Interdisciplinaridade: um conceito ainda mal defenido
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v1n2a1987-1991Palabras clave:
Interdisciplinaridade, Conceito, Linguagem, ConhecimentoResumen
Ao tomar conhecimento, através de leituras realizadas, dos programas de ensino formulados pelo ministério da Instrução Pública da Itália, pude observar, com surpresa e, por que não dizer, pela primeira vez na história da organização didática dos sistemas de ensino, um capítulo sobre interdisciplinaridade nas normas dos referidos programas. Depois de ter exposto o princípio de que “as diferentes disciplinas expressam diversamente uma articulação, um conhecimento, uma percepção da realidade, assim como um modo de conquistar, de ordenar e de transformar esta última, utilizando para isto linguagens específicas que convergem em um único objetivo educacional”, o texto da instrução ministerial prossegue: “Portanto seria útil, pedagógica e didaticamente, que a inter-relação das diversas disciplinas se programe em um enfoque cultural da realidade mais razoável e concreta, que aponte à aquisição de um saber unitário e intimamente articulado (por ex., considere-se a contribuição que pode oferecer uma educação linguística à compreensão dos termos científicos ou da linguagem matemática; assim como a clareza de pensamento e a capacidade de expressão fomentada pela educação artística e musical, resultantes da utilização de linguagens não verbais características destes dois campos disciplinares)”. [...]
Palavras-chave: Interdisciplinaridade; Conceito; Linguagem; Livro didático; Conhecimento.
Descargas
Citas
MINISTÈRE DE L’EDUCATION DE FRANCE. UNIVERSITÉ DE NIZA. L’interdisciplinarité. Problèmes d’enseignement et de racherche dans les universités, France, 1980.
MINISTÈRE DE L’EDUCATION DE FRANCE. UNIVERSITÉ DE NIZA. Contenus de formation à l’école elementaire, cycle préparatoire, moyen: horaíres, objetictifs, programmes, instrutions. Paris, Centre National de Documentation Pédagogique, 1977-79.
UNIVERSIDAD AUTONOMA DE ESPEÑA. Nuevas orientaciones pedagógicas; educación general básica. Madrid, Editorial Escuela Española S. A., 1981.
ITALIA. Ministério da Instrução Pública. Programas para o Ensino Público Italiano. Roma, 1975.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Maria de Lourdes Almada Prestes
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Declaração de direitos autorais: Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Educação e Filosofia, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Declaration of Copyright: The works published are the property of their authors, who may make use of them for later publications, always citing the original publication (original title, Educação e Filosofia, volume, issue, pages). The authors of the articles published are fully responsible for them; the journal and/or EDUFU are exempt from legal responsibility for their content.
Déclaration de droit d’auteur: Les œuvres publiées sont la propriété de leurs auteurs, qui peuvent les avoir pour publication ultérieure, à condition que l'édition originale soit mentionnée (titre de l'original, Educação e Filosofia, volume, nombre, pages). Tous les articles de cette revue relèvent de la seule responsabilité de leurs auteurs et aucune responsabilité légale quant à son contenu n'incombe au périodique ou à l’EDUFU.