HARVEY, David. Condição pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. 15. ed. Tradução de Adail Ubirajara Sobral e Maria Stela Gonçalves. Rio de Janeiro: Edições Loyola, 2006. 349 p.

Autores

  • Abelardo Bento Araújo Centro Federal de Educação Tecnológica - CEFET/MG
  • Maria Aparecida da Silva Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET/MG

Resumo

Condição Pós-moderna é uma obra que se tornou referência acadêmica para diversas áreas, entre elas a educação. Já se vão vinte e três anos desde sua publicação, em 1989, e a obra continua atual. Trata-se de uma pesquisa histórica das raízes do que tem sido essa desestabilizadora fase do desenvolvimento econômico, político e cultural que vem sendo chamada de pós-modernismo. A tese de Harvey é de que há algum tipo de relação entre a ascensão de formas culturais pós-modernas, a emergência de modos mais flexíveis de acumulação e um novo ciclo de compressão do tempo-espaço na organização do capitalismo. Tendo em conta as regras de acumulação capitalistas e a manutenção delas, o autor considera que essas mudanças não implicam em transformações em direção a uma sociedade pós-capitalista ou pós-industrial. Em quatro partes o autor explora a "Passagem da modernidade e pós-modernidade na cultura contemporânea"; "A transformação político-econômica do capitalismo ao final do século XX"; "A experiência do espaço e do tempo" e, finalmente, "A condição pós-moderna". O autor explora especialmente a tese da alteração no sentido de tempo e de espaço provocada pela crise de experiência do espaço e do tempo. Pretende, ainda, apreender até que ponto o modernismo é uma resposta à crise de experiência do espaço-tempo, partindo do pressuposto que as transformações atingem as formas de representação, como a literatura e a arte. A crítica principal de Harvey é ao pós-modernismo como forma de interpretar o mundo. Evidenciando a possibilidade da autodestruição ou dissolução do pós-modernismo em algo diferente. Diante das ideias de retomada do classicismo e da sugestão da trilha do caminho dos modernos, o autor se posiciona a favor do modernismo, no qual a visão do futuro e da transformação dele são mais importantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Abelardo Bento Araújo, Centro Federal de Educação Tecnológica - CEFET/MG

Mestrando em Educação Tecnológica - CEFET/MG; Bolsista CAPES

Maria Aparecida da Silva, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET/MG

Doutora em Educação pela Unicamp; professora aposentada da UFMG; professora do CEFET/MG

Downloads

Publicado

2012-07-19

Como Citar

ARAÚJO, A. B.; SILVA, M. A. da. HARVEY, David. Condição pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. 15. ed. Tradução de Adail Ubirajara Sobral e Maria Stela Gonçalves. Rio de Janeiro: Edições Loyola, 2006. 349 p. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 26, n. 52, p. 677–681, 2012. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13623. Acesso em: 22 jul. 2024.