O NESEF como intelectual orgânico-coletivo: dos pés à cabeça e da cabeça aos pés

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v38a2024-68052

Palavras-chave:

NESEF, Intelectual Orgânico, Educação Filosófica

Resumo

Resumo: O presente artigo visa apresentar, sistematizar e analisar, à luz da teoria social crítica, as ações desenvolvidas pelo NESEF (Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre o Ensino de Filosofia) ao longo de duas décadas de existência na Universidade Federal do Paraná - UFPR. Procura situar e referenciar as diferentes atividades desenvolvidas coletivamente no campo da pesquisa e da extensão. Parte do entendimento que a Filosofia só é Filosofia à medida que ela se nega e, por conseguinte, se realiza; e ela só se realiza na prática social, cultural e política na e através da ação coletiva. Pretende mostrar o conjunto de ações desenvolvidas (em rede) pelo NESEF que, com o passar do tempo, assume a condição de “intelectual orgânico-coletivo”. Por se tratar de uma descrição de atividades estreitamente ligadas à atuação do autor, o texto revelará sua trajetória profissional entrelaçada ao seu “jeito de caminhar” diante dos embates teórico-práticos do campo acadêmico formando, assim, um contínuo movimento de ondas tensas (laços e nós) que encontraram na ação conjunta – na práxis coletiva – um terreno fértil.

Palavras-chave: NESEF; Intelectual Orgânico; Educação Filosófica.

The NESEF as an organic-collective intellectual: from head to toe

Abstract: This article aims to present, systematize and analyze, in the light of critical social theory, the actions developed by NESEF (Center for Studies and Research on Philosophy Teaching) over two decades at the Federal University of Paraná – UFPR. It seeks to point out and reference the different activities developed collectively in the field of research and extension. It is considered that Philosophy is Philosophy only insofar as it negates itself and, consequently, realizes itself; and it is only realized in social, cultural and political practice in and through collective action. It is intended to show the set of actions developed (in a network) by the NESEF which, over time, assumes the condition of “organic-collective intellectual”. As it is a description of activities closely linked to the author's work, the text reveals his professional trajectory intertwined with his "way of walking" in the face of theoretical-practical clashes in the academic field, thus forming a continuous movement of tense waves (ties and knots) that found fertile ground in joint action – in collective praxis.

Keywords: NESEF; Organic Intellectual; Philosophical Education.

Le NESEF comme intellectuel organique-collectif : de la tête aux pieds

Résumé: Cet article vise à présenter, systématiser et analyser, à la lumière de la théorie sociale critique, les actions développées par le NESEF (Centre d'Études et de Recherche sur l'Enseignement de la Philosophie) pendant deux décennies à l'Université Fédérale du Paraná – UFPR. Il cherche à situer et référencer les différentes activités développées collectivement dans le domaine de la recherche et de l'extension. Il est entendu que la Philosophie n'est la Philosophie qu'en tant qu'elle se nie elle-même et, par conséquent, se réalise; et elle ne se réalise que dans la pratique sociale, culturelle et politique dans et par l'action collective. Il vise à montrer l'ensemble des actions développées (en réseau) par la NESEF qui, au fil du temps, assume la condition d'« intellectuel organique-collectif ». Comme il s'agit d'une description d'activités étroitement liées au cours de travail de l'auteur, le texte révèle sa trajectoire professionnelle entrelacé à sa "façon de marcher" face aux affrontements théoriques-pratiques du champ académique, formant ainsi un mouvement continu d'ondes tendues (liens et nœuds) qui ont trouvé un terreau fertile dans l'action commune – c'est à dire, dans la praxis collective.

Mots-clés: NESEF; Intellectuel Organique; Éducation Philosophique.

Data de registro: 23/01/2023

Data de aceite: 18/10/2023

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geraldo Balduino Horn, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professor em Universidade Federal do Paraná (UFPR). E-mail: gbalduino.ufpr@gmail.com. Lattes: http://lattes.cnpq.br/0374854245866516. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1056-4822.

Referências

ARANTES, Paulo Eduardo. Um departamento francês de Ultramar: estudos sobre a formação da cultura filosófica uspiana. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994.

BETTO, Frei. Paulo Freire: a leitura de mundo. Disponível em: https://olma.org.br/2019/05/07/paulo-freire-a-leitura-do-mundo/OLMA. Acesso em: 13 abr. 2021.

DURIGUETTO, Maria Lúcia. A questão dos intelectuais em Gramsci. Serv. Soc. Soc., São Paulo, n. 118, p. 265-293, abr./jun. 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-66282014000200004.

GRAMSCI, Antonio. Os intelectuais e a organização da Cultura. São Paulo: Círculo do Livro, [s.d.].

HELLER, Agnes. A Filosofia Radical. Trad. Carlos Nelson Coutinho. São Paulo: Brasiliense, 1983.

HELLER, Agnes. O Cotidiano e a História. Trad. Carlos Nelson Coutinho e Leandro Konder. 7. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2004.

LEFEBVRE, Henri. Metafilosofia. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1967.

MACHADO, Antônio. Poema XXIX de Provérbios y Cantares. Disponível em: https://poesiaspreferidas.wordpress.com/2013/09/17/caminhante-antonio-machado/. Acesso em: 19 abr. 2021.

MARX, Karl. O método da economia política. In: FERNANDES, Florestan (Org.). Marx/Engels. São Paulo: Ática, 1983.

PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores – unidade teoria e prática. São Paulo: Cortez, 2012.

REINA, Alessandro. O cinema novo como fator de educação filosófica por intermédio da prática cineclubista. Texto de qualificação. Curitiba: PPGE, 2021.

REVISTA do Nesef: Filosofia e Ensino. Organizar, ocupar e resistir!, Curitiba, UFPR, v. 5, n. 1, 2016. Informativo do Nesef.

RIBEIRO, Darcy. A Universidade Necessária. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1969.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. Apresentação do Projeto Pedagógico Rumo Educação Popular. Curitiba: Nesef, 2019. (Pasta de Arquivos).

VÁZQUEZ, Adolfo Sánchez. Filosofia da práxis. 4. ed. Trad. Luiz Fernando Cardoso. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990.

Downloads

Publicado

2024-09-03

Como Citar

HORN, G. B. O NESEF como intelectual orgânico-coletivo: dos pés à cabeça e da cabeça aos pés. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 38, p. 1–58, 2024. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v38a2024-68052. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/68052. Acesso em: 30 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê As pesquisas sobre o Ensino de Filosofia no Brasil: perspectivas históricas sobre o campo