Ensino de ciências e formação continuada de professores: algumas considerações históricas
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v9n17a1995-1014Palabras clave:
Educação, Ensino de ciências no 1° grau, HistóriaResumen
A finalidade do estudo é resgatar parte da história (1960-1990) dos cursos de Ciências para professores do 1° grau e entender o papel dos cursos de Ciências no seu contexto histórico. Esta foi a maneira que encontrei para compreender os problemas metodológicos da formação continuada no ensino de Ciências. Questionar as estratégias de aperfeiçoamento, usadas no âmbito de ensino de Ciências, via-de-regra desgarradas do cotidiano escolar, é fornecer elementos para que esta importante atividade de formação continuada passe a ser pensada de maneira mais abrangente e eficaz.
Palavras-chave: Educação; Ensino de ciências no 1° grau; História.
Descargas
Citas
ARAPIRACA. José Oliveira (1982). A Usaid e a Educação Brasileira. São Paulo: Cortez-Autores Associados.
EZPELETA, Justa e ROCKWELL, Elsie (1989). Pesquisa Participante. Trad. Francisco Salatiel de Alencar Barbosa. 2ed São Paulo: CortezAutores Associados
FERRETTI, Celso João (1980). A inovação na Perspectiva Pedagógica. In GARCIA, Walter E.(coord): Inovação educacional no Brasil: problemas e perspectivas. São Paulo: Cortez-Autores Associados.
FISCHER, Rosa Maria Bueno (1976). A questão das técnicas didáticas Ijuí(RS), .(numeo)
GARCIA, Walter (org.) (1980). Inovação Educacional no Brasil: problemas e perspectivas. São Paulo: Cortez-Autores Associados.
GERMANO, José Willington (1990). Estado militar e educação no Brasil. 1964-1985, um estudo sobre a política educacional. Tese de doutoramento, Faculdade de Educação. Universidade Estadual de Campinas.
GOUVEIA, Mariley S.F. (1992). Cursos de Ciências para professores do 1 0 grau elementos para uma política de formação continuada. Campinas, Tese de Doutorado. Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas.
HELLER, (1985). O cotidiano e a história. 2ed Trad. Carlos N. Coutinho e Leandro Konder. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
MOREIRA, Antonio F. B.. Currículos e programas no Brasil. Campinas: Papirus, 1990.
PALMA FILHO. João Cardoso (i 989). A reforma curricular da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo para o ensino de 1 0 grau (1983-1987): uma avaliação critica. São Paulo. Dissertação de Mestrado Pontificia Universidade Católica de São Paulo
PATTO- Maria Helena Souza (1990). A produção do fracasso escolar histórias de submissão e rebeldia. São Paulo• T- Queiroz.
PEREIRA, Luiz (1971). Estudos sobre o Brasil Contemporâneo. São Paulo: Pioneira.
TEIXEIRA JUNIOR. Antomo de Souza (1976). Um Projeto de Ensino de Ciências para o Brasil Tese de Doutoramento. F.F.C.L. da Universidade de Taubaté
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Mariley Simões Flória Gouveia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Declaração de direitos autorais: Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Educação e Filosofia, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Declaration of Copyright: The works published are the property of their authors, who may make use of them for later publications, always citing the original publication (original title, Educação e Filosofia, volume, issue, pages). The authors of the articles published are fully responsible for them; the journal and/or EDUFU are exempt from legal responsibility for their content.
Déclaration de droit d’auteur: Les œuvres publiées sont la propriété de leurs auteurs, qui peuvent les avoir pour publication ultérieure, à condition que l'édition originale soit mentionnée (titre de l'original, Educação e Filosofia, volume, nombre, pages). Tous les articles de cette revue relèvent de la seule responsabilité de leurs auteurs et aucune responsabilité légale quant à son contenu n'incombe au périodique ou à l’EDUFU.