Filosofia e pedagógica da libertação latinoamericana
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v8n16a1994-1033Palabras clave:
Filosofia, Enrique Dussel, Filosofia da Libertação LatinoamericanaResumen
A Filosofia da Libertação Latinoamericana (FL) é, provavelmente, a mais original contribuição filosófica da América Latina na atualidade. Entre seus maiores representantes destaca-se Enrique Dussel. Nas páginas seguintes proponho-me a analisar criticamente a concepçåo deste filósofo acerca do que ele próprio denomina "pedagógica• da libertação, que é um "nível" concreto da FL especialmente privilegiado por Dussel. O varão da relação erótica (varão mulher) é agora o pai e a mulher a mãe do filho, o "novo" nessa relação. Para nosso filósofo a pedagógica não deve ser confundida com a pedagogia. Esta consiste na ciência da aprendizagem e do ensino; aquela é uma pane da filosofia, que pensa "a relação cara-a-cara" do pai com o filho, do mestre com o discípulo, do filósofo com o não-filósofo, etc. Na pedagógica convergem a erótica e a política; é como uma ponte entre as duas, mas que tem consistência própria. O pai-Estado, dominando a mäecultura, possibilita que esta, encarregada frequentemente de educar o filho na primeira infância, "totalize" o seu filho onde "encontra aí a compensaçåo do varão que a constitui como objeto".
Palavras-chave: Filosofia; Enrique Dussel; Filosofia da Libertação Latinoamericana.
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