Escrita de si e amizade no filme “Gabriel e a Montanha”, de Fellipe Barbosa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v38a2024-74403

Palavras-chave:

Amizade, Cinema, Formação, Escrita de Si, Estética da Existência

Resumo

Resumo: O texto trata das noções de “amizade” e de “escrita de si”, a partir do filme Gabriel e a Montanha, de Fellipe Barbosa. A discussão inscreve-se nos estudos de Michel Foucault, acerca de uma “estética da existência”, articulando o cinema e as práticas ascéticas, como exercícios de autotransformação e aprendizagem de si. Para tanto, utiliza-se o método de pesquisa, nomeado de “memórias de formação”; voltado a discutir as narrativas de pessoas, em relação as suas experiências de criação com as linguagens poéticas. Desse modo, é possível aproximar processos artísticos e modos de existência, no interior de um debate ético e estético, acerca das relações entre arte, vida e formação.

Palavras-chave: Amizade; Cinema; Formação; Escrita de Si; Estética da Existência.

Self-writing and friendship in the film “Gabriel and the Mountain”, by Fellipe Barbosa

Abstract: The text deals with the notions of "friendship" and "self-writing", from the film Gabriel and the Mountain, by Fellipe Barbosa. The discussion is part of the studies of Michel Foucault, about an “aesthetics of existence”, connecting cinema and ascetic practices, as exercises of self-transformation and self-learning. Therefore, the research method, called “memories of formation” is used; aimed at discussing people’s narratives, in relation to their experiences of contact and creation with poetic languages. Thus, it is possible approaches artistic processes and modes of existence, within an ethical and aesthetic debate, about the relationships between art, life and formation.

Keywords: Friendship; Cinema; Formation; Self-Writing; Aesthetics of Existence.

Escrita de sí y amistad en la película “Gabriel y la Montaña”, de Fellipe Barbosa

Resumen: El texto trata de nociones de “amistad” y de “escrita de sí”, a partir de la película Gabriel y la montaña, de Fellipe Barbosa. La discusión se inscribe en los estudios de Michel Foucault, acerca de una “estética de la existencia”, articulando el cine y las prácticas escépticas, como ejercícios de autotransformación y aprendizaje de sí. Para ello se utiliza el método de investigación, denominado “memorias de formación”; destinado a discutir las narrativas de las personas, en relación con sus experiencias de contacto y creación con lenguajes poéticos. Así, es possible aproximar procesos artísticos y modos de existencia, en el interior de un debate ético y estético, sobre las relaciones entre arte, vida y formación. 

Palabras clave: Amistad; Cine; Formación; Escrita de Sí ; Estética de la Existencia.

1 Este trabalho faz parte de uma pesquisa maior advinda da tese: Memórias de formação: Inventar com vozes artistas uma escrita em educação. Ver: Silva, 2024.

Data de registro: 11/07/2024

Data de aceite: 27/11/2024

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Biografia do Autor

Daniela da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). E-mail: danidasilva@unochapeco.edu.br. Lattes: http://lattes.cnpq.br/6940776362651532. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1447-3429.

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Publicado

2024-12-10

Como Citar

DA SILVA, D. Escrita de si e amizade no filme “Gabriel e a Montanha”, de Fellipe Barbosa. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 38, p. 1–27, 2024. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v38a2024-74403. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/74403. Acesso em: 21 dez. 2024.

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