Gerência da qualidade total
conservação ou superação do processo de alienação?
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v9n17a1995-1013Palabras clave:
Trabalho, Gerência da Qualidade, TaylorismoResumen
Presenciamos, atualmente, nos diversos segmentos da sociedade, tais com indústrias, escolas e hospitais, a incorporação dos Princípios e Métodos de Gerenciamento, baseados no Controle da qualidade total.
Segundo os ideólogos dessa linha de gerenciamento, a Gerência da Qualidade Total apresenta-se, hoje, como uma necessidade de qualquer instituição para garantir maior produtividade com menor gasto através da democratização nas relações de trabalho, levando o trabalhador à DESALIENAÇÃO por meio do conhecimento da globalidade do processo de trabalho. Sob tal perspectiva, reconhecem as limitações da teoria da Administração Científica de Taylor, quando postula a separação entre atividades de planejamento e de execução. Assim, apesar de admitirem a importância da teoria taylorista para a sustentação da Gerência da Qualidade total, afirmam que esta forma de gerenciamento apresenta-se como uma superação do taylorismo. [...]
Palavras-chave: Trabalho; Gerência da Qualidade; Taylorismo.
Descargas
Citas
BARBOSA, Eduardo F. Implantação da Qualidade Total nas escolas. Belo Honzonte. Fundação Chnstiano Ottom. Escola de Engenhana. UFMG. 1992
et alii. Gerência da Oualidade Total na Educação, Belo Horizonte. Fundação Christiano Ottoni, Escola de Engenharia, UFMG. 1992.
BRAVERMAN Harry. Trabalho e capital monopolista. Pao de Janeiro. Zahar Editores, 3 ed.. 1981
CAMPOS. Vicente Falconi. TQC: Controle da Qualidade Total ( no estilo japonês): Belo Horizonte. Fundação Christiano Ottonl, Escola de Engenharm UFMG, 1992.
COELHO. Ma Inês de Matos & XAVIER, Guilherme Guedes. Padronização como elaboração participativa e crítica dos profissionais. Belo Honzonte. Fundação Christiano Ottoni, Escola de Engenharia, UFMG, 1992.
Diário Oficial de Minas Gerais, 04 de março de 1994, seção 2.
FÉLIX, Maria de Fátima Costa. Administração escolar: Um problema educativo ou empresarial. São Paulo. Cortez. Autores Associados. 1985
FREITAS et alii. Conceitos básicos da Gerência da Qualidade Total na educação. Belo Horizonte, Fundação Christiano Ottom. Escola de UFMG, 1992.
Itens de controle e avaliação de processos na Educação. Belo
Horizonte, Fundação Christiano Ottoni, Escola de Engenharia, UFMG, 1992
KAPAZ, Emerson. A Reengenhana no Brasil. Folha de São Paulo, cad. 1-3 São Paulo, 15-04-94.
MACHADO, Lucília Regina de Souza. Mudanças tecnológicas e a educação da classe trabalhadora. In: MACHADO, Lucília Regina de Souza et alii. Trabalho e Educação. Campinas, S.P. Papirus Cedes; SÃO Paulo. Ande: Anped, 1992
MARX & ENGELS. A Ideologia Alemã. São Paulo: Hucitec. 1986.
MARX Karl. Manuscntos econômicos e filosóficos. In: FROMM, E. conceito marxista do homem. 7 ed.- Rio de Janeiro- Zahar. 1979
MINAS GERAIS. Minas aponta 0 caminho. 1984.
NEVES, Magda de Almeida. Mudanças tecnológicas e Organizacionais e os impactos sobre o trabalho e a qualificação rofissional. In: MACHADO-Lucília Regina de Souza et alii. Trabalho e Educação. Campinas. S.P.Papirus Cedes: São Paulo. Ande. Anped. 1992.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Maria Vieira Silva
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Declaração de direitos autorais: Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Educação e Filosofia, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Declaration of Copyright: The works published are the property of their authors, who may make use of them for later publications, always citing the original publication (original title, Educação e Filosofia, volume, issue, pages). The authors of the articles published are fully responsible for them; the journal and/or EDUFU are exempt from legal responsibility for their content.
Déclaration de droit d’auteur: Les œuvres publiées sont la propriété de leurs auteurs, qui peuvent les avoir pour publication ultérieure, à condition que l'édition originale soit mentionnée (titre de l'original, Educação e Filosofia, volume, nombre, pages). Tous les articles de cette revue relèvent de la seule responsabilité de leurs auteurs et aucune responsabilité légale quant à son contenu n'incombe au périodique ou à l’EDUFU.