Violência mítica e divina na educação: um outro olhar sobre os arquivos da violência escolar
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v38a2024-68892Palavras-chave:
Filosofia da Educação, Violência Mítica, Violência Divina, Arquivos, DocênciaResumo
Resumo: Este artigo propõe repensar uma outra perspectiva sobre os arquivos da violência na educação no campo da filosofia da educação, com base nas noções de “violência mítica” e “violência divina” segundo Walter Benjamin. A violência mítica é a inferiorização do outro, enquanto a violência divina é exercida pelo poder em si mesmo, sem categorias meios-fim. Ambas as formas de violência podem estar presentes nas relações de autoridade, como a relação entre professor e aluno. A análise dessas noções nos arquivos da violência na educação revela que o silenciamento desses casos muitas vezes está relacionado a uma concepção mítica de poder e autoridade, o que pode levar à ocultação de casos de violência e silenciamento das vítimas, contribuindo para a perpetuação desse tipo de comportamento. A violência tem essa característica, por isso em geral ela é da alçada da barbárie, porque significa a recusa a resolver os problemas pelo uso de potenciais do diálogo ou do discurso.
Palavras-chave: Filosofia da Educação; Violência Mítica; Violência Divina; Arquivos; Docência.
Mythical and divine violence in education: another perspective on school violence records
Abstract: This article proposes to rethink another perspective on school violence records in the field of philosophy of education, based on the notions of "mythical violence" and "divine violence" according to Walter Benjamin. Mythical violence is the inferiorization of the other, while divine violence is exercised by power itself, without means-end categories. Both forms of violence can be present in relationships of authority, such as the relationship between teacher and student. The analysis of these notions in school violence records reveals that the silencing of these cases is often related to a mythical conception of power and authority, which can lead to the concealment of violence cases and silencing of victims, contributing to the perpetuation of this type of behavior. Violence has this characteristic, which is why it is generally within the realm of barbarism, as it means the refusal to solve problems through the use of dialogue or speech.
Keywords: Philosophy of Education; Mythical Violence; Divine Violence; Records; Teaching.
Violencia mítica y divina en la educación: otra perspectiva sobre los archivos de la violencia escolar
Resumen: Este artículo propone repensar otra perspectiva sobre los archivos de la violencia en la educación en el campo de la filosofía de la educación, basada en las nociones de "violencia mítica" y "violencia divina" según Walter Benjamin. La violencia mítica es la inferiorización del otro, mientras que la violencia divina es ejercida por el poder en sí mismo, sin categorías medios-fines. Ambas formas de violencia pueden estar presentes en relaciones de autoridad, como la relación entre profesor y alumno. El análisis de estas nociones en los archivos de la violencia en la educación revela que el silenciamiento de estos casos a menudo está relacionado con una concepción mítica de poder y autoridad, lo que puede llevar a la ocultación de casos de violencia y silenciamiento de las víctimas, contribuyendo a la perpetuación de este tipo de comportamiento. La violencia tiene esta característica, por lo que en general está dentro del ámbito de la barbarie, ya que significa la negativa a resolver problemas mediante el uso del diálogo o el discurso.
Palabras clave: Filosofía de la Educación; Violencia Mítica; Violencia Divina; Archivos; Docencia.
Data de registro: 31/03/2023
Data de aceite: 28/08/2024
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