O movimento pela volta da Filosofia ao ensino médio no contexto pós-1964: o primeiro Encontro Nacional de Departamentos de Filosofia e o Documento de Brasília
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v38a2024-68056Palavras-chave:
Ensino de Filosofia, Documento do Rio de Janeiro, Documento de Brasília, Filosofia no ensino médioResumo
Resumo: A reforma na educação básica promovida Lei 5.692/1971, no contexto do regime militar pós-1964, teve como uma de suas consequências a exclusão da Filosofia do ensino médio. Em resposta, educadores, estudantes e entidades ligadas a essa área de conhecimento iniciaram um amplo movimento pela volta da disciplina às escolas. No centro desse movimento estavam os Departamentos de Filosofia de algumas das principais universidades do país, os quais promoveram encontros nacionais para debater e planejar ações voltadas a esse objetivo. O presente artigo pretende discutir brevemente as considerações do I Encontro Nacional de Departamentos de Filosofia, realizado em 1981, no Rio de Janeiro, do qual resultaram o Documento do Rio de Janeiro e, mais tarde, o Documento de Brasília, ambos com grande repercussão na imprensa. O texto é parte da dissertação de mestrado do autor, defendida em 1991, aqui atualizado e adaptado para fins de publicação. Espera-se que a retomada daquelas discussões auxilie professores e estudantes de filosofia a enfrentar os desafios com que se deparam contemporaneamente.
Palavras-chave: Ensino de Filosofia; Documento do Rio de Janeiro; Documento de Brasília; Filosofia no ensino médio.
The movement for the return of Philosophy to secondary education in the post-1964 context: the first National Meeting of Philosophy Departments and the Brasília Document
Abstract: The reform in basic education promoted by Law 5.692/1971, in the context of the post-1964 military regime, had as one of its consequences the exclusion of Philosophy from secondary education. In response, educators, students and entities connected to this area of knowledge started a broad movement for the return of the subject to the schools. At the centre of this movement were the Philosophy Departments of some of the main universities, which promoted national meetings to discuss and plan actions aimed at this goal. The present article intends to briefly discuss the considerations of the 1st National Meeting of Philosophy Departments, held in 1981 in Rio de Janeiro, which resulted in the Rio de Janeiro Document and, later, the Brasilia Document, both of which had great echoes in the press. The text is part of the author's Master's dissertation, defended in 1991, here updated and adapted for publication purposes. It is hoped that the resumption of those discussions will help teachers and students of philosophy to deal with the challenges they face contemporarily.
Key-words: Teaching of Philosophy; Rio de Janeiro Document; Brasilia Document; Philosophy in secondary education.
Il movimento per il ritorno della filosofia nell'istruzione secondaria nel contesto post-1964: il primo Incontro Nazionale dei Dipartimenti di Filosofia e il Documento di Brasília
Astratto: La riforma dell’istruzione promossa dalla legge 5.692/1971, nel contesto del regime militare post-1964, ha avuto tra le sue conseguenze l’esclusione della filosofia dalle scuole secondarie. In risposta, educatori, studenti e associazioni legate a quest’area del sapere hanno dato vita a un ampio movimento per il ritorno della disciplina nelle scuole. Al centro di questo movimento c’erano i Dipartimenti di Filosofia di alcune delle principali università del Paese, che hanno promosso incontri nazionali per discutere e organizzare azioni in tal senso. Il presente articolo intende discutere brevemente le considerazioni del 1° Incontro Nazionale dei Dipartimenti di Filosofia, tenutosi nel 1981 a Rio de Janeiro, che ha prodotto il Documento di Rio de Janeiro e, successivamente, il Documento di Brasília, entrambi di grande impatto sulla stampa. Il testo fa parte della tesi di Master dell’autore, presentata nel 1991, qui aggiornata e adattata ai fini della pubblicazione. Si spera che la ripresa di queste discussioni aiuti i professori e gli studenti di filosofia ad affrontare le sfide che si pongono al giorno d’oggi.
Parole chiave: Insegnamento della filosofia; Documento di Rio de Janeiro; Documento di Brasilia; Filosofia nell'istruzione secondaria.
Data de registro: 23/01/2023
Data de aceite: 23/08/2023
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