O Núcleo de Estudos de Filosofias e Infâncias (NEFI): um percurso para pensarmos o campo do ensino de filosofia no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v38a2024-68059

Palavras-chave:

Núcleo de Estudos de Filosofias e Infâncias (NEFI), Infância, Escuta, Pergunta, Metodologia

Resumo

Resumo: O presente texto apresenta o Núcleo de Estudos de Filosofias e Infâncias com seus vinte anos de ensino, pesquisa e extensão dedicados ao ensino de filosofia e uma educação filosófica. O texto tematiza a especificidade e a história do grupo, colocando ênfase em algumas dimensões de sua atuação presente: a) Os colóquios internacionais de filosofia e educação; b) a NEFI edições; c) o Mestrado Profissional em educação filosófica com infâncias; d) os projetos de extensão; e) o periódico childhood & philosophy; f) as experiências de formação. Antes, um breve histórico é oferecido e, depois, uma reflexão sobre a dimensão metodológica do NEFI. Assim, o texto é oferecido como uma oportunidade para pensar o NEFI como um coletivo – possibilidade aberta e em permanente busca de sentidos relativos ao ensino de filosofia ou, para dizê-lo mais amplamente, a uma educação filosófica.

Palavras-chave: Núcleo de Estudos de Filosofias e Infâncias (NEFI); Infância; Escuta; Pergunta; Metodologia  

The Center for the Study of Philosophy and Childhood (NEFI): a path to think about the field of the teaching of philosophy in Brazil

Abstract: The present text presents the Center for the Study of Philosophy and Childhood (NEFI) with its twenty years of teaching, research and extension dedicated to the teaching of philosophy and a philosophical education. The text discusses the specificity and the history of the group, emphasizing some dimensions of its present action: a) the international colloquiums on philosophy and education; b) the NEFI editions; c) the Professional Master in philosophical education with childhoods; d) the extension projects; e) the journal childhood & philosophy; f) the educational (formation) experiences. First, a brief history is offered, and then a reflection on the methodological dimension of the NEFI. Thus, the text is presented as an opportunity to think of the NEFI as a collective – open possibility in permanent search for meaning concerning the teaching of philosophy or, to put it more broadly, a philosophical education.

Keywords: Center for the Study of Philosophy and Childhood (NEFI); Childhood; Listening; Question; Methodology

Núcleo de Estudios de Filosofías e Infancias: una trayectoria para pensar el campo de la enseñanza de la filosofía en Brasil

Resumen: El presente texto presenta el Centro de Estudios de Filosofía e Infancia con sus veinte años de docencia, investigación y extensión dedicados a la enseñanza de la filosofía y a una educación filosófica. El texto discute la especificidad y la historia del grupo, poniendo énfasis en algunas dimensiones de su acción actual: a) los coloquios internacionales de filosofía y educación; b) las ediciones del NEFI; c) el Máster Profesional en educación filosófica con infancias; d) los proyectos de extensión; e) la revista childhood & philosophy; f) las experiencias de formación. Antes, se ofrece una breve historia y, a continuación, una reflexión sobre la dimensión metodológica del NEFI. Así, el texto se ofrece como una oportunidad para pensar el NEFI como un colectivo – posibilidad abierta y en permanente búsqueda de significados relativos a la enseñanza de la filosofía o, para decirlo más ampliamente, a una educación filosófica.

Palabras-clave: Núcleo De Estudios De Filosofías E Infancias (NEFI); Infancia; Escucha; Pregunta; Metodología 

Data de registro: 23/01/2024

Data de aceite: 23/08/2023

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Walter Omar Kohan, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutor em Filosofia pela Univ. Iberoamericana México. Professor Titular na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. E-mail: wokohan@gmail.com. Lattes: http://lattes.cnpq.br/8252328432864159. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2263-9732.

Daniel Gaivota Contage, Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutor em Educação pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). E-mail: danielcontage@yahoo.com.br. Lattes: http://lattes.cnpq.br/2343951752602782. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7900-1732.

