Ensino de ciências e formação continuada de professores: algumas considerações históricas

Autores/as

  • Mariley Simões Flória Gouveia Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v9n17a1995-1014

Palabras clave:

Educação, Ensino de ciências no 1° grau, História

Resumen

A finalidade do estudo é resgatar parte da história (1960-1990) dos cursos de Ciências para professores do 1° grau e entender o papel dos cursos de Ciências no seu contexto histórico. Esta foi a maneira que encontrei para compreender os problemas metodológicos da formação continuada no ensino de Ciências. Questionar as estratégias de aperfeiçoamento, usadas no âmbito de ensino de Ciências, via-de-regra desgarradas do cotidiano escolar, é fornecer elementos para que esta importante atividade de formação continuada passe a ser pensada de maneira mais abrangente e eficaz.

Palavras-chave: Educação; Ensino de ciências no 1° grau; História.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Mariley Simões Flória Gouveia, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

A autora é professora da área de Educação Aplicada às Geociências do Instituto de Geociências na UNICAMP.

Citas

ARAPIRACA. José Oliveira (1982). A Usaid e a Educação Brasileira. São Paulo: Cortez-Autores Associados.

EZPELETA, Justa e ROCKWELL, Elsie (1989). Pesquisa Participante. Trad. Francisco Salatiel de Alencar Barbosa. 2ed São Paulo: CortezAutores Associados

FERRETTI, Celso João (1980). A inovação na Perspectiva Pedagógica. In GARCIA, Walter E.(coord): Inovação educacional no Brasil: problemas e perspectivas. São Paulo: Cortez-Autores Associados.

FISCHER, Rosa Maria Bueno (1976). A questão das técnicas didáticas Ijuí(RS), .(numeo)

GARCIA, Walter (org.) (1980). Inovação Educacional no Brasil: problemas e perspectivas. São Paulo: Cortez-Autores Associados.

GERMANO, José Willington (1990). Estado militar e educação no Brasil. 1964-1985, um estudo sobre a política educacional. Tese de doutoramento, Faculdade de Educação. Universidade Estadual de Campinas.

GOUVEIA, Mariley S.F. (1992). Cursos de Ciências para professores do 1 0 grau elementos para uma política de formação continuada. Campinas, Tese de Doutorado. Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas.

HELLER, (1985). O cotidiano e a história. 2ed Trad. Carlos N. Coutinho e Leandro Konder. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

MOREIRA, Antonio F. B.. Currículos e programas no Brasil. Campinas: Papirus, 1990.

PALMA FILHO. João Cardoso (i 989). A reforma curricular da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo para o ensino de 1 0 grau (1983-1987): uma avaliação critica. São Paulo. Dissertação de Mestrado Pontificia Universidade Católica de São Paulo

PATTO- Maria Helena Souza (1990). A produção do fracasso escolar histórias de submissão e rebeldia. São Paulo• T- Queiroz.

PEREIRA, Luiz (1971). Estudos sobre o Brasil Contemporâneo. São Paulo: Pioneira.

TEIXEIRA JUNIOR. Antomo de Souza (1976). Um Projeto de Ensino de Ciências para o Brasil Tese de Doutoramento. F.F.C.L. da Universidade de Taubaté

Publicado

2008-10-30

Cómo citar

GOUVEIA, M. S. F. Ensino de ciências e formação continuada de professores: algumas considerações históricas. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 9, n. 17, p. 227–257, 2008. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v9n17a1995-1014. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1014. Acesso em: 22 jul. 2024.