Da ausência à presença da Filosofia: o desafio da iniciação à reflexão filosófica

Autores/as

  • Lidia Maria Rodrigo Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v1n2a1987-1986

Palabras clave:

Reflexão filosófica, Presença da Filosofia, Comunicação

Resumen

Banida do 2ºgrau – após a Reforma do Ensino no final dos anos 60 – a Filosofia passou a se fazer presente nos primeiros semestres de diferentes cursos universitários. As que aderiam à Reforma incluíram Introdução à Filosofia entre as disciplinas que compõem o ciclo básico exatamente no intuito de suprir deficiências de um secundário que não mais visava preparar o aluno para a universidade. Cria-se, assim, uma realidade nova que coloca a questão do sentido da Filosofia e do trabalho docente a ser realizado com alunos que não fizeram e não farão opção por um curso de Filosofia. Tendo presente essas preocupações, os professores de Filosofia da UFU participaram de dois encontros com colegas do Triângulo Mineiro – outros encontros estão programados – visando encontrar alternativas de trabalho mais satisfatórias para enfrentar tal situação. Este texto foi produzido com o objetivo de contribuir para debate, sem nenhuma prestação de fechar a questão ou esgotar o tema. [...]

Palavras-chave: Reflexão filosófica; Presença da Filosofia; Comunicação.

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Biografía del autor/a

Lidia Maria Rodrigo, Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Professora de Filosofia do Departamento de Pedagogia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Publicado

2009-04-28

Cómo citar

RODRIGO, L. M. Da ausência à presença da Filosofia: o desafio da iniciação à reflexão filosófica. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 1, n. 2, p. 19–23, 2009. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v1n2a1987-1986. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1986. Acesso em: 24 nov. 2024.