A HISTORIOGRAFIA "CLÁSSICA" DA EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO E AVANÇOS CONTEMPORÂNEOS IMPLEMENTADOS PELO GRUPO DE PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO IE/UFMT

Autores/as

  • Nicanor Palhares Sá Universidade Federal de Uberlandia (Uberlândia, MG, Brasil)
  • Elizabeth Madureira UFMT

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v18nn.%20ESPa2004-11221

Palabras clave:

Educação, História, Historiografia, Documentação

Resumen

O presente artigo tem como ponto de partida a análise da produção historiográfica “clássica” referente à história da educação de Mato grosso, cuja relevância se deve a um primeiro esforço em proceder a uma articulação, mesmo que cronológica da trajetória da educação em Mato Grosso. A partir dessa contribuição, seguiu-se a produção acadêmica, inaugurada na década de 1980 e prosseguida com estudos e pesquisas desenvolvidos pelo Grupo de História da Educação do IE/UFTM que, ao longo de sete anos, gerou uma produção acadêmica já publicada, além de contar com trabalhos inéditos consubstanciados em teses de doutorado e dissertações de mestrado, definidas até o ano de 2003. O artigo finaliza apresentando um panorama dos trabalhos desenvolvidos pelo Grupo de Pesquisa no campo documental, tanto no âmbito da documentação escrita quanto da oral.

Palavras-chave: Educação; História; Historiografia; Documentação.

Abstract: The present article has as starting point the analysis of the production of "classic" history of education on Mato Grosso. Its a first attempt, even if only from a chronological point of view. 10 articulate the trajectory of education in Mato Grosso. From this point on, starting in the 80’s, many published and unpublished researches. studies and dissertations were conducted by the Group of History of Education of the Institute of Education at the Federal University of Mato Grosso Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso This journey is exposed here ending with a view over the production of written and oral documents.

Key-words: Education; History; Documentation.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Nicanor Palhares Sá, Universidade Federal de Uberlandia (Uberlândia, MG, Brasil)

Elizabeth Madureira, UFMT

Mestre em história e Doutora em História da Educação. Curadora da Casa Barão de Melgaço e integrante do Grupo de Pesquisa de História da Educação / UFMT.

Citas

ALVES. Gilberto Luiz. Educação e História em Mato Grosso: 1719-1864. Campo Grande, UFMS. 1984.

CORRÊA FILHO, Virgílio. Questões de Ensino. Cuiabá, IHGMT, 2001. (Publicações Avulsas. 29)

LEITE. Gervásio. Um Século de Instrução Pública: história do ensino primário em Mato Grosso. Cuiabá, 1971.

MENDONÇA. Rubens de. Evolução do ensino em Mato Grosso. Cuiabá, s. ed., 1977.

MARCÍLIO, Humberto. História do Ensino em Mato Grosso. Cuiabá, SECS-MT, 1963.

PERARO, Maria Adenir; SIQUEIRA, Elizabeth Madureira e Moraes, Sibele de. Memória da Igreja em Mato Grosso: o arquivo da Cúria Metropolitana de Cuiabá, catálogo de documentos históricos. Cuiabá. Entrelinhas, 2002.

SÁ, Nicanor Palhares e SIQUEIRA, Elizabeth Madureira. Educação e memória: Catálogo de Documentos Relativos à História da Educação de Mato Grosso (Período Imperial) (org.) Cuiabá, EdUFMT/CNPq, 1998

MADUREIRA. Educação e memória: Catálogo de Documentos Relativos à História da Educação de Mato Grosso (Período Imperial) (ore.) Cuiabá, EdUFMT/CNPq, 1998

SÁ, Nicanor Palhares e SIQUEIRA. Elizabeth Madureira (org). Leis de Regulamentos da Instrução Pública do Império em Mato Grosso. Campinas, Editores Associados/SBHE/INEP, 2000.

SIQUEIRA. Elizabeth Madureira. Luzes e Sombras: Modernidade e Educação Pública em Mato Grosso 1870-1889. Brasília/Cuiabá NEP-EdUFMT, 2000.

Publicado

2010-11-19

Cómo citar

PALHARES SÁ, N.; MADUREIRA, E. A HISTORIOGRAFIA "CLÁSSICA" DA EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO E AVANÇOS CONTEMPORÂNEOS IMPLEMENTADOS PELO GRUPO DE PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO IE/UFMT. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 18, n. n. ESP, p. 41–66, 2010. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v18nn. ESPa2004-11221. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/11221. Acesso em: 24 nov. 2024.