Spinoza e os caminhos dos afetos na docência como corpos múltiplos no cotidiano escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v38a2024-73217

Palavras-chave:

Spinoza, Afetos, Docência, Corpos Múltiplos, Cotidiano Escolar

Resumo

Resumo: Este artigo busca dizer da multiplicidade que povoa a escola: de corpos, de acontecimentos, de vida. Busca com base na leitura Deleuze-Guattariana de instrumentos conceituais de Spinoza, na afirmação da multiplicidade que habita a docência, dar-lhes novos sentidos, nas redes de conversações nas veredas de afetos que atravessam o cotidiano escolar. Utiliza, como metodologia, redes de conversações, modos de dizer das experiências vividas, estabelecidas com professoras em encontros quinzenais realizados em escolas públicas situadas em bairros periféricos. A noção spinozana de afeto nos remete à noção de encontro. Assim, conclui que as conversações apontam para a necessária composição de um corpo múltiplo escolar, onde a criação se faça pela abertura à liberdade; pela superação do dogmatismo, normatização e hierarquização; pelos tempos livres para que os encontros sejam possíveis; enfim, pelo encontro nos entremeios de uma educação que una o inteligível ao sensível e o conhecimento se teça pelos afetos e afecções experimentados.

Palavras-chave: Spinoza; Afetos; Docência; Corpos Múltiplos; Cotidiano Escolar.

Spinoza and the paths of affection in teaching as multiple bodies in school daily life

Abstract: This article seeks to talk about the multiplicity that populates the school: of bodies, of events, of life. Based on Deleuze-Guattarian's reading of Spinoza's conceptual instruments, in the affirmation of multiplicity that inhabits teaching, to give them new meanings, in the networks of conversations in the paths of affections that cross everyday school life. It uses, as a methodology, conversation networks, ways of talking about lived experiences, established with teachers in fortnightly meetings held in public schools located in peripheral neighborhoods. Spinoza’s notion of affection takes us to the notion of encounter. Thus, he concludes that the conversations point to the necessary composition of a multiple school body, where creation takes place through openness to freedom; by overcoming dogmatism, normalization and hierarchization; for free time so that meetings are possible; finally, through the encounter during an education that unites the intelligible with the sensitive and knowledge is woven through the affections and affections experienced.

Keywords: Spinoza; Affections; Teaching; Multiple Bodies; School Daily Life.

Spinoza y los caminos del afecto em la enseñanza como cuerpos múltiples em la vida escolar cotidiana

Resumen: Este artículo busca hablar de la multiplicidad que puebla la escuela: de cuerpos, de acontecimientos, de vida. A partir de la lectura de Deleuze-Guattariana de los instrumentos conceptuales de Spinoza, en la afirmación de la multiplicidad que habita la enseñanza, darles nuevos significados, en las redes de conversaciones en los caminos de afectos que atraviesan la vida escolar cotidiana. Utiliza, como metodología, redes de conversación, formas de contar experiencias vividas, establecidas con docentes en reuniones quincenales realizadas en escuelas públicas ubicadas en barrios periféricos. La noción de afecto de Spinoz nos lleva a la noción de encuentro. Así, concluye que las conversaciones apuntan a la necesaria composición de un cuerpo escolar múltiple, donde la creación se dé a través de la apertura a la libertad; superando el dogmatismo, la normalización y la jerarquización; tiempo libre para que sean posibles los encuentros; finalmente, a través del encuentro en medio de una educación que une lo inteligible con lo sensible y el conocimiento se teje a través de los afectos y afectos vividos.

Palabras clave: Spinoza; Afectos; Enseñanza; Múltiples Cuerpos; Vida Diaria Escolar.

Data de registro: 21/04/2024

Data de aceite: 30/10/2024

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Biografia do Autor

Ana Cláudia Santiago Zouain, Prefeitura Municipal de Vitória (PMV).

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Professora na Prefeitura Municipal de Vitória (PMV). E-mail: aninhazouain@gmail.com. Lattes: http://lattes.cnpq.br/3645239766829503. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0388-7551.

Janete Magalhães Carvalho, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). E-mail: janetemc@terra.com.br. Lattes: http://lattes.cnpq.br/4780081698750924. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9906-2911.

José Américo Cararo, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Professor na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). E-mail: jose.cararo@ufes.br. Lattes: http://lattes.cnpq.br/4922760708506266. ORCID: https://orcid.org/0009-0002-4357-6061.

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Publicado

2024-11-19

Como Citar

SANTIAGO ZOUAIN, A. C.; MAGALHÃES CARVALHO, J.; CARARO, J. A. Spinoza e os caminhos dos afetos na docência como corpos múltiplos no cotidiano escolar. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 38, p. 1–26, 2024. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v38a2024-73217. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/73217. Acesso em: 21 dez. 2024.

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Artigos