O Núcleo de Estudos de Filosofias e Infâncias (NEFI): um percurso para pensarmos o campo do ensino de filosofia no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v38a2024-68059Palavras-chave:
Núcleo de Estudos de Filosofias e Infâncias (NEFI), Infância, Escuta, Pergunta, MetodologiaResumo
Resumo: O presente texto apresenta o Núcleo de Estudos de Filosofias e Infâncias com seus vinte anos de ensino, pesquisa e extensão dedicados ao ensino de filosofia e uma educação filosófica. O texto tematiza a especificidade e a história do grupo, colocando ênfase em algumas dimensões de sua atuação presente: a) Os colóquios internacionais de filosofia e educação; b) a NEFI edições; c) o Mestrado Profissional em educação filosófica com infâncias; d) os projetos de extensão; e) o periódico childhood & philosophy; f) as experiências de formação. Antes, um breve histórico é oferecido e, depois, uma reflexão sobre a dimensão metodológica do NEFI. Assim, o texto é oferecido como uma oportunidade para pensar o NEFI como um coletivo – possibilidade aberta e em permanente busca de sentidos relativos ao ensino de filosofia ou, para dizê-lo mais amplamente, a uma educação filosófica.
Palavras-chave: Núcleo de Estudos de Filosofias e Infâncias (NEFI); Infância; Escuta; Pergunta; Metodologia.
The Center for the Study of Philosophy and Childhood (NEFI): a path to think about the field of the teaching of philosophy in Brazil
Abstract: The present text presents the Center for the Study of Philosophy and Childhood (NEFI) with its twenty years of teaching, research and extension dedicated to the teaching of philosophy and a philosophical education. The text discusses the specificity and the history of the group, emphasizing some dimensions of its present action: a) the international colloquiums on philosophy and education; b) the NEFI editions; c) the Professional Master in philosophical education with childhoods; d) the extension projects; e) the journal childhood & philosophy; f) the educational (formation) experiences. First, a brief history is offered, and then a reflection on the methodological dimension of the NEFI. Thus, the text is presented as an opportunity to think of the NEFI as a collective – open possibility in permanent search for meaning concerning the teaching of philosophy or, to put it more broadly, a philosophical education.
Keywords: Center for the Study of Philosophy and Childhood (NEFI); Childhood; Listening; Question; Methodology.
Núcleo de Estudios de Filosofías e Infancias: una trayectoria para pensar el campo de la enseñanza de la filosofía en Brasil
Resumen: El presente texto presenta el Centro de Estudios de Filosofía e Infancia con sus veinte años de docencia, investigación y extensión dedicados a la enseñanza de la filosofía y a una educación filosófica. El texto discute la especificidad y la historia del grupo, poniendo énfasis en algunas dimensiones de su acción actual: a) los coloquios internacionales de filosofía y educación; b) las ediciones del NEFI; c) el Máster Profesional en educación filosófica con infancias; d) los proyectos de extensión; e) la revista childhood & philosophy; f) las experiencias de formación. Antes, se ofrece una breve historia y, a continuación, una reflexión sobre la dimensión metodológica del NEFI. Así, el texto se ofrece como una oportunidad para pensar el NEFI como un colectivo – posibilidad abierta y en permanente búsqueda de significados relativos a la enseñanza de la filosofía o, para decirlo más ampliamente, a una educación filosófica.
Palabras clave: Núcleo De Estudios De Filosofías E Infancias (NEFI); Infancia; Escucha; Pregunta; Metodología.
Data de registro: 23/01/2024
Data de aceite: 23/08/2023
Downloads
Referências
BERLE, Simone. A infância como caminho de pesquisa. O Núcleo de Estudos de Filosofias e Infâncias (NEFI/PROPEF/UERJ) e a formação filosófica de professoras e professores. Rio de Janeiro: NEFI, 2018.
