Interdisciplinaridade: um conceito ainda mal defenido

Autores/as

  • Maria de Lourdes Almada Prestes Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v1n2a1987-1991

Palabras clave:

Interdisciplinaridade, Conceito, Linguagem, Conhecimento

Resumen

Ao tomar conhecimento, através de leituras realizadas, dos programas de ensino formulados pelo ministério da Instrução Pública da Itália, pude observar, com surpresa e, por que não dizer, pela primeira vez na história da organização didática dos sistemas de ensino, um capítulo sobre interdisciplinaridade nas normas dos referidos programas. Depois de ter exposto o princípio de que “as diferentes disciplinas expressam diversamente uma articulação, um conhecimento, uma percepção da realidade, assim como um modo de conquistar, de ordenar e de transformar esta última, utilizando para isto linguagens específicas que convergem em um único objetivo educacional”, o texto da instrução ministerial prossegue: “Portanto seria útil, pedagógica e didaticamente, que a inter-relação das diversas disciplinas se programe em um enfoque cultural da realidade mais razoável e concreta, que aponte à aquisição de um saber unitário e intimamente articulado (por ex., considere-se a contribuição que pode oferecer uma educação linguística à compreensão dos termos científicos ou da linguagem matemática; assim como a clareza de pensamento e a capacidade de expressão fomentada pela educação artística e musical, resultantes da utilização de linguagens não verbais características destes dois campos disciplinares)”. [...]

Palavras-chave: Interdisciplinaridade; Conceito; Linguagem; Livro didático; Conhecimento.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria de Lourdes Almada Prestes, Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Professora do Departamento de Pedagogia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Citas

MINISTÈRE DE L’EDUCATION DE FRANCE. UNIVERSITÉ DE NIZA. L’interdisciplinarité. Problèmes d’enseignement et de racherche dans les universités, France, 1980.

MINISTÈRE DE L’EDUCATION DE FRANCE. UNIVERSITÉ DE NIZA. Contenus de formation à l’école elementaire, cycle préparatoire, moyen: horaíres, objetictifs, programmes, instrutions. Paris, Centre National de Documentation Pédagogique, 1977-79.

UNIVERSIDAD AUTONOMA DE ESPEÑA. Nuevas orientaciones pedagógicas; educación general básica. Madrid, Editorial Escuela Española S. A., 1981.

ITALIA. Ministério da Instrução Pública. Programas para o Ensino Público Italiano. Roma, 1975.

Publicado

2009-04-28

Cómo citar

PRESTES, M. de L. A. Interdisciplinaridade: um conceito ainda mal defenido. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 1, n. 2, p. 61–68, 2009. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v1n2a1987-1991. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1991. Acesso em: 22 nov. 2024.