Elementos para a construção teórica da historicidade das práticas educativas escolares
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v9n17a1995-1010Palabras clave:
Escola, Educação, Relações sociais, Práticas educativasResumen
Muitos estudos críticos que objetivam repensar o ensino, a escola, sua função e organização, têm centrado suas análises no processo de ensino-aprendizagem, nos métodos de ensino, no planejamento, nos objetivos educacionais, ou ainda nos conteúdos escolares, sem, no entanto, elucidar a relação entre esses elementos e a organização do trabalho pedagógico. Procedendo assim, tais abordagens, ainda que pretendendo fazer a crítica às análises tecnicistas, mecanicistas, acabam por reduzir os problemas educacionais a aspectos meramente técnico-metodológicos, não conseguindo ir além destes mesmos aspectos, porque não apreendem a inter-relação entre eles, nem a totalidade educativo-social em que se inserem.
Ora, a escola e a prática educativa que se desenvolve no seu interior, não estão acima ou fora da sociedade, pois a permanente construção e reconstrução do fazer pedagógico escolar é permeada por práticas sociais mais amplas. A escola, assim como as demais instituições sociais, o Estado, a família, os sindicatos, os partidos políticos, por exemplo, incorporam e desempenham papéis sociais definidos. A definição destes papéis, por sua vez, não se consolida apenas pelo movimento das relações internas aí vivenciadas, mas também pelo movimento histórico-dialético das relações sociais que perpassam essas instituições e nas quais existem concretamente. Assim, para se estudar e compreender a escola no seu movimento, na sua totalidade e contraditoriedade, é preciso situá-la histórica e socialmente, pois sua função, estrutura e funcionamento estão sendo construídos na própria dinâmica das relações sociais. [...]
Palavras-chave: Escola; Educação; Relações sociais; Práticas educativas.
Descargas
Citas
ARROYO, Miguel González. A escola e o movimento social: relativizando o papel da escola. Revista ANDE, 12:15-21, São Paulo, 1990.
BERNARDO, João. Marx crítico de Marx. 3 volumes. Porto/Portugal, Afrontamento, 1977. (Coleção Biblioteca das Ciências Humanas)
Capital, sindicatos, gestores. São Paulo, Vértice, 1987. (Coleção Biblioteca do Futuro, v. 6)
Economia dos Conflitos Sociais. São Paulo, Cortez, 1991.
Dialética da prática e da ideologia. São' Paulo. Cortez:
Porto/Portugal- Afrontamento. 1 991 (Coleção Histónas e Idéias. v.5)
SANTOS. Oder José dos. A questão da produção e da distribuição do conhecimento. Educação em Revista, 2:4-7- Belo Horizonte, jul/1995
Pedagogia dos conflitos sociais. Campinas. Papirus, 1989.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Marcelo Soares Pereira da Silva
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Declaração de direitos autorais: Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Educação e Filosofia, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Declaration of Copyright: The works published are the property of their authors, who may make use of them for later publications, always citing the original publication (original title, Educação e Filosofia, volume, issue, pages). The authors of the articles published are fully responsible for them; the journal and/or EDUFU are exempt from legal responsibility for their content.
Déclaration de droit d’auteur: Les œuvres publiées sont la propriété de leurs auteurs, qui peuvent les avoir pour publication ultérieure, à condition que l'édition originale soit mentionnée (titre de l'original, Educação e Filosofia, volume, nombre, pages). Tous les articles de cette revue relèvent de la seule responsabilité de leurs auteurs et aucune responsabilité légale quant à son contenu n'incombe au périodique ou à l’EDUFU.