Fenomenologia e construtivismo: possibilidades para uma proposta teórico-metodológica
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v38a2024-72373Palavras-chave:
Reflexão, Fenomenologia, Construtivismo, Relações SociaisResumo
Resumo: Neste artigo, apresentamos uma reflexão e um diálogo entre a fenomenologia e o construtivismo como uma possibilidade de análise em pesquisas qualitativas. Iniciamos a discussão pela fenomenologia husserliana e, depois, nos aprofundamos nas ideias da fenomenologia social de Alfred Schutz. Por fim, adentramos o construtivismo piagetiano, com uma discussão sobre os conceitos básicos da Epistemologia Genética. Estabelecemos um diálogo entre a fenomenologia e o construtivismo, principalmente sobre o desenvolvimento da consciência e das relações sociais. Com isso, inferimos que existe a consciência intersubjetiva e a consciência subjetiva, que se desenvolvem por meio da percepção sensorial, intuição e lógica operante, sendo estas etapas subsequentes. Com base nessa visão e em elementos de Bicudo (2011) e Sokolowski (2012), propusemos uma forma de reflexão que possui quatro procedimentos: recordação, reprodução, reconstrução e refinamento. O resultado desse processo é a essência do fenômeno, que será sustentada por fundamentos fenomenológicos e construtivistas. A fundamentação dessa reflexão social-fenomenológico-construtivista é, por si só, uma reflexão social-fenomenológico-construtivista, ou seja, uma metarreflexão.
Palavras-chave: Reflexão; Fenomenologia; Construtivismo; Relações Sociais.
Phenomenology and constructivism: possibilities for a theoretical-methodological proposal
Abstract: In this article, we present a reflection and a dialog between phenomenology and constructivism as a possibility for analysis in qualitative research. We began the discussion with husserlian phenomenology and then delved into the ideas of Alfred Schutz's social phenomenology. Finally, we delve into piagetian constructivism, with a discussion of the basic concepts of Genetic Epistemology. We establish a dialog between phenomenology and constructivism, mainly on the development of consciousness and social relations. With this, we infer that there is intersubjective consciousness and subjective consciousness, which develop through sensory perception, intuition and operant logic, these being subsequent stages. Based on this vision and elements from Bicudo (2011) and Sokolowski (2012), we proposed a form of reflection that has four procedures: recollection, reproduction, reconstruction and refinement. The result of this process is the essence of the phenomenon, which will be supported by phenomenological and constructivist foundations. The foundation of this social-phenomenological-constructivist reflection is, in itself, a social-phenomenological-constructivist reflection, in other words, a meta-reflection.
Keywords: Reflection; Phenomenology; Constructivism; Social Relations.
Fenomenología y constructivismo: posibilidades para una propuesta teórico-metodológica
Resumen: En este artículo, presentamos una reflexión y diálogo entre la fenomenología y el constructivismo como posibilidad de análisis en la investigación cualitativa. Comenzamos el debate con la fenomenología husserliana y, luego, profundizamos en las ideas de la fenomenología social de Alfred Schutz. Por último, pasamos al constructivismo piagetiano, con una discusión de los conceptos básicos de la Epistemología Genética. Establecimos un diálogo entre la fenomenología y el constructivismo, principalmente sobre el desarrollo de la conciencia y las relaciones sociales. Con esto, inferimos que hay conciencia intersubjetiva y conciencia subjetiva, que se desarrollan a través de la percepción sensorial, la intuición y la lógica operante, siendo éstas etapas posteriores. A partir de esta visión y elementos de Bicudo (2011) y Sokolowski (2012), propusimos una forma de reflexión que tiene cuatro procedimientos: recuerdo, reproducción, reconstrucción y refinamiento. El resultado de este proceso es la esencia del fenómeno, que se apoyará en fundamentos fenomenológicos y constructivistas. El fundamento de esta reflexión socio-fenomenológico-constructivista es, en sí misma, una reflexión socio-fenomenológico-constructivista, es decir, una meta-reflexión.
Palabras clave: Reflexión; Fenomenología; Constructivismo; Relaciones Sociales.
Data de registro: 04/02/2024
Data de aceite: 18/12/2024
Downloads
Referências
BICUDO, Maria Aparecida Viggiani (Org.). Pesquisa qualitativa segundo a visão fenomenológica. São Paulo: Editora Cortez, 2011.
CAPALBO, Creusa. Metodologia das Ciências Sociais: A Fenomenologia de Alfred Schutz. Rio de Janeiro: Antares, 1979.
GRZIBOWSKI, Silvestre. Intuição e percepção em Husserl: leituras de Emmanuel Levinas. Revista NUFEN, Belém, v. 8, n. 2, p. 65-76, 2016 .
HUSSERL, Edmund. A crise das ciências europeias e fenomenologia transcendental: uma introdução a filosofia fenomenológica. Trad. Diogo Falcão Ferrer. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2012.