Carlineide Justina da Silva Almeida, Educação pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). E-mail: carlaalmeida_rn@hotmail.com. Lattes: http://lattes.cnpq.br/4387534431738613. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5305-895X.

Referências

KOHAN, Walter Omar. O mestre inventor. Relatos de um viajante educador. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

KOHAN, Walter Omar. Viajar para vivir. Ensayar. La vida como escuela de viaje, Buenos Aires: Miño y Dávila, 2015.

KOHAN, Walter Omar. Paulo Freire, mais do que nunca. Uma biografia filosófica. Belo Horizonte: Vestígio, 2019. DOI: https://doi.org/10.2307/j.ctv253f5tq.

KOHAN, Walter Omar. Paulo Freire: um menino de 100 anos. Rio de Janeiro: NEFI, 2021. Disponível em: https://filoeduc.org/nefiedicoes/. Acesso em: 10 ago. 2022.

KOHAN, Walter Omar. Uma viagem de sonhos impossíveis. Belo Horizonte: Autêntica, 2022.

GAIVOTA, Daniel. Poética do deslocamento. Rio de Janeiro: NEFI, 2017.

BERLE, Simone. A infância como caminho de pesquisa. O Núcleo de Estudos de Filosofias e Infâncias (NEFI/PROPEF/UERJ) e a formação filosófica de professoras e professores. Rio de Janeiro: NEFI, 2018.

COUTO, Mia. E se Obama fosse africano? E outras interinvenções. Ensaios. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

FREIRE, Paulo; FAUNDEZ, Antonio. Por uma Pedagogia da Pergunta. 5. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002 [1985].

FREIRE, Paulo. Pedagogia dos sonhos possíveis. São Paulo: UNESP, 2001.

FREIRE, Paulo; HORTON, Myles. O caminho se faz caminhando. Conversas sobre educação e mudança social. Organizado por Brenda Bell, John Gaventa e John Peters. Tradução de Vera Josceline e notas de Ana Maria Araújo Freire. 1ª. reimpressão, Petrópolis, RJ: Vozes, 2018.

INGOLD, Tim. O dédalo e o labirinto: caminhar, imaginar e educar a atenção. In: Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 21, n. 44, p. 21-36, jul./dez. 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-71832015000200002.

LYOTARD, Jean-François. La Posmodernidad (explicada a los niños). trad: Enrique Lynch. Barcelona: Gedisa, 1987.

MASSCHELEIN Jan (2010). E-ducating the gaze: the idea of a poor pedagogy. Ethics and Education, 5 (1), 43-53. DOI: https://doi.org/10.1080/17449641003590621.

MASSCHELEIN, Jan; SIMMONS, Maarten. A pedagogia, a democracia, a escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.

PELANDRÉ, Nilcéa Lemos. Entrevista com Paulo Freire, Eja em debate, Florianópolis, a. 3, n. 4, p. 13-27, jul. 2014.

RANCIÈRE, Jacques. O Mestre Ignorante. Cinco lições sobre a emancipação intelectual. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.

RIO GRANDE DO NORTE, 15ª DIREC. Projeto de alfabetização: Supera RN. Pau dos Ferros, 2022.

TERIGI, F. Lo mismo no es lo común: la escuela común, el curriculum único, el aula estándar, y otros esfuerzos análogos por instituir lo común. In: Graciela Frigerio; Gabriela Diker (Orgs.): Educar: posiciones acerca de lo común. Buenos Aires: Del estante, 2008, p. 209-221.

Downloads

Publicado

2024-09-03

Como Citar

KOHAN, W. O.; CONTAGE, D. G.; ALMEIDA, C. J. da S. O Núcleo de Estudos de Filosofias e Infâncias (NEFI): um percurso para pensarmos o campo do ensino de filosofia no Brasil. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 38, p. 1–26, 2024. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v38a2024-68059. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/68059. Acesso em: 5 out. 2024.

Edição

Seção

Dossiê As pesquisas sobre o Ensino de Filosofia no Brasil: perspectivas históricas sobre o campo