Foucault e a Crítica ao Humanismo: ressonâncias para a Filosofia e a Educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v38a2024-73449

Palavras-chave:

Foucault, Humanismo, Ciências Humanas, Genealogia, Educação

Resumo

Este trabalho consiste em uma análise da crítica de Michel Foucault ao Humanismo, do ponto de vista da Arqueologia e da Genealogia, e em um diagnóstico acerca do modo como o pensamento humanista vem se constituindo como a atmosfera geral do campo da Educação. Em relação à Arqueologia, centraremos atenção na oposição entre as ciências humanas e o Homem, compreendido como fundamento e obstáculo posto pela episteme moderna. No que diz respeito à Genealogia, trataremos da reconfiguração do problema do humanismo a partir do modo como cisão entre o indivíduo jurídico e o indivíduo disciplinar introduz uma série de temáticas labirínticas em torno do poder, da liberdade e da repressão. A partir disso, consideraremos que o humanismo, em seu funcionamento discursivo e prático no campo da Educação, consiste na perpétua oscilação entre o discurso-da-denúncia e o discurso-da-ordem – o que toma corpo mediante quatro pontos de tensão para a educação que chamamos, em analogia à noção de ilusão antropológica trazida por Foucault, de ilusão pedagógica: a oscilação entre a teoria e a prática dos saberes, entre a especificidade e a generalidade das lutas, entre o idealismo e o fatalismo das soluções e entre o controle e a liberdade dos estudantes.

Palavras-chave: Foucault; Humanismo; Ciências Humanas; Genealogia; Educação.

Foucault and the Critique of Humanism: resonances for Philosophy and Education

Abstract: This work consists of an analysis of Michel Foucault's criticism of Humanism, from the point of view of Archeology and Genealogy, and a diagnosis of the way in which humanist thought has been constituting the general atmosphere in the field of Education. In relation to Archaeology, we will focus attention on the opposition between the human sciences and Man, understood as a foundation and obstacle posed by the modern episteme. With regard to Genealogy, we will deal with the reconfiguration of the problem of humanism based on the way in which the split between the legal individual and the disciplinary individual introduces a series of labyrinthine themes around power, freedom and repression. From this, we will consider that humanism, in its discursive and practical functioning in the field of Education, consists of the perpetual oscillation between the discourse-of-denunciation and the discourse-of-order – which takes shape through four points of tension for education that we call, in analogy to the notion of anthropological illusion brought by Foucault, pedagogical illusion: the oscillation between the theory and practice of knowledge, between the specificity and the generality of struggles, between idealism and fatalism of solutions and between control and freedom of students.

Keywords: Foucault; Humanism; Human Sciences; Genealogy; Education.

Foucault y la crítica del Humanismo: resonancias para la Filosofía y la Educació

Resumen: Este trabajo consiste en un análisis de la crítica de Michel Foucault al Humanismo, desde el punto de vista de la Arqueología y la Genealogía, y un diagnóstico de la manera en que el pensamiento humanista ha ido constituyendo el ambiente general en el campo de la Educación. En relación con la Arqueología, centraremos la atención en la oposición entre las ciencias humanas y el Hombre, entendido como fundamento y obstáculo que plantea la episteme moderna. En lo que respecta a la Genealogía, abordaremos la reconfiguración del problema del humanismo a partir de la forma en que la escisión entre el individuo jurídico y el individuo disciplinario introduce una serie de temas laberínticos en torno al poder, la libertad y la represión. A partir de esto, consideraremos que el humanismo, en su funcionamiento discursivo y práctico en el campo de la Educación, consiste en la perpetua oscilación entre el discurso-de-denuncia y el discurso-de-orden. – que se concreta a través de cuatro puntos de tensión para la educación que llamamos, en analogía con la noción de ilusión antropológica aportada por Foucault, ilusión pedagógica: la oscilación entre la teoría y la práctica del conocimiento, entre la especificidad y la generalidad de las luchas, entre el idealismo y fatalismo de las soluciones y entre el control y la libertad de los estudiantes.

Palabras clave: Foucault; Humanismo; Ciencias Humanas; Genealogía; Educación.

 

Data de registro: 03/05/2024

Data de aceite: 19/02/2025

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

Referências

ALVES, Rubem. Na Morada das Palavras. São Paulo: Papirus, 2003.

ARENDT, Hannah. A Crise na educação. In: ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva, 1979.

BENEVIDES, Pablo Severiano. A Dissolução das Ilusões Transcendentais na “Crítica da Razão Pura”: um estudo sobre as relações entre a Estética, a Analítica e a Dialética Transcendentais. 2007. 177 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Centro de Humanidades da Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2008.

BENEVIDES, Pablo Severiano. De onde falamos nós? Uma análise da produção da diferença a ser incluída. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 37, n. 3, p. 887-903, 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S2175-62362012000300010.

