O PENSAMENTO HUMANISTA CRISTÃO E ALGUMAS REVERBERAÇÕES NA PEDAGOGIA FREIREANA

Autores/as

  • Bárbara Hees Garré Universidade Federal do Rio Grande/FURG
  • Paula Corrêa Henning Universidade Federal do Rio Grande/FURG

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v27n53a2013-p275a296

Palabras clave:

Educação, Pedagogia Freirena, Humanismo Cristão, Michel Foucault

Resumen

O artigo compõe uma dissertação que tem como problema de pesquisa investigar quais discursos de humanismo produzem o campo da educação, na perspectiva freireana. A escolha do corpus discursivo situa-se no entendimento de que Paulo Freire é um autor muito potente no campo da educação, sendo referência básica nos Planos de Ensino e nos Currículos dos cursos que formam professores. Aqui, pretende-se remontar algumas pistas genealógicas que se constituem como condição de possibilidade para a emergência de um pensamento humanista cristão na Pedagogia Freireana. Para tanto, busca-se no pensamento personalista de Emmanuel Mounier entender algumas destas condições de possibilidade. O artigo está organizado em três momentos: o primeiro aborda as principais concepções humanistas; o segundo analisa o entendimento de homem em Paulo Freire e as possíveis aproximações com o pensamento mouneriano; como finalização, há uma provocação para se pensar sobre a produção do humano, imanente a este mundo.

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Data de registro:27/08/2011

Data de aceite:03/10/2012

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Publicado

2013-07-16

Cómo citar

GARRÉ, B. H.; HENNING, P. C. O PENSAMENTO HUMANISTA CRISTÃO E ALGUMAS REVERBERAÇÕES NA PEDAGOGIA FREIREANA. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 27, n. 53, p. 275–296, 2013. DOI: 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v27n53a2013-p275a296. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13564. Acesso em: 21 nov. 2024.