Pedagogia pelo e para o trabalho

ação disciplinadora da burguesia e a resistência dos trabalhadores

Autores/as

  • Alcione Rodrigues Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v8n16a1994-1026

Palabras clave:

Filosofia, Educação, Resistência dos trabalhadores, Anarquismo

Resumen

1 - INTRODUÇÃO 

A história do pensamento anarquista, isto é, do pensamento socialista anárquico ou libertário, inclusive em nosso país, ainda pertence àquele conjunto de percepções difusas, porque vivemos em uma totalidade que compreende as dimensões política, econômica, social, cultural da vida concreta dos homens, de forma totalitária. A totalidade da dinâmica histórica do capitalismo que se impõe como hegemônico, único e exclusivo, o traduz como totalitário, legítimo e legitimador do todo social, uma vez que o impõe como critério. E ao se fazer critério, o pensamento hegemônico de caráter capitalista seleciona e legitima a marginalização que se reproduz em todos os níveis. Portanto, enquanto "ordem estabelecida", por esta visão totalitária, se explica como a "ordem real". Neste sentido tudo que está fora dela é entendido como desordem, ignorância, subversão, delinquência, doença. 

É pois, neste contexto totalitário, que se exclui a percepção dialética da totalidade e da unidade histórica em que circunscreve-se a história dos grupos anarquistas como símbolo desta ordem marginal à visão totalitária de mundo. Sinônimo de desordem, porque não pertence à “ordem real", isto é, não pertence à lógica capitalista. [...]

Palavras-chave: Filosofia; Educação; Resistência dos trabalhadores; Anarquismo.

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Biografía del autor/a

Alcione Rodrigues, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Professora do Departamento de Princípios e Organização da Prática Pedagógica, da Universidade Federal de Uberlândia.

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Publicado

2008-11-06

Cómo citar

RODRIGUES, A. Pedagogia pelo e para o trabalho: ação disciplinadora da burguesia e a resistência dos trabalhadores. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 8, n. 16, p. 87–105, 2008. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v8n16a1994-1026. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1026. Acesso em: 22 jul. 2024.