Editorial

Autores

  • Regina Célia de Santis Feltran

Palavras-chave:

Educação, Debates internacionais, ANPEd

Resumo

O papel da Educação na transformação das sociedades tem sido muito estudado, discutido e questionado, determinando, a partir de posições paradigmáticas diversas, entendimentos não apenas diferentes, mas, por vezes, contrários a respeito.

Tal definição da função educativa é uma preocupação permanente do homem, se não por outras razões, até mesmo pela necessidade que tem de refletir sobre a própria trajetória terrena, enquanto educador e educando, condições que a existência lhe delega e impõe.

Exemplifica a afirmação a ocorrência de debates internacionais como o ocorrido na década de 70, entre representantes de todo o mundo, em um programa desenvolvido durante cinco anos e relatado em publicação da UNESCO (1981) intitulada “Finalités de l’education: études et enquêtes d’éducation comparée”. Na mesma direção, registra-se, nos dias atuais, em nosso país, a 18ª Reunião Anual ANPEd – Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação – realizada em Caxambu (MG), no período de 17 a 21 de setembro de 1995, cujo tema central – Poder, Política e Educação – foi aceito unanimemente pelos anpedianos. [...] 

Palavras-chave: Educação; Debates internacionais; ANPEd. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2008-10-23

Como Citar

FELTRAN, R. C. de S. Editorial. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 9, n. 18, p. 5–6, 2008. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/984. Acesso em: 4 mar. 2024.