HARVEY, David. Condição pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. 15. ed. Tradução de Adail Ubirajara Sobral e Maria Stela Gonçalves. Rio de Janeiro: Edições Loyola, 2006. 349 p.
Resumen
Condição Pós-moderna é uma obra que se tornou referência acadêmica para diversas áreas, entre elas a educação. Já se vão vinte e três anos desde sua publicação, em 1989, e a obra continua atual. Trata-se de uma pesquisa histórica das raízes do que tem sido essa desestabilizadora fase do desenvolvimento econômico, político e cultural que vem sendo chamada de pós-modernismo. A tese de Harvey é de que há algum tipo de relação entre a ascensão de formas culturais pós-modernas, a emergência de modos mais flexíveis de acumulação e um novo ciclo de compressão do tempo-espaço na organização do capitalismo. Tendo em conta as regras de acumulação capitalistas e a manutenção delas, o autor considera que essas mudanças não implicam em transformações em direção a uma sociedade pós-capitalista ou pós-industrial. Em quatro partes o autor explora a "Passagem da modernidade e pós-modernidade na cultura contemporânea"; "A transformação político-econômica do capitalismo ao final do século XX"; "A experiência do espaço e do tempo" e, finalmente, "A condição pós-moderna". O autor explora especialmente a tese da alteração no sentido de tempo e de espaço provocada pela crise de experiência do espaço e do tempo. Pretende, ainda, apreender até que ponto o modernismo é uma resposta à crise de experiência do espaço-tempo, partindo do pressuposto que as transformações atingem as formas de representação, como a literatura e a arte. A crítica principal de Harvey é ao pós-modernismo como forma de interpretar o mundo. Evidenciando a possibilidade da autodestruição ou dissolução do pós-modernismo em algo diferente. Diante das ideias de retomada do classicismo e da sugestão da trilha do caminho dos modernos, o autor se posiciona a favor do modernismo, no qual a visão do futuro e da transformação dele são mais importantes.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaração de direitos autorais: Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Educação e Filosofia, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Declaration of Copyright: The works published are the property of their authors, who may make use of them for later publications, always citing the original publication (original title, Educação e Filosofia, volume, issue, pages). The authors of the articles published are fully responsible for them; the journal and/or EDUFU are exempt from legal responsibility for their content.
Déclaration de droit d’auteur: Les œuvres publiées sont la propriété de leurs auteurs, qui peuvent les avoir pour publication ultérieure, à condition que l'édition originale soit mentionnée (titre de l'original, Educação e Filosofia, volume, nombre, pages). Tous les articles de cette revue relèvent de la seule responsabilité de leurs auteurs et aucune responsabilité légale quant à son contenu n'incombe au périodique ou à l’EDUFU.