O sentido do trabalho como princípio educativo na concepção gramsciana

Autores/as

  • Itamar Mazza Farias Universidade Federal do Paraná (UFPR)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v9n17a1995-1008

Resumen

  • O TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO: IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA

É provável que não tratemos aqui muito de novo acerca do trabalho como princípio educativo em Gramsci, visto que ótimos estudos já foram publicados a respeito. Nesse sentido, NOSELLA nos diz: “O trabalho como princípio educativo em Gramsci é tema sobejamente estudado, conhecido e difundido. (...) Quem não sabe que Gramsci assenta a cultura, a filosofia, a educação no sólido terreno do trabalho?”. Contudo, a fim de sermos coerentes com nosso objeto de estudo, não poderíamos deixar de fazer uma incursão na obra gramsciana a respeito do assunto. O interesse na referida obra prende-se ao sentido dado por esse autor ao “trabalho como princípio educativo”. Sentido esse que aprofunda as questões colocadas por Marx e Engels. [...]

Palavras-chave: Gramsci; Marx e Engels; Educação; Trabalho.

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Biografía del autor/a

Itamar Mazza Farias, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

 Professora Adjunta do DEPLAE – Setor de Educação - UFPR

Citas

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Publicado

2008-10-30

Cómo citar

FARIAS, I. M. O sentido do trabalho como princípio educativo na concepção gramsciana. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 9, n. 17, p. 139–155, 2008. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v9n17a1995-1008. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1008. Acesso em: 22 dic. 2024.