Geografia e ensino: a necessidade de um contra-discurso

Autores/as

  • Vânia Rubia Farias Vlach Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v1n2a1987-1990

Palabras clave:

Geografia, Ensino, Discurso, Livros didáticos

Resumen

Já tivemos a oportunidade de colocar, após uma reflexão sobre a Geografia, o que inclui necessariamente o ensino, pois, o seu prestígio resulta de sua institucionalização escolar, que caberia a nós, professores de Geografia, a elaboração de um contra-discurso. Se falamos em contra-discurso, é porque sentimos a necessidade de mudança na maneira como se ensina tradicionalmente a Geografia. Lacoste é claríssimo: de modo geral, a Geografia escolar (e os respectivos livros didáticos) se limita (m) a “ensinar sem compreender”. Ou seja, os alunos são obrigados a estudar esta disciplina mesmo sem compreendê-la. Evidentemente, isso não faz sentido, considerando-se que ela deveria – e pode, efetivamente – contribuir decisivamente para uma compreensão crítica de realidade, por parte do educando. Porém, a necessidade de um contra-discurso geográfico advém do seguinte: o discurso geográfico, seja o veiculado pelos meios de comunicação, o dos professores, é essencialmente ideológico. Nossas atenções se voltam especificamente para o discurso escolar, ideológico no sentido de que lhe coube, historicamente, “passar” a ideia de pátria. [...]

Palavras-chave: Geografia; Ensino; Discurso; Livros didáticos.

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Biografía del autor/a

Vânia Rubia Farias Vlach, Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Professora do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Publicado

2009-04-28

Cómo citar

VLACH, V. R. F. Geografia e ensino: a necessidade de um contra-discurso. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 1, n. 2, p. 57–60, 2009. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v1n2a1987-1990. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1990. Acesso em: 15 ene. 2025.