Delírio e Paixão

Autores/as

  • Roberto Goto UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v2a1988-1943

Palabras clave:

delirio, paixão

Resumen

[...] Um professor da Universidade de São Paulo, numa entrevista sobre o curso de Filosofia publicada na página de vestibulares de um jornal da grande imprensa, afirma que grande pane dos estudantes que escolhem o curso está à procura de respostas para seus problemas existenciais. "Quando se dão conta de que o que fazemos aqui é um trabalho de reflexão sobre textos clássicos da tradição filosófica, dizem que não esperavam um ensino acadêmico. E abandonam a escola. Mas não há outra maneira de fazer Filosofia senão trabalhar sobre textos filosóficos. Muitos alunos pensam que basta delirar um pouco que já estão fazendo Filosofia".

Acredito que pelo menos num ponto estamos de acordo com estas afirmações: a filosofia tem um e uma especificidade que apontam para o fato de que, se filosofar significa aprender a refletir, esta reflexão passa necessariamente pelo que já refletiram os filósofos, incluindo a questão que consiste em saber o que são filosofia e filósofos. [...]

Palavras-chave: Delírio; Paixão; Reflexão; Filosofia; Filósofos.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2009-04-09

Cómo citar

GOTO, R. Delírio e Paixão. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 2, n. 4, p. 39–48, 2009. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v2a1988-1943. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1943. Acesso em: 26 dic. 2024.