Como é que as fábulas podem ser, no todo, falsas e conter alguma verdade? Uma reflexão sobre República 377a

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v38a2024-70319

Palavras-chave:

Verdade, Mentira, Fábulas, República, Platão

Resumo

Em República 377a Sócrates diz que as fábulas (mythos) são, no todo, falsas, mas possuem, alguma verdade. Diante dessa falsidade geral, a tentativa será de entender melhor onde estaria, de que modo se apresentaria e de que tipo seria essa verdade. Para tanto, será necessário tentar responder se falsidade e verdade podem ocorrer num mesmo lugar e, se a resposta for afirmativa, de que tipo é a sua relação. No âmbito dos conceitos de pano de fundo será preciso verificar se há uma teoria da correspondência da verdade ou não e uma teoria do conhecimento por contato ou proposicional. Essas respostas permitirão identificar se verdade e falsidade possuem o mesmo objeto e qual é o objeto de uma fábula. Todo esse percurso deve gerar uma concepção de fábula condizente para ser o primeiro instrumento educacional na formação das crianças. Os resultados apontam para um tipo de híbrido verdade e falsidade que não se encaixa nas categorias dos diálogos platônicos.

Palavras-chave: Verdade; Mentira; República; Fábulas; Platão.

How can fables be generally false and yet contain some truth? A reflection on the Republic 377a

Abstract: In Republic 377a Socrates says that fables (mythos) are, on the whole, false, but they possess some truth. In the face of this general falsity, the attempt will be to understand better where this truth would be, how it would be presented and what kind of truth it would be. To do so, it will be necessary to try to answer if falsehood and truth can occur in the same place and, if the answer is affirmative, of which type is their relationship. In the context of background concepts, it will be necessary to verify whether there is a correspondence theory of truth and if there is a theory of propositional knowledge or knowledge by acquaintance. These answers will allow to explore whether truth and falsehood have the same object and what is the object of a fable. This conclusion should generate a conception of a fable that is suitable to be the first educational tool in forming children. The results point to a type of hybrid truth and falsehood that does not fit into the categories of Platonic dialogues.

Key-words: Truth; Lie; Republic; Fables; Plato.

Comment les fables peuvent-elles être généralement fausses et contenir une part de vérité ? Une réflexion sur la République 377a

Résumé : Dans la République 377a, Socrate affirme que les fables (mythos) sont, dans l'ensemble, fausses, mais qu'elles possèdent une part de vérité. Face à cette fausseté générale, on cherchera à mieux comprendre où se trouverait cette vérité, comment elle se présenterait et de quel type de vérité il s'agirait. Pour ce faire, il faudra essayer de répondre à la question de savoir si la fausseté et la vérité peuvent se trouver au même endroit et, si la réponse est affirmative, de quel type est leur relation. Dans le contexte des concepts de base, il sera nécessaire de vérifier s'il existe une théorie de la correspondance de la vérité et s'il existe une théorie de la connaissance propositionnelle ou de la connaissance par accointance. Ces réponses permettront d'explorer si la vérité et la fausseté ont le même objet et quel est l'objet d'une fable. L'ensemble de ce parcours devrait générer une conception de la fable qui soit apte à être le premier outil éducatif dans la formation des enfants. Les résultats indiquent un type de vérité et de fausseté hybride qui n'entre pas dans les catégories des dialogues platoniciens.

Mots clés: Vérité; Mensonge; République; Fables; Platon.

Data de registro: 01/08/2023

Data de aceite: 12/06/2024

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Celso de Oliveira Vieira, Effective Altruims Oxford.

Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Facilitador em Effective Altruism Oxford. E-mail: cvb909@gmail.com. Lattes: http://lattes.cnpq.br/4717332662545546. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3582-2122.

