Educação e movimento social:

a questão da qualidade do ensino na perspectiva de um sindicato de educadores

Autores/as

  • João Pinto Furtado

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v9n17a1995-1002

Palabras clave:

Qualidade do ensino, Ensino público, Práticas políticas

Resumen

Este artigo discute o problema da qualidade do enstno no interior do sistema de ensino público de Minas Gerais a partir do tratamento dado à questão pela União dos Trabalhadores do Ensino de Minas Gerais. Procuramos estabelecer uma relação entre as concepções pedagógicas propriamente ditas e as práticas políticas e sindicais mais amplas. Nesse sentido o artigo aborda ainda. do ponto de vista sociológico. o problema da reorganização do sistema produtivo e das condições de trabalho em suas relações com o movimento enfocado.

Palavras-chave: Qualidade do ensino; Ensino público; Práticas políticas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

João Pinto Furtado

Professor Assistente do Departamento de História da Universidade Federal de Ouro Preto. Mestre em Sociologia pela UFMG.

Citas

CHARLOT, Bernard. A mistificação pedagógica: realidades sociais e processos ideológicos na teoria da educação. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986.

CUNHA. Luis A.R. Educação e desenvolvimento social no Brasil. RIO de Janeiro: Francisco Alves Ed, 1975. 291 p

CURY, Carlos Jamil 'Educação e conjuntura atual'S Educação em Revista. Belo Horizonte. no l, p. 1-48, jul, 1985.

DAMASCENO, Alberto e Outros. Educação como ato político partidário. 28 ed. São Paulo: Cortez, 1989. 247 p

FURTADO. João. Da União ao Sind-UTE: A Experiência dos Trabalhadores em Educação do Estado de Minas Gerais (1979-1993). Belo Horizonte: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG, 1993. 226 p (Dissertação de Mestrado)

GADOTTI, Moacir. Educação e compromisso. Campinas: Papirus, 1985.

GADOTTI, Moacir e outros. Pedagogia: Diálogo e conflito. São Paulo: Cortez/ Autores Associados, 1986.

LIBANEO. José Carlos. Democratização da escola pública - A pedagogia crítico-social dos conteúdos. São Paulo. Loyola.

OFFE, Claus. Problemas estruturais do estado capitalista. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1984

OFFE, Claus. Trabalho: a Categoria-chave da Sociologia? Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, v. 4, n o 10, p. 05-20, jun, 1989.

PERALVA, Angelina Teixeira. Reinventando a Escola: a luta dos professores públicos do estado de São Paulo na transição democrática. São Paulo: Faculdade de Educação da USP, 1992. 158 p. (Tese, Livre-Docência).

RIBEIRO. Maria Luísa Santos. A formação política do professor de 1 0 e 2 0 graus. 38 ed. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1991. 280 p. (l a ed. 1984).

SAVIANI. Demerval. "Uma estratégia para defesa da escola pública: retirar a educação da tutela do Estado". Revista de Ensino de Física, vol. 2, no 2, p. 77-88, maio/80.

SAVIANI. Demerval. Escola e democracia. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1983.

Publicado

2008-10-30

Cómo citar

FURTADO, J. P. Educação e movimento social: : a questão da qualidade do ensino na perspectiva de um sindicato de educadores. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 9, n. 17, p. 17–38, 2008. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v9n17a1995-1002. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1002. Acesso em: 24 nov. 2024.