR ET, Gaston, orgs. História da pedagogia. São Paulo, Nacional/EDUSP, 1977. v. 2.
EBY, Frederick. História da educação moderna; teoria, organização e práticas educacionais. 5. ed. Porto Alegre, Globo, 1978.
ENCICLOPÉDIA, A. Textos escolhidos. Lisboa, Estampa, 1974.
GANDINI, Raquel C. Tecnocracia, capitalismo e educação em Anísio Teixeira. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1980.
GlLBERT, Roger. As ideias atuais em pedagogia. Lisboa, Moraes. 1974.
HUBERT, René. História da pedagogia. São Paulo, Nacional, 1957.
KANT, Immanuel. Crítica da razão pura. São Paulo, Abril, 1980.
LARA, Tiago A. Caminhos da razão no ocidente. Petrópolis, Vozes, 1986.
LARROYO, Francisco. História geral da pedagogia. São Paulo, Mestre Jou, 1974.
LEIF, J. & RUSTIN, G. Pedagogia geral pelo estudo das doutrinas pedagógicas. São Paulo, Nacional, 1960.
LOURENÇO FILHO, M.B. Introdução ao estudo da escota nova. 13. ed. São Paulo, Melhoramentos, 1978.
LUZURIAGA, Lorenzo. História da educação e da pedagogia. 14. ed. São Paulo, Nacional, 1983.
MAYER, Frederick. História do pensamento educacional. Rio de Janeiro, Zahar, 1976.
MONROE, Paul. História da educação. 11. ed. São Paulo, Nacional, 1976.
OLIVEIRA, Antonio E. de. Jean-Jacques Rousseau; pedagogia da liberdade. João Pessoa. Universitária/UFPb, 1977.
PADOVANI, U. & CASTAGNOLA, L. História da filosofia. 12. ed. São Paulo, Melhoramentos, 1978.
ROUSSEAU, J.J. Emílio ou da educação. 3. ed. São Paulo, Difel, 1979.
SAVIANI, D. Escola e democracia. São Paulo, Cortez/Autores Associados, 1983.
SNYDERS, Georges. Pedagogia progressista. Coimbra, Almedina, 1974.
SUCHODOLSKI. Bogdan. A pedagogia e as grandes correntes filosóficas; pedagogia da essência e pedagogia da existência. Lisboa, Livros Horizonte, 1978
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 José Carlos Souza Araújo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Declaração de direitos autorais: Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Educação e Filosofia, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Declaration of Copyright: The works published are the property of their authors, who may make use of them for later publications, always citing the original publication (original title, Educação e Filosofia, volume, issue, pages). The authors of the articles published are fully responsible for them; the journal and/or EDUFU are exempt from legal responsibility for their content.
Déclaration de droit d’auteur: Les œuvres publiées sont la propriété de leurs auteurs, qui peuvent les avoir pour publication ultérieure, à condition que l'édition originale soit mentionnée (titre de l'original, Educação e Filosofia, volume, nombre, pages). Tous les articles de cette revue relèvent de la seule responsabilité de leurs auteurs et aucune responsabilité légale quant à son contenu n'incombe au périodique ou à l’EDUFU.