HUSSERL, Edmund. Meditações Cartesianas e Conferências de Paris: de acordo com o texto de Husserliana I. Trad. Pedro M. S. Alves. Rio de Janeiro: Forense, 2013.
MOREIRA, Daniel Augusto. O método fenomenológico na pesquisa. São Paulo: Pioneira Thomson, 2002.
OLIVEIRA, José Antonio Santos. Husserl e Ricoeur: em torno das Meditações Cartesianas. Revista de Propriedade Intelectual, Direito Contemporâneo e Constituição (PIDCC), Aracaju, ano II, ed. 4, p.136-153, 2013. DOI: https://doi.org/10.16928/2316-8080.V4N1p.136-153.
PIAGET, Jean; INHELDER, Barbel. Chap. X: Conclusions générales. In: PIAGET, Jean; INHELDER, Barbel. L’image mentale chez l’enfant. Paris: PUF, 1966. p. 413-548. Disponível em: https://www.fondationjeanpiaget.ch/fjp/site/textes/index_recherche.php. Acesso em: 26 nov. 2023.
PIAGET, Jean. A psicologia da inteligência. Trad. Guilherme João de Freitas Teixeira. Petrópolis: Vozes, 2013.
PIAGET, Jean. Avant-propos et conclusions générales. In: PIAGET, Jean. La prise de conscience. Paris: PUF, 1974. p. 261-282. Disponível em: https://www.fondationjeanpiaget.ch/fjp/site/textes/index_recherche.php. Acesso em: 26 nov. 2023.
PIAGET, Jean. Biologie et connaissance: Essai sur les relations entre les régulations organiques et les processus cognitifs. Paris: Gallimard, 1967. Disponível em: https://www.fondationjeanpiaget.ch/fjp/site/textes/index_recherche.php. Acesso em: 26 nov. 2023.
PIAGET, Jean. Ce qui subsiste de la théorie de la Gestalt dans la psychologie contemporaine de l'intelligence et de la perception. Revue suisse de psychologie pure et appliquée, v. 13, n. 1, p. 72-83, 1954. Disponível em: https://www.fondationjeanpiaget.ch/fjp/site/textes/index_recherche.php. Acesso em: 26 nov. 2023.
PIAGET, Jean. Estudos sociológicos. Trad. Reginaldo Di Piero. Rio de Janeiro: Forense, 1973.
PIAGET, Jean. Le problème de l'intelligence et de l'habitude: réflexe conditionné, "Gestalt" ou assimilation. In: PIÉRON, Henri; MEYERSON, Ignace (Eds.). Onzième Congrès International de Psychologie. Paris: Agen. Impr. Moderne, 1938. p. 170-183. Disponível em: https://www.fondationjeanpiaget.ch/fjp/site/textes/index_recherche.php. Acesso em: 26 nov. 2023.
PIAGET, Jean. Sabedoria e ilusões da filosofia. Trad. Zilda Abujamra Daeir. Paris: Presses Universitaires de France, 1969.
PIAGET, Jean. Seis estudos de psicologia. Trad. Maria Alice Magalhães D’Amorim e Paulo Sérgio Lima Silva. 24 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1999.
SCHUTZ, Alfred. Fenomenologia e Relações Sociais. Organização e Introdução de Helmut R. Wagner. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1979.
SOKOLOWSKI, Robert. Introdução à fenomenologia. Trad. Alfredo de Oliveira Moraes. 3 ed. São Paulo: Edições Loyola, 2012.
TOZONI-REIS, Marília Freitas de Campos. O método materialista histórico e dialético para a pesquisa em educação. Revista Simbio-Logias, v. 12, n. 17, p. 67-84, 2020. DOI: https://doi.org/10.32905/19833253.2020.12.17p67.
TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 2011.
ZAHAVI, Dan. Fenomenologia aplicada: porque é seguro ignorar a epoché. Trad. Victor Portugal. Revista de Abordagem Gestáltica, v. 25, n. 3, p. 332-341, 2019. DOI: https://doi.org/10.18065/RAG.2019v25n3.12.
ZAHAVI, Dan. Fenomenologia para iniciantes. Trad. Marco Antonio Casanova. 1 ed. Rio de Janeiro: Via Verita, 2019.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ricardo Silvério Gomes Pinheiro, Márlon Herbert Flora Barbosa Soares

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaração de direitos autorais: Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Educação e Filosofia, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Declaration of Copyright: The works published are the property of their authors, who may make use of them for later publications, always citing the original publication (original title, Educação e Filosofia, volume, issue, pages). The authors of the articles published are fully responsible for them; the journal and/or EDUFU are exempt from legal responsibility for their content.
Déclaration de droit d’auteur: Les œuvres publiées sont la propriété de leurs auteurs, qui peuvent les avoir pour publication ultérieure, à condition que l'édition originale soit mentionnée (titre de l'original, Educação e Filosofia, volume, nombre, pages). Tous les articles de cette revue relèvent de la seule responsabilité de leurs auteurs et aucune responsabilité légale quant à son contenu n'incombe au périodique ou à l’EDUFU.