A articulação entre infância, cidadania e história

uma questão para a pedagogia

Autores/as

  • Maria Rúbia Alves Marques Veríssimo Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v9n17a1995-1012

Palabras clave:

Educação, Cidadania, Formação do cidadão

Resumen

É comum que em nosso discurso educacional-escolar nos referimos à intenção de formarmos o cidadão crítico e consciente, capaz de transformar a realidade em que vive. O que isso realmente significa? Qual o sentido de se formar o cidadão? S que concepção de cidadão, isto é, de que homem estamos falando?

A falta de clareza quanto aos referenciais antropológicos que sustentam a educação que defendemos e praticamos, tem sido fator primordial das “flutuações pedagógicas” dos educadores entre tendências e modismos teórico-metodológicos e institucionais. [...]

Palavras-chave: Educação; Cidadania; Formação do cidadão.

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Biografía del autor/a

Maria Rúbia Alves Marques Veríssimo, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Professora de Metodologia do Ensino de Geografia e História do Departamento de Princípios e Organização da Prática Pedagógica e mestranda em Educação Brasileira pela Universidade Federal de Uberlândia.

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Publicado

2008-10-30

Cómo citar

VERÍSSIMO, M. R. A. M. A articulação entre infância, cidadania e história: uma questão para a pedagogia. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 9, n. 17, p. 191–207, 2008. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v9n17a1995-1012. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1012. Acesso em: 27 nov. 2024.