BENEVIDES, Pablo Severiano. Pesquisar com Michel Foucault. Textura, Canoas, v. 18, n. 36, p. 265-285, 2016.

BENEVIDES, Pablo Severiano; SIEBRA, Adolfo Jesiel. O sono antropológico da Modernidade. Em construção, Rio de Janeiro, v. 1, n. 8, p. 173-187, 2020. DOI: https://doi.org/10.12957/emconstrucao.2020.49849.

CHOMSKY, Noam. A ciência da linguagem: conversas com James McGilvray. São Paulo: UNESP, 2018.

DELEUZE, Gilles. Diferença e Repetição. Rio de Janeiro: Graal, 2019.

DESCARTES, René. O Discurso do Método. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

DILTHEY, Wilhelm. Introducción a las ciencias del espíritu. México: Fondo de Cultura Económica, 2015.

DREYFUS, Hubert; RABINOW, Paul. Michel Foucault: Para além do estruturalismo e da hermenêutica. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010

FEYERABEND, Paul. Contra o Método. São Paulo: UNESP, 2003

FOUCAULT, Michel. A Arqueologia do Saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária 1997a.

FOUCAULT, Michel. A Ordem do Discurso. São Paulo: Loyola Jesuítas, 2011.

FOUCAULT, Michel. A Vontade de Saber. São Paulo: Graal, 2009b.

FOUCAULT, Michel. As Palavras e as Coisas. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

FOUCAULT, Michel. Dits et écrits I (1954-1975). Paris: Gallimard, 2001.

FOUCAULT, Michel. Filosofia e Psicologia, 2010a. In: FOUCAULT, Michel. Ditos e escritos – Vol. I. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010a. p. 220-231.

FOUCAULT, Michel. Em Defesa da Sociedade. São Paulo: Martins Fontes, 2010b

FOUCAULT, Michel. Nietzsche, Freud e Marx. In: FOUCAULT, Michel. Ditos e Escritos – Vol. II. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008a. p. 40-55.

FOUCAULT, Michel. O Nascimento da Biopolítica. São Paulo: Martins Fontes, 2008b.

FOUCAULT, Michel. O Poder Psiquiátrico. São Paulo: Martins Fontes, 2012.

FOUCAULT, Michel. O que é um autor? In: FOUCAULT, Michel. Ditos e escritos – Vol. III. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009a. p. 264-298.

FOUCAULT, Michel. Os intelectuais e o poder. In: FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. Rio de Janeiro: Graal, 1988. p. 69-78.

FOUCAULT, Michel. Segurança, Território e População. São Paulo: Martins Fontes, 2009c.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir. Petrópolis: Vozes, 1997b.

CARRETTE, Jeremy R. Who are you, Professor Foucault? In: FOUCAULT, Michel. Religion and Culture. Routledge, 2013. p. 87-103.

KANT, Immanuel. Crítica da Razão Pura. São Paulo: Abril Cultural, 1980.

LARROSA, Jorge. Tecnologias do Eu e Educação. In: SILVA, Tomaz Tadeu (Org.). O sujeito da Educação: Estudos Foucaultianos. Petrópolis: Vozes, 2002. p. 35-86.

LARROSA, Jorge. Esperando não se sabe o quê. Belo Horizonte: Autêntica, 2018.

LEBRUN, Gerard. Kant e o fim da Metafísica. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

LOPARIC, Zeljko. A Semântica Transcendental de Kant. Campinas: Unicamp, 2002.

MARCUSE, Herbert. Eros e civilização: uma interpretação filosófica do pensamento de Freud. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.

MENARD, Monique. A loucura na Razão Pura. Trad. Heloísa Rocha. São Paulo: Editora 34, 1996.

NIETZSCHE, Friedrich. Aurora: Reflexões sobre os preconceitos morais. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

PERLS, Fritz. Ego, fome e agressão: uma revisão da teoria e do método de Freud. São Paulo: Summus, 2002.

PESSOA, Fernando. Livro do Desassossego. São Paulo, Brasiliense, 1986.

PIAGET, Jean. Psicologia e epistemologia: por uma teoria do conhecimento. Rio de Janeiro: Forense, 1973.

REICH, Wilhelm. A função do orgasmo. São Paulo: Brasiliense, 1975.

VASCONCELOS, Mário Sérgio. A difusão das ideias de Piaget no Brasil. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1996.

WITTGENSTEIN, Ludwig. Investigações filosóficas. São Paulo: Abril cultural, 1978.

Downloads

Publicado

2025-02-21

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Foucault e a Crítica ao Humanismo: ressonâncias para a Filosofia e a Educação. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 38, p. 1–35, 2025. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v38a2024-73449. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/73449. Acesso em: 23 mar. 2025.