Um Bildungsroman fora do cânone? Rahel Varnhagen, A Vida De Uma Judia Alemã Na Época Do Romantismo, de Hannah Arendt

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v38a2024-67980

Palavras-chave:

Hannah Arendt, Bildungsroman, Educação, Estética

Resumo

Resumo: A principal biógrafa de Hannah Arendt, Elisabeth Young-Bruehl indaga se a obra de Arendt a respeito de Rahel Varnhagen não seria um tipo sui generis de Bildungsroman. Nossa proposta é investigar o livro de Arendt sob este questionamento: há elementos formativos neste trabalho de Arendt? Para enfrentar tal tema, nos propomos a discutir a relação entre o contexto histórico de Rahel, associado às suas experiências individuais segundo a leitura da própria Arendt. Nossa hipótese é que esta hibridez presente no texto de Arendt, ou seja, as instituições culturais em conflito com o sofrimento de Rahel, constituem sua própria formação. Neste sentido, a obra poderia ser lida como um Bildungsroman, ainda que a intenção de Arendt não fosse essa ao escrevê-la.

Palavras-chave: Hannah Arendt; Romance de Formação; Educação; Estética

A Bildungsroman outside the canon? Rahel Varnhagen, The Life Of Jewess Woman, by Hannah Arendt

Abstract: The main biographer of Hannah Arendt, Elisabeth Young-Bruehl, wonders if the work from Arendt about Rahel Varnhagen would not be a sui generis type of Bildungsroman. This article proposes to investigate the book of Arendt under this question: are there, in fact, formative elements in the work Rahel Varnhagen: the life of a Jewish woman? To this end, we propose to discuss the relationship between historical context of Rahel associated with her individual experiences according to Arendt. Our hypothesis is that this hybridity present in this text from Arendt, that is, the cultural institutions in conflict with the suffering of Rahel, constitute her own formation. In this sense, the work could be read as a Bildungsroman, even though this was not the first intention for Hannah Arendt.

Keywords: Hannah Arendt; Bildungsroman; Education; Aesthetics

Ein Bildungsroman außerhalb des kanons? Rahel Varnhagen, Lebensgeschichte Einer Deutschen Jüdin Aus Der Romantik, von Hannah Arendt

Zusamennfassung: Die Hauptbiografin von Hannah Arendt, Elisabeth Young-Bruehl, fragt sich, ob das Buch von Arendt über Rahel Varnhagen nicht eine Art Bildungsroman sui generis sei. In diesem Artikel soll das Buch von Arendt über Rahel auf diese Frage hin untersucht werden: Gibt es tatsächlich prägende Elemente in Rahel Varnhagen, Lebensgeschichte einer Deutschen Jüdin aus der Romantik? Zu diesem Zweck schlagen wir vor, die Beziehung zwischen dem historischen Kontext von Rahel und ihren individuellen Erfahrungen nach Arendt zu diskutieren. Unsere Hypothese ist, dass diese Hybridität in diesem Text von Arendt, das heißt, die kulturellen Institutionen im Konflikt mit dem Leiden von Rahel ihre eigene Bildung. In diesem Sinne könnte das Werk als Bildungsroman gelesen werden, auch wenn dies nicht die erste Absicht von Hannah Arendt war.

Mots-clés: Hannah Arendt; Bildungsroman; Erziehung; Ästhetik

 

Data de registro: 16/01/2023

Data de aceite: 18/10/2023

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Biografia do Autor

Daiane Eccel, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutora em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora de Filosofia da Educação na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). E-mail: daianeeccel@hotmail.com. Lattes: http://lattes.cnpq.br/4951125331526258. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3408-0622.

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Publicado

2024-07-19

Como Citar

ECCEL, D. Um Bildungsroman fora do cânone? Rahel Varnhagen, A Vida De Uma Judia Alemã Na Época Do Romantismo, de Hannah Arendt. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 38, p. 1–25, 2024. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v38a2024-67980. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/67980. Acesso em: 8 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos