“Saí da minha zona de conforto pela primeira vez sem perceber” – subjetividade, verdade e cuidado de Si
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v38a2024-68092Palavras-chave:
Subjetividade, Verdade, Cuidado de Si, EducaçãoResumo
Resumo: Nas comemorações de 40 anos do curso “Hermenêutica do Sujeito”, somos provocados a pensar a potencialidade dessa obra para colocar sob investigação um problema que as atualiza constantemente: a relação entre a subjetividade, verdade e o cuidado de si. Pois foi respondendo a essa provocação que elegemos uma aula de Filosofia numa escola particular para problematizar essa relação. A aula se desdobrou num trabalho em que os alunos eram desafiados a saírem de suas “zonas de conforto” e, assim, entrarem contato consigo mesmos num trabalho de tomar-se como objetos de investigação e de produção de discursos verdadeiros sobre si mesmos. Um trabalho em especial nos chamou atenção e ele que vamos trazer para explorar essas relações do cuidado de si que se renovam na atualidade.
Palavras-chave: Subjetividade; Verdade; Cuidado de Si; Educação
“I left my comfort zone for the first time without realizing it” – subjectivity, truth and self-care
Abstract: In the celebrations of 40 years of the course “Hermeneutics of the Subject”, we are provoked to think about the potential of this work to put under investigation a problem that constantly updates them: the relationship between subjectivity, truth and self-care. Because it was in response to this provocation that we chose a Philosophy class in a private school to problematize this relationship. The class unfolded in a work in which students were challenged to leave their “comfort zones” and, thus, get in touch with themselves in a work of taking themselves as objects of investigation and production of true discourses about themselves. One work in particular caught our attention and we are going to bring it to explore these relationships of self-care that are renewed today.
Keywords: Subjectivity; Truth; Self-Care; Education
“Salí por la primera vez de mi zona de confort sin darme cuenta” – subjetividad, verdad y cuidado de sí
Resumen: En los festejos de los 40 años del curso “Hermenéutica del Sujeto”, nos incita a pensar en las potencialidades de este trabajo para poner en investigación un problema que los actualiza constantemente: la relación entre subjetividad, verdad y cuidado de sí. Porque fue en respuesta a esta provocación que elegimos una clase de Filosofía en una escuela privada para problematizar esta relación. La clase se desenvolvió en un trabajo en el que se desafió a los estudiantes a salir de sus “zonas de confort” y así entrar en contacto consigo mismos en un trabajo de tomarse a sí mismos como objetos de investigación y producción de verdaderos discursos sobre sí mismos. Una obra en particular nos llamó la atención y la vamos a traer para explorar estas relaciones de autocuidado que hoy se renuevan.
Palabra clave: Subjetividad; Verdad; Cuidado de Sí; Educación
Data de registro: 23/01/2023
Data de aceite: 20/03/2024
Downloads
Referências
AQUINO, Julio Groppa. Foucault e a pesquisa educacional brasileira: depois de duas décadas e meia. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 43, n. 1, p. 45-71, jan./mar. 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/QYCd5S8cs78Qgw5yhv6C34c/abstract/?lang=pt. Acesso em: 22 jun. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-623661605.
FOUCAULT, Michel. Ditos & Escritos volume V: Ética, Sexualidade, Política. 2 ed. Org. Manoel Barros da Mota. Trad. Elisa Monteiro e Inês Autran Dourado Barbosa. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006.
FOUCAULT, Michel. A hermenêutica do sujeito: curso dado no Collège de France (1981-1982). Trad.: Márcio Alves da Fonseca e Salma Tannus Muchail. 3 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
FOUCAULT, Michel. Michel Foucault e o Zen: uma Estada em um Templo Zen. In: FOUCAULT, Michel. Ditos e Escritos, volume IX: genealogia da ética, subjetividade e sexualidade. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2014a.
FOUCAULT, Michel. Hermenêutica do Sujeito. In: FOUCAULT, Michel. Ditos e Escritos, volume IX: genealogia da ética, subjetividade e sexualidade. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2014b.
GALLO, Sílvio. Repensar a Educação: Foucault. Educação & Realidade, v. 29, n. 1, 2004. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25420/14746. Acesso em: 22 jun. 2022.
GALLO, Sílvio. Cuidar de si e cuidar do outro: implicações éticas para a educação dos últimos escritos de Foucault. In: GONDRA, José; KOHAN, Walter (Orgs.). Foucault 80 anos. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. p. 177-189.
GALLO, Sílvio. Editorial: O “efeito Foucault” em Educação. Pró-Posições, v. 25, n. 2, p. 15-21, maio/ago. 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pp/a/MCtFSfqBwtSLygWyZyQDV4J/?lang=pt. Acesso em: 22 jun. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-73072014000200001.
GROS, Frédéric. O cuidado de si em Michel Foucault. In: RAGO, Margareth; VEIGA-NETO, Alfredo (Orgs.). Figuras de Foucault. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. p. 127-138.
GROS, Frédéric. Situação do curso. In: FOUCAULT, Michel. A hermenêutica do sujeito: curso dado no Collège de France (1981-1982). Trad.: Márcio Alves da Fonseca e Salma Tannus Muchail. 3 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011. p. 455-493.
MARSHALL, James D. Michel Foucault: pesquisa educacional como problematização. In: PETERS, Michael A.; BESLEY, Tina (Orgs.). Por que Foucault? Novas diretrizes para a pesquisa educacional. Porto Alegre: Artmed, 2008. p. 25-39.
ORTEGA, Francisco. Amizade e estética da existência em Foucault. Rio de Janeiro: Graal, 1999.
VEIGA-NETO, Alfredo. Foucault & Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Anderson Ferrari, Roney Polato de Castro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaração de direitos autorais: Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Educação e Filosofia, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Declaration of Copyright: The works published are the property of their authors, who may make use of them for later publications, always citing the original publication (original title, Educação e Filosofia, volume, issue, pages). The authors of the articles published are fully responsible for them; the journal and/or EDUFU are exempt from legal responsibility for their content.
Déclaration de droit d’auteur: Les œuvres publiées sont la propriété de leurs auteurs, qui peuvent les avoir pour publication ultérieure, à condition que l'édition originale soit mentionnée (titre de l'original, Educação e Filosofia, volume, nombre, pages). Tous les articles de cette revue relèvent de la seule responsabilité de leurs auteurs et aucune responsabilité légale quant à son contenu n'incombe au périodique ou à l’EDUFU.