COUTO, Mia. E se Obama fosse africano? E outras interinvenções. Ensaios. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
FREIRE, Paulo; FAUNDEZ, Antonio. Por uma Pedagogia da Pergunta. 5. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002 [1985].
FREIRE, Paulo. Pedagogia dos sonhos possíveis. São Paulo: UNESP, 2001.
FREIRE, Paulo; HORTON, Myles. O caminho se faz caminhando. Conversas sobre educação e mudança social. Organizado por Brenda Bell, John Gaventa e John Peters. Tradução de Vera Josceline e notas de Ana Maria Araújo Freire. 1ª. reimpressão, Petrópolis, RJ: Vozes, 2018.
GAIVOTA, Daniel. Poética do deslocamento. Rio de Janeiro: NEFI, 2017.
INGOLD, Tim. O dédalo e o labirinto: caminhar, imaginar e educar a atenção. In: Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 21, n. 44, p. 21-36, jul./dez. 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-71832015000200002.
KOHAN, Walter Omar. O mestre inventor. Relatos de um viajante educador. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
KOHAN, Walter Omar. Viajar para vivir. Ensayar. La vida como escuela de viaje, Buenos Aires: Miño y Dávila, 2015.
KOHAN, Walter Omar. Paulo Freire, mais do que nunca. Uma biografia filosófica. Belo Horizonte: Vestígio, 2019. DOI: https://doi.org/10.2307/j.ctv253f5tq.
KOHAN, Walter Omar. Paulo Freire: um menino de 100 anos. Rio de Janeiro: NEFI, 2021. Disponível em: https://filoeduc.org/nefiedicoes/. Acesso em: 10 ago. 2022.
KOHAN, Walter Omar. Uma viagem de sonhos impossíveis. Belo Horizonte: Autêntica, 2022.
LYOTARD, Jean-François. La Posmodernidad (explicada a los niños). trad: Enrique Lynch. Barcelona: Gedisa, 1987.
MASSCHELEIN, Jan. E-ducating the gaze: the idea of a poor pedagogy. Ethics and Education, v. 5, issue 1, p. 43-53. 2010. DOI: https://doi.org/10.1080/17449641003590621.
MASSCHELEIN, Jan; SIMMONS, Maarten. A pedagogia, a democracia, a escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.
PELANDRÉ, Nilcéa Lemos. Entrevista com Paulo Freire, Eja em debate, Florianópolis, a. 3, n. 4, p. 13-27, jul. 2014.
RANCIÈRE, Jacques. O Mestre Ignorante. Cinco lições sobre a emancipação intelectual. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.
RIO GRANDE DO NORTE, 15ª DIREC. Projeto de alfabetização: Supera RN. Pau dos Ferros, 2022.
TERIGI, F. Lo mismo no es lo común: la escuela común, el curriculum único, el aula estándar, y otros esfuerzos análogos por instituir lo común. In: Graciela Frigerio; Gabriela Diker (Orgs.): Educar: posiciones acerca de lo común. Buenos Aires: Del estante, 2008, p. 209-221.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Walter Omar Kohan, Daniel Gaivota Contage, Carlineide Justina da Silva Almeida

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaração de direitos autorais: Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Educação e Filosofia, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Declaration of Copyright: The works published are the property of their authors, who may make use of them for later publications, always citing the original publication (original title, Educação e Filosofia, volume, issue, pages). The authors of the articles published are fully responsible for them; the journal and/or EDUFU are exempt from legal responsibility for their content.
Déclaration de droit d’auteur: Les œuvres publiées sont la propriété de leurs auteurs, qui peuvent les avoir pour publication ultérieure, à condition que l'édition originale soit mentionnée (titre de l'original, Educação e Filosofia, volume, nombre, pages). Tous les articles de cette revue relèvent de la seule responsabilité de leurs auteurs et aucune responsabilité légale quant à son contenu n'incombe au périodique ou à l’EDUFU.