Filosofia da Diferença e Pragmatismo: as oficinas de conceitos filosóficos como ferramentas da prática intersubjetiva da discussão razoável
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v38a2024-72368Palavras-chave:
Pragmatismo, Habermas, Matthew Lipman, Deleuze e GuattariResumo
Resumo: O objetivo do presente trabalho é defender a uma perspectiva de ensino de filosofia baseada na compreensão pragmatista da prática intersubjetiva da argumentação racional, temperada por outro lado com a ênfase deleuziana na diferenciação e na singularidade das situações problemáticas, tomadas como situações que motivam as argumentações e discussões capazes de promover transformações políticas do mundo social. Na primeira seção introduzimos nossa perspectiva através da comparação de duas propostas mais diretamente vinculadas à questão da educação e do ensino de filosofia, inspiradas, respectivamente, na tradição pragmatista e no pensamento de Deleuze e Guattari: a proposta do pensamento crítico e reflexivo desenvolvida por Matthew Lipman e a das experiências de pensamento apresentada por Silvio Gallo. Ainda na primeira seção, procuramos esclarecer nossa perspectiva estabelecendo algumas relações entre a filosofia da diferença de Deleuze e as filosofias da unidade de Kant e Habermas. Nas seções seguintes, procuramos defender nossa perspectiva por meio de análises das diferenças entre a unidade monológica e fixa de Kant e a unidade dialógica e passível de diferenciação da perspectiva pragmatista de Habermas.
Palavras-chave: Pensamento Reflexivo; Pragmatismo; Argumentação; Habermas; Filosofia da Diferença
Philosophy of Difference and Pragmatism: workshops on philosophical concepts as tools for the intersubjective practice of reasonable discussion
Abstract: The objective of the present work is to defend a philosophy teaching perspective based on the pragmatist understanding of the intersubjective practice of rational argumentation, tempered on the other hand with the Deleuzian emphasis on the differentiation and singularity of problematic situations, taken as situations that motivate arguments and discussions capable of promoting political transformations in the social world. In the first section we introduce our perspective through the comparison of two proposals more directly linked to the issue of education and the teaching of philosophy, inspired, respectively, by the pragmatist tradition and the thought of Deleuze and Guattari: the proposal of critical and reflective thinking developed by Matthew Lipman and that of thought experiments presented by Silvio Gallo. Still in the first section, we seek to clarify our perspective by establishing some relationships between Deleuze's philosophy of difference and Kant's and Habermas' philosophies of unity. In the following sections, we seek to defend our perspective through analyzes of the differences between Kant's monological and fixed unity and the dialogical and differentiated unity of Habermas' pragmatist perspective.
Keywords: Reflective Thinking; Pragmatism; Argumentation; Habermas; Philosophy of Difference
Filosofía de la Diferencia y Pragmatismo: talleres sobre conceptos filosóficos como herramientas para la práctica intersubjetiva de la discusión razonable
Resumen: El objetivo del presente trabajo es defender una perspectiva de enseñanza de la filosofía basada en la comprensión pragmatista de la práctica intersubjetiva de la argumentación racional, atemperada por otro lado con el énfasis deleuziano en la diferenciación y singularidad de las situaciones problemáticas, tomadas como situaciones que motivan argumentos. y discusiones capaces de promover transformaciones políticas en el mundo social. En el primer apartado introducimos nuestra perspectiva a través de la comparación de dos propuestas más directamente vinculadas a la cuestión de la educación y la enseñanza de la filosofía, inspiradas, respectivamente, en la tradición pragmatista y en el pensamiento de Deleuze y Guattari: la propuesta de pensamiento crítico y reflexivo desarrollada por Matthew Lipman y el de experimentos de pensamiento presentados por Silvio Gallo. Aún en la primera sección, buscamos aclarar nuestra perspectiva estableciendo algunas relaciones entre la filosofía de la diferencia de Deleuze y las filosofías de la unidad de Kant y Habermas. En las siguientes secciones, buscamos defender nuestra perspectiva a través de análisis de las diferencias entre la unidad monológica y fija de Kant y la unidad dialógica y diferenciada de la perspectiva pragmatista de Habermas.
Palabras Clave: Pensamiento Reflexivo; Pragmatismo; Argumentación; Habermas; Filosofía de la diferencia
Data de registro: 03/02/2024
Data de aceite: 12/06/2024
Downloads
Referências
DELEUZE, Gilles. Diferença e Repetição. Tradução de Luiz Orlandi e Roberto Machado. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2020.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é a filosofia? Tradução de Bento Prado Jr. E Alberto Alonso Muñoz. São Paulo: Editora 34, 2010.
DUTILH NOVAES, Catarina. Who’s Afraid of Adversariality? Conflict and Cooperation in Argumentation. Topoi 40, 873–886 (2021). DOI: https://doi.org/10.1007/s11245-020-09736-9.
GALLO, Sílvio. Metodologia do ensino de filosofia. Campinas: Papirus, 2012.
HABERMAS, Jürgen. Entre naturalismo e religião. Estudos filosóficos. Tradução de Flávio Beno Siebeneichler. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2007.
KANT, Immanuel. Crítica da Razão Pura. Tradução de Manuela Pinto dos Santos e Alexandre Fradique Morujão. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1985.
KANT, Immanuel. Crítica da Faculdade de Julgar. Tradução de Fernando Costa Mattos. Petrópolis: Vozes, 2016.
LIPMAN, Matthew. O pensar na educação. Tradução de Ann Mary Fighiera Perpétuo. Petrópolis: Vozes, 1999.
RANCIÈRE, Jacques. O mestre ignorante. Tradução de Lílian do Valle. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Antonio Saturnino Braga
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaração de direitos autorais: Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Educação e Filosofia, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Declaration of Copyright: The works published are the property of their authors, who may make use of them for later publications, always citing the original publication (original title, Educação e Filosofia, volume, issue, pages). The authors of the articles published are fully responsible for them; the journal and/or EDUFU are exempt from legal responsibility for their content.
Déclaration de droit d’auteur: Les œuvres publiées sont la propriété de leurs auteurs, qui peuvent les avoir pour publication ultérieure, à condition que l'édition originale soit mentionnée (titre de l'original, Educação e Filosofia, volume, nombre, pages). Tous les articles de cette revue relèvent de la seule responsabilité de leurs auteurs et aucune responsabilité légale quant à son contenu n'incombe au périodique ou à l’EDUFU.