O Retorno à linguagem: Husserl e Merleau-Ponty
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v1n2a1987-1989Palabras clave:
Husserl, Merleau-Ponty, Fenomenologia, Linguagem, ConsciênciaResumen
Edmund Husserl pretende desenvolver no texto Investigações Lógicas, a construção de uma eidética da linguagem. Trata-se da ambição racionalista de elaborar uma gramática universal capaz de fixar as normas de significação, independentes de qualquer linguagem empírica, estabelecendo, entretanto, que todas as línguas empíricas são apenas a realização de uma linguagem essencial, que cabe à fenomenologia estabelecer. A eidética, a busca do ‘eido’, é o objetivo supremo da fenomenologia; a constituição, através de um método de variações imaginárias que culminariam na “visão das essências” – a intuição do variante residual de todas as variações. Este invariante, resíduo de todas as variações possíveis, é a atividade intencional da consciência buscando constituir o significado; condição para que qualquer comunicação possa se estabelecer. Todas as proposições se exprimem em linguagem, através de enunciados. A linguagem é o modelo intencional através do qual a consciência rompe com o primado da ‘consciência’ em si e se define como ‘consciência do mundo’. [...]
Palavras-chave: Palavras-chave: Husserl; Merleau-Ponty; Fenomenologia; Linguagem; Consciência.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Renato Oliva
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Declaração de direitos autorais: Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Educação e Filosofia, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Declaration of Copyright: The works published are the property of their authors, who may make use of them for later publications, always citing the original publication (original title, Educação e Filosofia, volume, issue, pages). The authors of the articles published are fully responsible for them; the journal and/or EDUFU are exempt from legal responsibility for their content.
Déclaration de droit d’auteur: Les œuvres publiées sont la propriété de leurs auteurs, qui peuvent les avoir pour publication ultérieure, à condition que l'édition originale soit mentionnée (titre de l'original, Educação e Filosofia, volume, nombre, pages). Tous les articles de cette revue relèvent de la seule responsabilité de leurs auteurs et aucune responsabilité légale quant à son contenu n'incombe au périodique ou à l’EDUFU.