Educação e movimento social:
a questão da qualidade do ensino na perspectiva de um sindicato de educadores
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v9n17a1995-1002Palabras clave:
Qualidade do ensino, Ensino público, Práticas políticasResumen
Este artigo discute o problema da qualidade do enstno no interior do sistema de ensino público de Minas Gerais a partir do tratamento dado à questão pela União dos Trabalhadores do Ensino de Minas Gerais. Procuramos estabelecer uma relação entre as concepções pedagógicas propriamente ditas e as práticas políticas e sindicais mais amplas. Nesse sentido o artigo aborda ainda. do ponto de vista sociológico. o problema da reorganização do sistema produtivo e das condições de trabalho em suas relações com o movimento enfocado.
Palavras-chave: Qualidade do ensino; Ensino público; Práticas políticas.
Descargas
Citas
CHARLOT, Bernard. A mistificação pedagógica: realidades sociais e processos ideológicos na teoria da educação. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986.
CUNHA. Luis A.R. Educação e desenvolvimento social no Brasil. RIO de Janeiro: Francisco Alves Ed, 1975. 291 p
CURY, Carlos Jamil 'Educação e conjuntura atual'S Educação em Revista. Belo Horizonte. no l, p. 1-48, jul, 1985.
DAMASCENO, Alberto e Outros. Educação como ato político partidário. 28 ed. São Paulo: Cortez, 1989. 247 p
FURTADO. João. Da União ao Sind-UTE: A Experiência dos Trabalhadores em Educação do Estado de Minas Gerais (1979-1993). Belo Horizonte: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG, 1993. 226 p (Dissertação de Mestrado)
GADOTTI, Moacir. Educação e compromisso. Campinas: Papirus, 1985.
GADOTTI, Moacir e outros. Pedagogia: Diálogo e conflito. São Paulo: Cortez/ Autores Associados, 1986.
LIBANEO. José Carlos. Democratização da escola pública - A pedagogia crítico-social dos conteúdos. São Paulo. Loyola.
OFFE, Claus. Problemas estruturais do estado capitalista. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1984
OFFE, Claus. Trabalho: a Categoria-chave da Sociologia? Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, v. 4, n o 10, p. 05-20, jun, 1989.
PERALVA, Angelina Teixeira. Reinventando a Escola: a luta dos professores públicos do estado de São Paulo na transição democrática. São Paulo: Faculdade de Educação da USP, 1992. 158 p. (Tese, Livre-Docência).
RIBEIRO. Maria Luísa Santos. A formação política do professor de 1 0 e 2 0 graus. 38 ed. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1991. 280 p. (l a ed. 1984).
SAVIANI. Demerval. "Uma estratégia para defesa da escola pública: retirar a educação da tutela do Estado". Revista de Ensino de Física, vol. 2, no 2, p. 77-88, maio/80.
SAVIANI. Demerval. Escola e democracia. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1983.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 João Pinto Furtado
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Declaração de direitos autorais: Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Educação e Filosofia, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Declaration of Copyright: The works published are the property of their authors, who may make use of them for later publications, always citing the original publication (original title, Educação e Filosofia, volume, issue, pages). The authors of the articles published are fully responsible for them; the journal and/or EDUFU are exempt from legal responsibility for their content.
Déclaration de droit d’auteur: Les œuvres publiées sont la propriété de leurs auteurs, qui peuvent les avoir pour publication ultérieure, à condition que l'édition originale soit mentionnée (titre de l'original, Educação e Filosofia, volume, nombre, pages). Tous les articles de cette revue relèvent de la seule responsabilité de leurs auteurs et aucune responsabilité légale quant à son contenu n'incombe au périodique ou à l’EDUFU.