Referências

BERMAN, Scott. A Platonic Theory of Truthmaking. Metaphysica 14 (1):109-125, 2013. DOI: https://doi.org/10.1007/s12133-012-0115-9

CORNFORD, Francis Macdonald. The Republic of Plato translated with Introduction and Notes. Oxford: Clarendon Press, 1941.

FINE, Gail. Knowledge and Belief in Republic V. Archiv für Geschichte der Philosophie 60 (2):121-39, 1978. DOI: https://doi.org/10.1515/agph.1978.60.2.121

FINE, Gail. The Possibility of Inquiry: Meno’s Paradox from Socrates to Sextus. Oxford: Oxford University Press, 2014. DOI: https://doi.org/10.1093/acprof:oso/9780199577392.001.0001

GONZALEZ, Francisco. Propositions or Objects? A Critique of Gail Fine on Knowledge and Belief in Republic V. Phronesis 41 (3):245-275, 1996. DOI: https://doi.org/10.1163/156852896321051620

KAHN, Charles H. Essays on Being. Oxford University Press, 2009. DOI: https://doi.org/10.1093/oso/9780199534807.001.0001

MARQUES, Marcelo. Entre aparecer e ser: sobre República V. In: MARTINHO, M. (Org.). i simpósio de estudos clássicos da usp. São Paulo: Humanitas, v. 1, p. 247-270, 2006a.

MARQUES, Marcelo. Platão, pensador da diferença: Uma leitura do Sofista. belo Horizonte: Editora da UFMG, 2006b.

MARQUES, Marcelo. Aparecer e imagem no livro VI da República. In: PERINE, M. (Org.).estudos platônicos: Sobre o ser e o aparecer, o belo e o bem. São Paulo: loyola p. 137-166, 2009.

MARQUES, Marcelo. Aparaître et contrariété dans le livre IV de la République. In: BRANCACCI, A.; El MURR, D.; TAORMINA, D. (Org.). autour de platon: Mélanges offerts à Monique Dixsaut. Paris: Vrin, p. 319-333, 2010a.

MARQUES, Marcelo. Paradoxo e natureza no livro V da República. Kriterion, UFMG, v. 51, p.429-440, 2010b. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-512X2010000200006

MOSS, Jessica & SCHWAB, Whitney. The Birth of Belief. Journal of the History of Philosophy 57 (1):1-32, 2019. DOI: https://doi.org/10.1353/hph.2019.0000

MOSS, Jessica. Plato's Epistemology: Being and Seeming. Oxford, United Kingdom: Oxford University Press, 2021. DOI: https://doi.org/10.1093/oso/9780198867401.001.0001

ROWETT, Catherine, Platonic Method: The Philosopher’s Route to Knowledge in Plato’s Republic, Knowledge and Truth in Plato: Stepping Past the Shadow of Socrates: Oxford University Press, 2018. DOI: https://doi.org/10.1093/oso/9780199693658.001.0001

SCHOFIELD, Malcom. The Noble Lie. In G. Ferrari (Ed.), The Cambridge Companion to Plato's Republic. Cambridge: Cambridge University Press, 2007. DOI: https://doi.org/10.1017/CCOL0521839637.006 PMid:17687961

SMITH, Nicholas, Plato on Knowledge as a Power, Journal of the History of Philosophy 38: 145–68, 2000. DOI: https://doi.org/10.1353/hph.2005.0082

VIEIRA, Celso. Etymologization as a Case of Pedagogical Lying in Plato. Méthexis 1 (32):63-85, 2020. DOI: https://doi.org/10.1163/24680974-03201004

VLASTOS, Gregory. Platonic Studies: Second Edition. Princeton University Press, 1974. DOI: https://doi.org/10.1515/9780691226958

Downloads

Publicado

2024-12-05

Como Citar

VIEIRA, C. de O. Como é que as fábulas podem ser, no todo, falsas e conter alguma verdade? Uma reflexão sobre República 377a . Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 38, p. 1–20, 2024. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v38a2024-70319. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/70319. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Marcelo Marques