Apresentação do Dossiê em Homenagem ao Tricentenário de Kant

Autores

Palavras-chave:

Kant, Tricentenário de Kant

Resumo

Esse Dossiê em Homenagem ao Tricentenário de Kant vem à luz por inciativa da Seção Regional do Cerrado da Sociedade Kant Brasileira (SKB). Nesse ano especialíssimo de 2024, em que se comemora o jubileu de trezentos anos do nascimento do filósofo Immanuel Kant, decidimos homenagear esse autor que marcou profundamente o cenário filosófico mundial. Em nossa região, Kant também se mostra um autor presente, congregando instituições bem inseridas na produção e divulgação do pensamento filosófico, a saber, Universidade de Brasília (UnB), Universidade Católica de Brasília (UCB), Universidade Federal de Goiás (UFG) e Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Kant se interessou por todos os ramos do pensamento filosófico, deu aulas praticamente sobre todos os assuntos que dele se desdobram, e igualmente publicou uma obra que, sem ser vasta, incursiona de modo heurístico e fecundo em todas as áreas de conhecimento filosófico. O seu pensamento impactou a nossa visão do conhecimento teórico, a nossa concepção dos fundamentos da moralidade e o nosso modo de apreciar os objetos estéticos. Ou seja, Kant funda a era da crítica, que constitui o seu pensamento a partir da data decisiva de 1781, na qual se publica a Crítica da razão pura, oferecendo uma construção arquitetônica dos fins da razão, que possibilita unificar os diversos flancos do pensamento filosófico para se entender o destino do ser humano que se desdobra na história e no mundo.

O presente Dossiê, ainda que não tenha sido projetado para explanar esse desígnio, mostra de maneira espontânea essa integração do pensamento de Kant. Quem o frequentar, nele poderá encontrar discussões sobre a religião, reunidas na reflexão sobre o mal radical ou sobre os enganos da consciência moral; poderá examinar problemas fundamentais da ética, conformados aos dilemas morais da autonomia e da liberdade no mundo moderno e contemporâneo; poderá tomar contato com o pensamento teórico de Kant sobre a geometria, ao desdobrar construções heurísticas muito interessantes sobre a infinitude do espaço, associadas à exploração dos pensamentos de Leibniz e Newton; e poderá ainda ter acesso ao pensamento estético de Kant, ao explorar metáforas internamente contraditórias associadas ao gosto e à percepção musical. Para cobrir esse cenário, esse Dossiê apresenta seis contribuições, originariamente apresentadas no 1º Colóquio Kant da Seção Regional do Cerrado, ocorrido de 21 a 23 de setembro de 2022, em Pirenópolis/GO, que passamos a retratar a seguir. [...]

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos César Seneda, Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Doutor em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2. E-mail: mseneda@gmail.com. Lattes: http://lattes.cnpq.br/9151138206391021. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1227-2866.

Olavo Calábria Pimenta, Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor de Filosofia Moderna no Instituto de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).  E-mail: olavocalabria@ufu.br Lattes:  http://lattes.cnpq.br/1225760307863480. ORCID:  https://orcid.org/0009-0005-5649-6206.

Referências

.

Downloads

Publicado

2024-12-18

Como Citar

SENEDA, M. C.; PIMENTA, O. C. Apresentação do Dossiê em Homenagem ao Tricentenário de Kant. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 38, p. 1–5, 2024. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/76389. Acesso em: 25 jan. 2025.

Edição

Seção

Dossiê em Homenagem ao Tricentenário de Kant