O Núcleo de Estudos de Filosofias e Infâncias (NEFI): um percurso para pensarmos o campo do ensino de filosofia no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v38a2024-68059

Palavras-chave:

Núcleo de Estudos de Filosofias e Infâncias (NEFI), Infância, Escuta, Pergunta, Metodologia

Resumo

Resumo: O presente texto apresenta o Núcleo de Estudos de Filosofias e Infâncias com seus vinte anos de ensino, pesquisa e extensão dedicados ao ensino de filosofia e uma educação filosófica. O texto tematiza a especificidade e a história do grupo, colocando ênfase em algumas dimensões de sua atuação presente: a) Os colóquios internacionais de filosofia e educação; b) a NEFI edições; c) o Mestrado Profissional em educação filosófica com infâncias; d) os projetos de extensão; e) o periódico childhood & philosophy; f) as experiências de formação. Antes, um breve histórico é oferecido e, depois, uma reflexão sobre a dimensão metodológica do NEFI. Assim, o texto é oferecido como uma oportunidade para pensar o NEFI como um coletivo – possibilidade aberta e em permanente busca de sentidos relativos ao ensino de filosofia ou, para dizê-lo mais amplamente, a uma educação filosófica.

Palavras-chave: Núcleo de Estudos de Filosofias e Infâncias (NEFI); Infância; Escuta; Pergunta; Metodologia.

The Center for the Study of Philosophy and Childhood (NEFI): a path to think about the field of the teaching of philosophy in Brazil

Abstract: The present text presents the Center for the Study of Philosophy and Childhood (NEFI) with its twenty years of teaching, research and extension dedicated to the teaching of philosophy and a philosophical education. The text discusses the specificity and the history of the group, emphasizing some dimensions of its present action: a) the international colloquiums on philosophy and education; b) the NEFI editions; c) the Professional Master in philosophical education with childhoods; d) the extension projects; e) the journal childhood & philosophy; f) the educational (formation) experiences. First, a brief history is offered, and then a reflection on the methodological dimension of the NEFI. Thus, the text is presented as an opportunity to think of the NEFI as a collective – open possibility in permanent search for meaning concerning the teaching of philosophy or, to put it more broadly, a philosophical education.

Keywords: Center for the Study of Philosophy and Childhood (NEFI); Childhood; Listening; Question; Methodology.

Núcleo de Estudios de Filosofías e Infancias: una trayectoria para pensar el campo de la enseñanza de la filosofía en Brasil

Resumen: El presente texto presenta el Centro de Estudios de Filosofía e Infancia con sus veinte años de docencia, investigación y extensión dedicados a la enseñanza de la filosofía y a una educación filosófica. El texto discute la especificidad y la historia del grupo, poniendo énfasis en algunas dimensiones de su acción actual: a) los coloquios internacionales de filosofía y educación; b) las ediciones del NEFI; c) el Máster Profesional en educación filosófica con infancias; d) los proyectos de extensión; e) la revista childhood & philosophy; f) las experiencias de formación. Antes, se ofrece una breve historia y, a continuación, una reflexión sobre la dimensión metodológica del NEFI. Así, el texto se ofrece como una oportunidad para pensar el NEFI como un colectivo – posibilidad abierta y en permanente búsqueda de significados relativos a la enseñanza de la filosofía o, para decirlo más ampliamente, a una educación filosófica.

Palabras clave: Núcleo De Estudios De Filosofías E Infancias (NEFI); Infancia; Escucha; Pregunta; Metodología.

Data de registro: 23/01/2024

Data de aceite: 23/08/2023

Downloads

Biografia do Autor

Referências

BERLE, Simone. A infância como caminho de pesquisa. O Núcleo de Estudos de Filosofias e Infâncias (NEFI/PROPEF/UERJ) e a formação filosófica de professoras e professores. Rio de Janeiro: NEFI, 2018.

COUTO, Mia. E se Obama fosse africano? E outras interinvenções. Ensaios. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

FREIRE, Paulo; FAUNDEZ, Antonio. Por uma Pedagogia da Pergunta. 5. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002 [1985].

FREIRE, Paulo. Pedagogia dos sonhos possíveis. São Paulo: UNESP, 2001.

FREIRE, Paulo; HORTON, Myles. O caminho se faz caminhando. Conversas sobre educação e mudança social. Organizado por Brenda Bell, John Gaventa e John Peters. Tradução de Vera Josceline e notas de Ana Maria Araújo Freire. 1ª. reimpressão, Petrópolis, RJ: Vozes, 2018.

GAIVOTA, Daniel. Poética do deslocamento. Rio de Janeiro: NEFI, 2017.

INGOLD, Tim. O dédalo e o labirinto: caminhar, imaginar e educar a atenção. In: Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 21, n. 44, p. 21-36, jul./dez. 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-71832015000200002.

KOHAN, Walter Omar. O mestre inventor. Relatos de um viajante educador. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

KOHAN, Walter Omar. Viajar para vivir. Ensayar. La vida como escuela de viaje, Buenos Aires: Miño y Dávila, 2015.

KOHAN, Walter Omar. Paulo Freire, mais do que nunca. Uma biografia filosófica. Belo Horizonte: Vestígio, 2019. DOI: https://doi.org/10.2307/j.ctv253f5tq.

KOHAN, Walter Omar. Paulo Freire: um menino de 100 anos. Rio de Janeiro: NEFI, 2021. Disponível em: https://filoeduc.org/nefiedicoes/. Acesso em: 10 ago. 2022.

KOHAN, Walter Omar. Uma viagem de sonhos impossíveis. Belo Horizonte: Autêntica, 2022.

LYOTARD, Jean-François. La Posmodernidad (explicada a los niños). trad: Enrique Lynch. Barcelona: Gedisa, 1987.

MASSCHELEIN, Jan. E-ducating the gaze: the idea of a poor pedagogy. Ethics and Education, v. 5, issue 1, p. 43-53. 2010. DOI: https://doi.org/10.1080/17449641003590621.

MASSCHELEIN, Jan; SIMMONS, Maarten. A pedagogia, a democracia, a escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.

PELANDRÉ, Nilcéa Lemos. Entrevista com Paulo Freire, Eja em debate, Florianópolis, a. 3, n. 4, p. 13-27, jul. 2014.

RANCIÈRE, Jacques. O Mestre Ignorante. Cinco lições sobre a emancipação intelectual. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.

RIO GRANDE DO NORTE, 15ª DIREC. Projeto de alfabetização: Supera RN. Pau dos Ferros, 2022.

TERIGI, F. Lo mismo no es lo común: la escuela común, el curriculum único, el aula estándar, y otros esfuerzos análogos por instituir lo común. In: Graciela Frigerio; Gabriela Diker (Orgs.): Educar: posiciones acerca de lo común. Buenos Aires: Del estante, 2008, p. 209-221.

Downloads

Publicado

2024-09-03

Edição

Seção

Dossiê As pesquisas sobre o Ensino de Filosofia no Brasil: perspectivas históricas sobre o campo

Como Citar

O Núcleo de Estudos de Filosofias e Infâncias (NEFI): um percurso para pensarmos o campo do ensino de filosofia no Brasil. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 38, p. 1–26, 2024. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v38a2024-68059. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/68059. Acesso em: 11 jun. 2025.